Programas / Firefox permite ‘fissão’ na versão noturna mais recente: recurso semelhante ao Google Chrome melhorará o desempenho, mas consumirá mais RAM 3 minutos lidos

Raposa de fogo

A Mozilla está testando ativamente vários recursos que visam melhorar a experiência do usuário, estabilidade, desempenho e confiabilidade do navegador Firefox. A versão do Firefox Nightly, versão 69, agora inclui a ativação de ‘Fissão’ (descoberta por Techdows ) O recurso é bastante semelhante ao navegador Google Chrome. Embora a Fissão aumente significativamente a estabilidade e o desempenho, ela também consumirá mais RAM.

A Mozilla está trabalhando para mudar o modelo de processo atual do Firefox para melhorar o desempenho, a segurança e a estabilidade das operações do Firefox. Para apoiar o esforço, a empresa lançou o Projeto Fissão, uma extensão evolutiva para os recursos de multiprocessos que foram introduzidos em 2016. Uma das principais mudanças que o Fissão traz para o Mozilla Firefox é o isolamento do iframe entre sites em seu processo individual. Em outras palavras, o Project Fission, se ativado no Firefox Nightly versão 69, forçará qualquer iframe entre sites a ser carregado em seu próprio processo. Isso significa que o iframe será efetivamente separado do processo de conteúdo principal do site que o usuário está acessando.

Nem é preciso acrescentar que esse método de isolamento de iframe se assemelha muito à metodologia já adotada pelo Google Chrome. Na verdade, a arquitetura em evolução do Firefox lembra a do Google Chrome. O Google liderou o desenvolvimento e a implantação da técnica de isolamento do processo em um esforço para garantir que todo o site permaneça operacional e funcional. O Google introduziu o suporte ao isolamento de sites no navegador da empresa em 2018. Como esperado, o recurso teve um forte impacto positivo na estabilidade e segurança. No entanto, o novo recurso consome RAM adicional para oferecer estabilidade. De acordo com o Google, o suporte ao isolamento de sites causou um aumento de 20% no uso de RAM.

A Mozilla confirmou que está ciente das ramificações da implantação de suporte para isolamento de sites ou Project Fission. Ele observou que o Firefox usaria mais processos do que o normal. Isso invariavelmente aumentaria o uso e os requisitos de RAM do Firefox. A Mozilla acrescentou que está tentando minimizar o impacto do Projeto Fissão. É provável que a Mozilla implemente algumas técnicas de otimização de memória no Fission antes que o recurso chegue às versões estáveis ​​do Firefox. A Mozilla está trabalhando ativamente no projeto memshrink. O projeto deverá passar por várias mudanças e melhorias que podem ou não ser implementadas no navegador Firefox.

Como ativar a fissão de projeto no Mozilla Firefox:

Mozilla incluiu a capacidade de ativar o Project Fission dentro da versão Firefox Nightly, versão 69. Os usuários do Firefox Nightly podem escolher habilitar o Fission, mas atualmente é mantido desativado por padrão. Os usuários são avisados ​​de que ambas as versões do Firefox Nightly e também o Fission são de natureza experimental. Os usuários devem esperar alguns bugs. Além disso, os usuários podem experimentar travamentos ao visitar sites e enfrentar outros problemas enquanto navegam na Internet. Em outras palavras, os usuários devem usar o Firefox Nightly e Fission apenas para fins de teste.

Ativar a fissão é bastante simples. Os usuários precisam entrar sobre: ​​config na barra de endereço do navegador da web e aceite o aviso de advertência padrão. Procurar por fission.autostart . Defina a preferência como Ativado para ativar a Fissão ou Desativado para desativá-la. Reinicie o navegador Firefox para implementar as alterações.

Para confirmar se o Fissão está instalado e funcionando, os usuários podem visitar o sobre: ​​suporte página do navegador Firefox. Eles devem ver uma nova seção Processos Remotos na página, onde haverá menção de abas abertas e iframes. A maioria das listagens terá isolado na web tags no início. O Gerenciador de Tarefas do Windows também revelará que o Firefox usa mais processos do que antes. O quantum, é claro, depende do número de guias abertas e sites que o usuário está acessando.

Firefox recentemente ganhou o capacidade de interromper a reprodução automática de vídeos . Este recurso foi bem recebido pela maioria dos usuários. Houve relatos positivos sobre o controle granular adicional que o navegador está concedendo a seus usuários. Além disso, com o Google reprovando agressivamente APIs que bloqueiam anúncios antes de serem carregados, navegadores como o Firefox podem em breve ganhar vários outros usuários.

Tag Raposa de fogo