maçã / O iPhone da Apple coleta dados de localização mesmo com todas as configurações de aplicativos e sistemas desativados. Pesquisador de segurança de reivindicações 3 minutos lidos

Apple (foto de Medhat Dawoud no Unsplash)

Os iPhones mais recentes da Apple coletam dados de localização mesmo quando o usuário desativa as configurações de localização, afirmou um pesquisador de segurança. Embora a declaração possa ser parcialmente verdadeira, a Apple ofereceu uma declaração bastante genérica reconhecendo o comportamento potencialmente invasor da privacidade. A propósito, existe uma maneira de desligar os dados de localização na maioria dos dispositivos Apple iPhone modernos. No entanto, parece que os usuários muitas vezes confundem o controle granular disponível para cada aplicativo com uma configuração de todo o sistema.

A Apple parece ter admitido que a empresa ainda coleta dados de localização de iPhones, mesmo quando o usuário desativa as configurações de localização. A aceitação condicional do comportamento aparentemente perturbador ocorre depois que um pesquisador de segurança descobriu que o mais recente Apple iPhone 11 Pro 2019 estava coletando dados mesmo depois que as configurações de localização foram desativadas. A propósito, o pesquisador parece ter descoberto a necessidade de educar os usuários preocupados com a privacidade sobre como desativar corretamente a coleta de dados de localização.

O iPhone da Apple coleta dados de localização, mas podem ser evitados seguindo um procedimento correto:

Um vídeo publicado no YouTube afirma provar como o Apple iPhone Pro 2019 tem coleta de dados de localização ativa depois que o usuário selecionou 'nunca' para todos os serviços e aplicativos individuais do sistema. O vídeo foi postado pelo pesquisador de segurança KrebsOnSecurity. Aparentemente, o usuário encaminhou o problema para a Apple. No entanto, como esperado, a Apple deu uma resposta genérica afirmando que alguns serviços requerem dados de localização e continuam a coletá-los mesmo quando o usuário desativa as configurações de localização.

A KrebsOnSecurity afirma que o novo iPhone 11 Pro da Apple busca intermitentemente as informações de localização do usuário, mesmo quando todos os aplicativos e serviços do sistema no telefone são configurados individualmente para nunca solicitar esses dados. Embora a Apple tenha afirmado oficialmente que esse comportamento é intencional e, portanto, intencional, a resposta parece contradizer diretamente a própria política de privacidade da Apple, que rotineiramente defende e anuncia os protocolos de segurança e proteção de privacidade mais altos possíveis em seus dispositivos.

A própria política da Apple diz (em parte): “Você também pode desativar os serviços do sistema baseados em localização tocando em Serviços do Sistema e desligando cada serviço do sistema baseado na localização.”

No entanto, o pesquisador de segurança descobriu que existem alguns serviços de sistema neste modelo (e possivelmente outros modelos do iPhone 11) que continuam a solicitar dados de localização. Nenhuma configuração pode ser completamente desabilitada pelos usuários sem desligar os serviços de localização. Isso é claramente evidente pela presença do ícone de seta na parte superior do iPhone da Apple que aparece aleatoriamente, mas periodicamente, mesmo depois de desabilitar individualmente todos os serviços do sistema que usam a localização.

Como ativar completamente a coleta de dados de localização no Apple iPhone Pro e em outros modelos de iPhone 11 possíveis?

Aparentemente, desligar completamente os serviços de localização deve funcionar e impedir o iPhone da Apple de ativar os serviços de localização para coletar os dados relevantes. No entanto, a maioria dos usuários, sem saber da configuração de todo o sistema, desativa os serviços de localização para aplicativos individuais. Desnecessário mencionar que isso deixa uma grande lacuna de incerteza. Além disso, muitos aplicativos e serviços podem facilmente ter acesso no nível do sistema aos dados de localização. Isso significaria simplesmente que o mais recente Apple iPhone Pro e possivelmente outros modelos do iPhone 11 teriam a permissão necessária para ativar periodicamente os serviços de localização e coletar dados.

A Apple esclareceu que a empresa não vê o comportamento como tendo implicações de segurança. “É um comportamento esperado que o ícone dos Serviços de Localização apareça na barra de status quando os Serviços de Localização estão ativados. O ícone aparece para os serviços do sistema que não possuem switch nas configurações ”, afirmou a empresa.

O argumento do pesquisador de segurança agora parece estar limitado à capacidade de aplicativos individuais que coletam dados de localização, mesmo quando o usuário bloqueou especificamente o aplicativo de fazer isso. Tecnicamente, um aplicativo especificamente proibido de acessar dados de localização não deve ser capaz de fazer isso. No entanto, por enquanto, a Apple parece ter confirmado que realmente permite que os aplicativos coletem dados de localização independentemente das configurações.

Tag maçã ios Iphone