[FIX] Código de erro de restauração do sistema ‘STATUS_WAIT_2’



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O ' STATUS_WAIT_2 ‘Erro aparece quando alguns usuários do Windows tentam criar um backup da imagem do sistema usando a restauração do sistema. Em alguns casos, esse erro é acompanhado pelo código de erro 0x80070002. Foi relatado que esse problema ocorre no Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10.



Restauração do sistema STATUS_WAIT_2 Erro



Acontece que existem várias causas diferentes que podem acabar desencadeando o STATUS_WAIT_2 Erro :



  • Corrupção de arquivos de nível inferior - A corrupção que afeta o utilitário Restauração do sistema é de longe a causa mais comum que gera esse código de erro. Alguns usuários que estavam lidando anteriormente com esse problema relataram que finalmente conseguiram corrigir o problema usando alguns utilitários integrados (DISM e SFC) para limpar as inconsistências e permitir a conclusão do procedimento de backup.
  • Inconsistência na restauração do sistema - Lembre-se de que a Restauração do sistema não está mais sendo mantida ou desenvolvida para o Windows 10 e a Microsoft provavelmente não apresentará esse utilitário em lançamentos futuros simplesmente porque a concorrência tem produtos melhores. Por causa disso, a maneira mais simples e eficiente de contornar esse código de erro é migrar para um utilitário de backup de terceiros.
  • Falha do Windows 10 - Acontece que você também pode ver esse erro devido a uma falha estranha do Windows 10 que acaba criando uma conta de convidado persistente (DefaultUser0) que o utilitário de backup acaba usando em vez da ativa (aquela com acesso de administrador). Nesse caso, você precisa excluir esta conta de convidado completamente no Modo de segurança antes de repetir o procedimento.
  • OS Corruption - Em certas circunstâncias, você verá esta mensagem de erro devido a um sério problema de corrupção do sistema operacional que não será capaz de corrigir com os utilitários fornecidos. Nesse caso, a única maneira de avançar é reiniciar todos os componentes do Windows com procedimentos como instalação limpa ou instalação de reparo.

Execução de varreduras SFC e DISM

Se você tentou repetir a operação várias vezes e todas as tentativas falharam com o mesmo STATUS_WAIT_2 Erro , é bem possível que você esteja realmente lidando com algum tipo de corrupção de arquivo do sistema. Felizmente, existem alguns utilitários que todas as versões do Windows vêm agrupadas por padrão e que devem permitir que você corrija esse problema.

SFC (Verificador de arquivos do sistema) e DISM (Gerenciamento e manutenção de imagens de implantação) são dois utilitários sólidos que irão consertar a maioria das instâncias de corrupção de nível baixo e médio. Alguns usuários que estavam lutando anteriormente com essa mensagem de erro confirmaram que o erro STATUS_WAIT_2 foi corrigido depois que executaram as duas verificações em rápida sucessão.

Se você quiser repetir este processo, comece com um varredura SFC simples - Cada dependência desta ferramenta é armazenada localmente para que você possa executá-la sem uma conexão com a internet. Mas tome cuidado, pois depois de iniciá-lo, interromper o utilitário forçosamente (fechando a janela CMD) pode produzir erros lógicos adicionais.



Executando SFC

Assim que a verificação SFC for concluída, reinicie o computador e aguarde a próxima inicialização ser concluída.

Depois que a próxima sequência de inicialização for concluída, vá em frente e iniciar uma varredura DISM .

Nota: Lembre-se de que essa operação exigirá uma conexão estável com a Internet - o DISM usa um subcomponente do Windows Update para baixar cópias íntegras dos arquivos afetados pela corrupção de arquivos do sistema.

Assim que a verificação DISM for concluída, reinicie o sistema final e repita a ação que estava acionando o ‘STATUS_WAIT_2 ‘Erro assim que a próxima inicialização for concluída.

Caso o mesmo problema ainda esteja ativo, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Usando um equivalente de backup de terceiros

Se o método acima não foi eficaz para você e você não quer fazer nada muito radical, como redefinir os componentes do Windows, certamente existem algumas alternativas de terceiros que você pode considerar.

Lembre-se de que a Restauração do Sistema, o Histórico do Arquivo, a Imagem do Sistema e o Backup são utilitários que a Microsoft não está mantendo e desenvolvendo ativamente no Windows 10. É inteiramente possível que versões futuras do Windows não incluam mais a Restauração do Sistema, pois equivalentes de terceiros são muito melhores do que a solução embutida.

Se você está procurando um terceiro programa capaz de fazer a mesma coisa que a restauração do sistema, considere uma destas alternativas gratuitas:

  • Macrium Reflect
  • Acronis True Image
  • Clonezilla
  • Assistente de partição MiniTool
  • Backup Solarwinds

Nota: Todas as opções apresentadas acima são gratuitas ou incluem uma versão de teste.

Caso você não queira usar uma solução de terceiros para criar um backup de sua versão do Windows, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Excluindo a conta DefaultUser0 (se aplicável)

Se você está vendo esse problema em um computador com Windows 10, é provável que o processo de backup falhe devido a um bug conhecido que acaba criando uma conta fantasma (defaultuser0) que o Windows continua tentando obter mesmo que não mais existe. Isso é ainda mais provável se os registros do erro revelarem uma referência como esta:

O backup encontrou um problema ao fazer backup do arquivo C:  Usuários  defaultuser0 Contatos. Erro STATUS_WAIT_2

Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de corrigir o problema completamente seguindo um conjunto de instruções que o guiarão através do processo de remoção do DefaultUser0 conta. Aqui está o que você precisa fazer:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Msconfig’ dentro de Corre caixa e pressione Entrar para abrir o Opções de inicialização tela.

    Abrindo a configuração do sistema

  2. Assim que estiver dentro do Opções de inicialização tela, selecione o Bota guia e marque a caixa associada a Inicialização segura (debaixo Opções de inicialização ) Em seguida, defina a chave associada para mínimo e clique Aplique para salvar as alterações.

    Salvando as alterações

  3. Reinicie o seu computador e espere até que o seu sistema operacional reinicie em Modo de segurança .
  4. Assim que o computador inicializar novamente, pressione Tecla Windows + R para abrir outro Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite 'ao controle' na caixa de texto e pressione Entrar para abrir o Painel de controle clássico interface.

    Acessando a interface do Painel de Controle Clássico

  5. Quando você estiver dentro da interface do painel de controle clássico, use a função de pesquisa no canto superior direito para pesquisar por ‘ contas de usuário ‘E pressione Entrar para ver os resultados.
  6. Na lista de resultados, clique em Remover contas de usuário (debaixo Contas de usuário )

    Acessando o menu Contas de usuário na interface clássica do Painel de controle

  7. Se você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) prompt, clique sim para conceder privilégios administrativos.
  8. Assim que estiver dentro do Gerenciar contas janela, clique no DefaultUser0 conta para selecioná-la e, em seguida, clique em Exclua a conta no próximo menu.

    Excluindo a conta DefaultUser0

  9. Quando perguntado se deseja manter ou excluir os arquivos pertencentes ao DefaultUser0, Clique em Deletar arquivos .
  10. No prompt de confirmação final, clique em Deletar conta para confirmar a operação.
  11. Em seguida, abra o File Explorer ( Meu Computador ) e navegue para C: Usuários para ver se o DefaultUser0 pasta ainda está lá. Se estiver, clique com o botão direito e escolha Excluir para se livrar dele.

    Excluindo a pasta DefaultUser0

    Nota: Se você for solicitado a conceder acesso de administrador, clique em sim no prompt de controle de conta de usuário.

  12. Depois que essa pasta for excluída, feche o Explorador de arquivos (meu computador) janela e abra outra Caixa de execução (tecla Windows + R) . Dentro de Corre caixa de diálogo, digite ‘Regedit’ e pressione Entrar para abrir o Editor do Registro. No UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder acesso de administrador.
  13. Assim que estiver dentro do Editor de registro, use a seção à esquerda para navegar até o seguinte local:
    Computer  HKEY_LOCAL_MACHINE  SOFTWARE  Microsoft  Windows NT  CurrentVersion  ProfileList

    Nota: Você pode navegar até lá manualmente ou colar o local diretamente na barra de navegação para chegar lá instantaneamente.

  14. Quando você chegar ao local correto, selecione a subchave que começa com S-1-5-21 e então vá para o painel direito.

    Selecionando a subchave correta da chave ProfileList

  15. Depois de selecionar a subchave correta, vá para a seção do lado direito e clique duas vezes em ProfileImagepath. Se esse caminho aponta para C: Users DefaultUser0 , altere-o para apontar para o perfil principal que você está usando.

    Modificando a localização de ProfileImagePath

  16. Feche o Editor do Registro, reinicie o computador e tente criar um backup novamente com a Restauração do Sistema e veja se o problema foi corrigido.

Caso você ainda esteja encontrando o mesmo ‘STATUS_WAIT_2 ‘Erro, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Reinicializando todos os componentes do Windows

Se nenhuma das correções acima funcionou para você, é provável que você esteja lidando com algum tipo de corrupção de arquivo de sistema grave que não será capaz de corrigir convencionalmente. Se esse cenário for aplicável, você deve simplesmente reiniciar e redefinir todos os componentes relevantes do Windows que podem acabar afetando o componente Restauração do sistema.

Você pode fazer isso limpando completamente a unidade do sistema operacional ou direcionando SOMENTE os arquivos pertencentes ao seu sistema operacional:

  • Instalação limpa - Esta é a operação mais fácil das duas, pois você pode fazer isso diretamente dos menus de sua versão do Windows e não requer o uso de uma mídia de instalação compatível. No entanto, isso só é recomendado se você realmente não se importar com o que acontece com os dados pessoais que está armazenando na unidade.
  • Reparar instalação - Esta operação também é conhecida como reparo no local e é a abordagem recomendada se a unidade do sistema operacional (C: ) atualmente armazena dados que você não pode perder. Mas tenha em mente que você precisa usar uma mídia de instalação compatível para fazer isso. No entanto, a principal vantagem desse método é que todos os seus aplicativos, jogos, preferências do usuário e mídia pessoal permanecerão intactos.
Tag restauração do sistema 5 minutos lidos