Diferença: FAT32 vs NTFS vs ExFAT



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

FAT32, ExFAT e NTFS - os três sistemas de arquivos mais comumente usados ​​em todos os sistemas operacionais de computador existentes. FAT32 é o mais antigo do grupo, e ExFAT é o mais novo, mas não é assim que esses sistemas de arquivos são classificados em termos de desempenho. Se você deseja falar sobre estatísticas e especificações, a seguir está uma visão geral concisa das especificações dos três sistemas de arquivos:



Tamanho máximo do volume: 32 GB / 2 TB em FAT32, 128 PB em ExFAT e 232 clusters em NTFS
Número máximo de arquivos em um volume: 4194304 em FAT32, quase infinito em ExFAT e 4.294.967.295 em NTFS
Tamanho máximo de um arquivo: 4 GB em FAT32, 16 EB em ExFAT e 16 Terabytes em NTFS
Segurança integrada: Ausente no FAT32, mínimo no ExFAT e presente no NTFS
Probabilidade de recuperação de dados perdidos: Não existente em FAT32, baixo em ExFAT e alto em NTFS



comparação1



comparação2

A seguir está um resumo do desempenho de cada um desses três sistemas de arquivos, levando em consideração os números, as estatísticas e os resultados dos testes:

FAT32: Melhor desempenho em pequenos volumes de armazenamento.
ExFAT: Melhor desempenho em volumes de armazenamento pequenos e grandes, mas baixo desempenho em volumes de armazenamento com grandes quantidades de arquivos e dados.
NTFS: Melhor desempenho em volumes de armazenamento de todos os tamanhos com qualquer quantidade de arquivos e dados. Aprofundando-se nessa luta dos três sistemas de arquivos mais comumente usados ​​nos dias de hoje e na época, abaixo está uma descrição detalhada e uma comparação entre esses três sistemas de arquivos, juntamente com listas de dispositivos de armazenamento em que cada um desses sistemas de arquivos deve ser usado.



FAT32

O FAT32 é o sistema de arquivos mais antigo dos três sistemas de arquivos com os quais os computadores de hoje são compatíveis. As raízes do FAT32 remontam aos dias do MS DOS mundial, pois o FAT32 é basicamente uma versão (altamente) aprimorada do sistema de arquivos FAT que era usado no MD DOS. Infelizmente, o motivo pelo qual o FAT32 continua a se tornar cada vez mais obsoleto é porque ele é um sistema de arquivos de 32 bits e, como é o caso, não pode armazenar nenhum arquivo que exceda 4 gigabytes.

O FAT32 foi inicialmente projetado para ser usado em unidades flash USB e ainda continua sendo o sistema de arquivos mais usado em USBs. Se você está se perguntando por que o mundo ainda não passou a usar o sistema de arquivos ExFAT muito melhor em USBs, é porque nem todos os dispositivos aos quais uma unidade flash USB pode ser conectada ainda não se tornaram compatíveis com ExFAT. Mesmo que o FAT32 seja um sistema de arquivos bastante desenvolvido, se você leu ou gravou arquivos em qualquer unidade flash USB nos últimos 5 anos ou mais, você saberá que embora não seja tão bom quanto seus concorrentes, não é incrivelmente lento ou. Se você só vai lidar com uma quantidade relativamente pequena de arquivos (nenhum dos quais excede 4 Gigabytes de tamanho) em um USB, o sistema de arquivos FAT32 fará um bom trabalho, e é por isso que as pessoas ainda o usam e não estão pressionando por compatibilidade ExFAT generalizada de forma muito agressiva.

Dispositivos de armazenamento que devem usar FAT32:

Pen drives USB

NTFS

NTFS é o sistema de arquivos mais popular e mais amplamente usado dos três sistemas de arquivos que são relevantes hoje. O NTFS foi introduzido pela Microsoft com o sistema operacional Windows NT e continuou a ser o sistema de arquivos residente em todas as versões do sistema operacional Windows lançadas desde então. Por razões que serão descritas a seguir, o sistema de arquivos NTFS é considerado superior a todas as versões dos sistemas de arquivos HPFS e FAT, embora o sistema de arquivos ExFAT razoavelmente novo dê ao NTFS uma vantagem em áreas específicas.

O NTFS usa um esquema de diretório b-tree para controlar os clusters de arquivos, e as informações pertencentes a clusters de um arquivo específico são armazenadas com cada um de seus clusters em vez de uma tabela governante (como em FAT32 e ExFAT), tornando a localização e recuperação de dados significativamente mais rápida. O sistema de arquivos NTFS foi basicamente projetado para ser usado em HDDs, e como as pessoas são conhecidas por armazenar arquivos extremamente grandes em HDDs, os dispositivos de armazenamento NTFS não apenas funcionam, mas também prosperam quando preenchidos com um grande número de arquivos e uma enorme quantidade de dados .

Os recursos de cache do sistema de arquivos do NTFS são bastante superiores em comparação com a concorrência e o fato de que ele cria metadados para cada arquivo permite que ele acesse os dados armazenados quase instantaneamente. Além disso, ainda por cima, ao contrário do FAT32 e do ExFAT, o NTFS vem com compactação de arquivo embutida. Também deve ser observado que se você está planejando instalar um sistema operacional Windows em um HDD ou SSD, ele DEVE usar o sistema de arquivos NTFS, pois o Windows não pode ser instalado em uma unidade que usa qualquer outro sistema de arquivos.

O NTFS foi construído para suportar o máximo de calor que você pode lançar sobre ele, razão pela qual ele usa a maioria de seus recursos e tem o melhor desempenho quando é colocado para funcionar em uma unidade de armazenamento que tem um grande número de arquivos e pastas e um muitos dados para o sistema de arquivos classificar e gerenciar. Além disso, no caso de ocorrer um desligamento abrupto durante a leitura ou gravação de uma unidade NTFS, há uma boa chance de que poucos ou nenhum dos seus dados sejam perdidos.

Dispositivos de armazenamento que devem usar NTFS:

Qualquer dispositivo / unidade de armazenamento em que você planeja instalar uma versão do sistema operacional Windows em unidades de disco rígido (HDDs) - SSDs internos e externos nos quais você planeja armazenar uma grande quantidade de arquivos de médio-grande porte (basicamente SSDs que excedem 1 Terabyte em capacidade máxima)

ExFAT

ExFAT é o sistema de arquivos que a Microsoft projetou para (presumivelmente) preencher a lacuna enorme entre o FAT32 e o NTFS. Embora o ExFAT seja uma tremenda melhoria em relação ao FAT32, ele perde vergonhosamente para o NTFS em áreas como desempenho médio normalizado (que é basicamente tudo o que conta), gravando um grande número de pequenos arquivos, lendo um grande número de pequenos arquivos, operações de pesquisa de arquivos duplicados e operações de exclusão de arquivo. No entanto, o ExFAT consegue igualar (e, por uma pequena margem, até mesmo superar) NTFS em áreas selecionadas, como ao gravar arquivos de tamanho médio, ler arquivos de tamanho médio e gravar um pequeno número de arquivos grandes, entre alguns de outros.

O sistema de arquivos ExFAT é significativamente mais frágil em comparação com o NTFS, aumentando as chances de você perder seus dados no caso de um desligamento repentino do sistema durante uma operação de leitura ou gravação. As unidades ExFAT também ficam mais lentas à medida que mais dados são instalados nelas, pois começa a demorar mais para localizar e acessar os dados que você está procurando. No entanto, pelo lado bom, o ExFAT é excelente em termos de compatibilidade, pois embora o Windows não possa ser instalado em um dispositivo de armazenamento ExFAT, quase todos os sistemas operacionais de computador - incluindo Windows e OS X - podem ler e gravar em um armazenamento ExFAT dispositivo.

O sistema de arquivos ExFAT é projetado principalmente para discos rígidos externos e, mais importante, é altamente otimizado para dispositivos de armazenamento flash, como unidades de estado sólido (SSDs) e unidades flash USB. O ExFAT é um sistema de arquivos de 64 bits - ao contrário do FAT32, seu predecessor de 32 bits - o que significa que ele é capaz de armazenar arquivos com mais de 4 Gigabytes. Levando tudo em consideração, o ExFAT é ideal para armazenamento de arquivos em unidades externas e dispositivos de armazenamento flash e será mais adequado para você se trabalhar com milhares de arquivos, independentemente de serem pequenos ou grandes. No entanto, lembre-se de que quanto mais dados você armazenar em um dispositivo de armazenamento ExFAT, mais lento ele se tornará ao realizar as operações de leitura, gravação e exclusão.

Dispositivos de armazenamento que devem usar ExFAT:

Unidades flash USB nas quais você deseja armazenar arquivos que, individualmente, sejam SSDs maiores que 4 Gigabytes, nos quais você não planeja armazenar uma quantidade INSANAMENTE grande de dados (basicamente SSDs com capacidade máxima inferior a 1 Terabyte). HDDs externos nos quais você não armazenará muitos dados, mas usará em mais de um tipo de sistema operacional.

Tag exfat 6 minutos lidos