Como desativar a aceleração do mouse no Windows 10

Se você já jogou algum jogo em computadores que exigem movimentos precisos do mouse (atiradores de primeira pessoa, por exemplo), você deve ter ouvido que desativar a aceleração do mouse em seu computador o ajudará a ter um melhor desempenho no jogo. A aceleração do mouse, também conhecida como precisão do ponteiro, é um recurso do Windows projetado para fazer o ponteiro do mouse se mover com base não apenas na distância física com que você move o mouse, mas também na velocidade com que você move o mouse. A aceleração do mouse existe há mais tempo que se pode imaginar - na verdade, ela também foi incluída como um recurso no Windows XP. Com a aceleração do mouse ativada, o ponteiro do mouse se move mais se você mover o mouse mais rápido, e o ponteiro cobre menos distância se você mover o mouse mais devagar.

Com a aceleração do mouse desabilitada, por outro lado, o ponteiro do mouse se move uma distância fixa para cada centímetro que você move, e essa distância fixa não é afetada de forma alguma pela velocidade com que você move o mouse. Consequentemente, os movimentos do mouse são muito mais precisos quando a aceleração do mouse é desativada. Sendo esse o caso, a maioria dos usuários do Windows que joga jogos e realmente deseja poder jogá-los bem mantém a aceleração do mouse desativada. Os usuários também relataram que o movimento do mouse é muito mais natural e 'lógico' com a aceleração do mouse desativada. É muito mais fácil prever o quanto o ponteiro do mouse se moverá se você mover o mouse uma certa distância, se você apenas tiver que levar em consideração a distância que você estará movendo e não tiver que levar em consideração a velocidade com que você vou movê-lo. Além disso, foi relatado que com alguns modelos de mouse, a configuração 'Precisão aprimorada' faz com que o cursor para desaparecer freqüentemente e se torna ainda mais incômodo do que já é.

A aceleração do mouse ou a precisão do ponteiro podem ser desativadas em todas as versões do sistema operacional Windows atualmente suportadas pela Microsoft, e que inclui o Windows 10, a mais recente e melhor iteração do sistema operacional. Para desativar a aceleração do mouse no Windows 10, você precisa:

1. Clique com o botão direito no Menu Iniciar botão ou pressione o Logotipo do Windows chave + X para abrir o Menu WinX .
  2. Clique em Painel de controle no Menu WinX para lançar o Painel de controle .
  3. Com o Painel de controle dentro Categoria visualizar, localizar e clicar em Hardware e som .
  4. Debaixo Dispositivos e Impressoras , Clique em Rato . Isso abrirá o Propriedades do mouse janela.
  5. No Propriedades do mouse janela, navegue até o Opções de ponteiro aba.
  6. Desative a aceleração do mouse desmarcando a caixa de seleção localizada diretamente ao lado do Aumentar a precisão do ponteiro opção.
  7. Clique em Aplique e então em Está bem .
  8. Feche o Painel de controle .

Usar o mouse com a aceleração do mouse desativada pode confundi-lo um pouco, mas isso é apenas porque é algo novo e algo que parece diferente do que você está acostumado e pode até mesmo se livrar do lag do ponteiro em alguns casos. Depois de se acostumar com o mouse sem aceleração do mouse, movê-lo será incrivelmente natural, pois você terá uma ideia de quanto deslocamento será produzido no ponteiro do mouse se mover o mouse em uma certa distância. Além disso, se você já jogou jogos (especialmente atiradores em primeira pessoa como Rainbow 6 Siege e Counter Strike: Global Offensive), não duvide da decisão de desabilitar a aceleração do mouse em seu computador, pois isso é, sem sombra de dúvida, a coisa certa façam.