Tipos de pasta térmica: isso importa?

Periféricos / Tipos de pasta térmica: isso importa? 5 minutos lidos

Se você estiver construindo um novo PC para jogos, encontrará algo chamado pasta térmica. Talvez este seja o componente mais barato que você pode comprar para o seu novo PC. No entanto, a parte importante que você deve saber é que mesmo esse componente barato tem um grande impacto no seu PC. Embora o impacto possa não se basear inteiramente no desempenho, ele pode ajudar seu processador a ter uma vida útil mais longa.



Imagem How-FixIT

Se você ainda não adivinhou, estamos falando de pasta térmica. Desde que existem opções de terceiros disponíveis, elas têm sido essenciais para uma boa experiência de construção de PCs e, embora a maioria dos coolers de CPU venha com opções pré-instaladas, eles geralmente não são considerados bons o suficiente e são removidos imediatamente.



As pastas térmicas de terceiros são o caminho a seguir de acordo com os entusiastas dos desenvolvedores de PCs e nós concordamos com eles. No entanto, com tantos tipos de pastas térmicas disponíveis no mercado, pode se tornar uma tarefa confusa para quem está montando seu primeiro PC.



Bem, hoje vamos explorar diferentes tipos de pasta térmica e ver se isso realmente importa ou você pode simplesmente comprar qualquer pasta térmica extraída da usina e encerrar o dia.



Antes de continuarmos, verifique estes 5 melhores pastas térmicas que são a primeira escolha de muitos entusiastas de hardware, essas pastas térmicas ganharam a confiança de quase todos os especialistas em tecnologia ao longo dos anos e definitivamente vale a pena conferir.

Tipos de pastas térmicas

Antes de começarmos e explorarmos se essas diferentes pastas térmicas fazem a diferença ou não, devemos nos concentrar mais nos diferentes tipos de pastas térmicas disponíveis no mercado.

Pasta Térmica à Base de Silício

A pasta térmica à base de silicone é a que vem pré-aplicada nos coolers de CPU padrão, como da Intel e AMD. Eles estão lá apenas para fazer o trabalho e fornecer transferência térmica fácil. No entanto, é aconselhado pelos profissionais que se você pretende fazer overclock de sua CPU, certifique-se de limpar a pasta térmica que é aplicada e, além disso, certifique-se de aplicar uma mais recente, ou apenas usar que seja pré-aplicada um cooler de CPU diferente, porque certamente será de melhor qualidade.



Pasta Térmica Baseada em Cerâmica

É o tipo de pasta térmica mais comum disponível no mercado e vem pré-instalado com a maioria dos coolers para processadores. Eles estão disponíveis por um preço barato e não representam qualquer ameaça para o computador devido à baixa condutividade elétrica. Porém, o que você deve saber é que se você está procurando desempenho, essas pastas térmicas apenas o ajudarão durante o uso normal, e não funcionarão bem com overclocking extremo.

Normalmente, para quem está montando um PC para jogos barato, ou para quem não quer overclock de seu processador, essas pastas térmicas são boas. Eles são mais adequados para pessoas que desejam apenas montar um PC sem ter que passar por nenhum outro trabalho duro.

Uma das pastas térmicas à base de cerâmica mais comuns é a Noctua NT-H1; uma das melhores pastas térmicas para pessoas que desejam fazer overclock em seus PCs.

Pasta Térmica à Base de Carbono

www.amazon.com

Se você está disposto a gastar um pouco mais, então escolher uma pasta térmica à base de carbono é a coisa certa a fazer. Eles são um pouco caros, mas pelo lado bom, eles são feitos de pequenas fibras de carbono e muitas vezes também contêm pó de diamante. A razão pela qual essas pastas térmicas são preferidas é que elas têm uma grande condutividade térmica, mas uma baixa condutividade elétrica. O que significa que eles são extremamente seguros de usar, embora também tenham um desempenho muito bom.

Se você está procurando uma boa pasta térmica à base de carbono, o Arctic MX-4 é uma ótima opção que você pode escolher. É fácil de aplicar e barato também.

Pasta Térmica à Base de Metal

Embora um pouco mais caras do que as duas restantes e altas em condutividade térmica e elétrica, as pastas térmicas à base de metal estão se tornando cada vez mais comuns nos dias de hoje. Essas pastas térmicas são boas com térmicas porque conduzem o calor de forma mais eficiente do que o resto das opções disponíveis no mercado. Essas pastas térmicas geralmente contêm metais como prata ou alumínio.

O uso mais comum desse tipo de pasta térmica pode ser visto em consoles e outros aparelhos que geram muito calor. Você pode, no entanto, comprar esse tipo de pasta térmica para o seu PC também, e ela funcionará perfeitamente. Basta ter muito cuidado quando se trata de aplicá-lo por causa da alta condutividade elétrica.

Pasta Térmica Líquida à Base de Metal

www.overclockers.co.uk

Esta é talvez a mais cara de todas as pastas térmicas disponíveis no mercado, e também pelas razões certas. Para começar, essas pastas térmicas contêm metais como o gálio. Mais importante, as capacidades de transferência de calor são até oito vezes maiores do que a pasta térmica tradicional disponível no mercado. Isso significa apenas que você obtém algum desempenho térmico sério desta pasta térmica.

No entanto, também existem algumas desvantagens; para começar., você deve ser extremamente cuidadoso ao aplicar essa térmica; pasta devido à condutividade elétrica extremamente alta. está alto a ponto de matar todo o seu PC se uma gota dele cair em algum lugar que não deveria ir. Fora isso, também é caro, indo para o território dos dois dígitos com facilidade.

O tipo mais comum de metal líquido é o Thermal Grizzly Conductonaut, que oferece excelente desempenho em ambos os PCs e em praticamente qualquer outro hardware em que você o coloque.

Diferentes pastas térmicas fazem diferença?

www.youtube.com

Agora vem a parte importante. São todos iguais ou fazem diferença? Bem, para ser honesto, a maior diferença é perceptível quando você muda da cerâmica ou pastas térmicas à base de carbono para o metal líquido ou pastas térmicas à base de metal. Claro, você notará a diferença entre cerâmica ou carbono também, mas é tão pequena que normalmente é necessário cuidar se você tiver o cooler certo ou um processador com bom desempenho térmico.

Então, a menos que você esteja optando por uma pasta térmica de metal líquido, você não notará uma diferença que possa importar.

Conclusão

Em suma, a diferença certamente está aí. Quanto ao quão proeminente é a diferença, isso depende se você está usando pasta térmica à base de metal líquido ou outras. A diferença adequada e perceptível só existirá se você estiver planejando usar metal líquido. Caso contrário, você pode comprar qualquer coisa de empresas como Arctic Silver, Noctua ou Cooler Master e encerrar o dia.