Como mapear sua rede usando o mapeador de topologia de rede



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Nesse ponto, ninguém pode negar a importância das redes de computadores e seu impacto nos negócios. Uma das razões pelas quais as redes de computadores estão sendo preferidas é que elas oferecem a capacidade de compartilhar vários arquivos e ativos com todas as pessoas conectadas à rede, sem mencionar o quão barato é. Se você usa uma rede, automaticamente economiza uma fortuna que de outra forma teria sido usada para manter os servidores de forma independente. Para que uma organização tenha sucesso no mundo digital, ela deve ter certeza de que todos os servidores e a rede estão sempre ativos para que os usuários tenham uma experiência tranquila.



Mapeador de topologia de rede



Para obter essa capacidade, você precisará ter controle total sobre sua infraestrutura de rede. Como você faz isso? A resposta é bastante simples - usando um software de mapeamento. O conceito de mapeamento de rede é bastante subestimado e as pessoas geralmente não contemplam as funções vitais que ele pode desempenhar durante a depuração de um problema. Se você mapear sua rede junto com outro monitoramento, terá controle total sobre sua rede, pois a porta de informações críticas será aberta para você. Informações que incluem pontos de acesso, hosts, firewalls, localização de roteadores e muito mais. Esses dados para qualquer administrador de rede têm grande importância, mas são facilmente esquecidos. No entanto, neste artigo, mostraremos como você pode mapear sua rede usando Mapeador de topologia de rede desenvolvido pela Solarwinds.



Instalando o Mapeador de Topologia de Rede

Para começar a mapear sua rede, primeiro você deve instalar a ferramenta em seu sistema. O processo de instalação é muito fácil e direto. Primeiro, você precisa baixar a ferramenta do site da Solarwinds. Para isso, vá para este ligação e fornecer as informações necessárias. Depois de fazer isso, clique em Prossiga para o download grátis onde você receberá um link para download da ferramenta. Em seguida, siga as instruções fornecidas abaixo:

  1. Depois de fazer o download da ferramenta com sucesso, execute-a.
  2. Concorde com os termos marcando a caixa. Você pode alterar o diretório de instalação da ferramenta indo para Opções .
  3. Para iniciar o processo de instalação, clique Instalar .

    Instalação NTM

  4. Quando solicitado o UAC caixa de diálogo, clique sim .
  5. Agora, espere por Mapeador de topologia de rede para terminar a instalação.
  6. Após a conclusão da instalação, o prompt de licenciamento aparecerá. Se você tiver uma licença para o produto, insira-a clicando em ‘ Insira as informações de licenciamento ’. Se você deseja experimentar a versão de teste, clique Continue a avaliação .

    Licenciamento NTM



  7. Aguarde até que ele inicie os serviços necessários e clique em Fechar quando solicitado.

Verificando sua rede

Com o Network Topology Mapper instalado em seu sistema, você terá que fazer uma varredura em sua rede para iniciar o mapeamento. Depois de fechar o assistente de instalação, o NTM abrirá automaticamente e você será solicitado a ‘ Introdução ao mapeador de topologia de rede 'Janela. Usando isso, você terá que verificar sua rede. Veja como fazer:

  1. No Tela de boas vindas do NTM, clique Novo Scan . Se a tela de boas-vindas não for exibida, você pode iniciar uma digitalização clicando em Novo Scan na barra de ferramentas.

    Tela de boas-vindas do NTM

  2. Você será solicitado a criar uma senha para seus mapas, caso opte por migrá-los para um computador diferente. Forneça uma senha e clique em Salve  .
  3. Se você estiver usando sequências de comunidade diferentes das sequências públicas e privadas padrão, selecione público e privado debaixo Credenciais de descoberta um por um e clique no X ícone. Então, clique em Nova Credencial e forneça as informações necessárias para adicionar novas credenciais SNMP. Uma vez feito isso, clique Próximo .

    Credenciais SNMP

  4. No janelas guia, clique em Nova Credencial e forneça as informações necessárias se você estiver procurando dispositivos Windows. Valide as credenciais fornecidas clicando em Credencial de Teste .
  5. Se você deseja salvar essas credenciais, clique em Credenciais de loja . Clique Salve  e então bateu Próximo .

    Adicionar credenciais do Windows

  6. Se você estiver usando máquinas virtuais VMware, pode adicionar as credenciais no Credenciais VMWare aba. Uma vez feito isso, clique Próximo .
  7. Agora, no Seleção de Rede guia, você terá que fornecer um Intervalo de IP , sub-redes ou IPs de formato livre para descobrir sua rede. Para adicionar uma sub-rede, clique em Adicionar uma nova sub-rede .
  8. Além disso, se houver algum dispositivo que você não deseja que seja descoberto, você pode simplesmente adicionar seus endereços IP no Lista Do-Not-Scan . Clique Próximo .
  9. No Configurações de descoberta guia, dê um nome à descoberta. Se você está descobrindo sub-redes, pode ajustar o número de lúpulo . Caso contrário, deixe ligado 0 .
  10. Se você deseja eliminar as tabelas de bridge, clique em ‘ Não use informações de tabela de ponte para calcular a topologia de rede ' . Além disso, se você deseja ignorar os nós que respondem apenas ao ping, marque a respectiva caixa.

    Configurações de descoberta

  11. Você pode mudar o Frequência da descoberta, caso deseje varrer a rede mais de uma vez. Clique Próximo .
  12. Revise o resumo e clique em Descobrir .

    Resumo da descoberta

  13. O mapeador de topologia de rede iniciará a varredura de redes, aguarde a conclusão

    Descobrindo a rede

  14. Assim que a varredura for concluída, você poderá ver o mapa da rede.

Trabalhando o Mapa

Agora que você mapeou sua rede com êxito, pode trabalhar no mapa e encontrar as informações de que precisa. Usando o NTM, você pode conectar dispositivos clicando em ‘ Dispositivos de conexão 'E, em seguida, clicar e arrastar de um dispositivo para outro, exibir informações adicionais sobre os nós, expandindo o' Opções de exibição de nós ' do lado esquerdo. Para ver informações adicionais sobre os dispositivos, basta clique duas vezes no dispositivo e mostrará informações adicionais sobre o dispositivo no painel direito.

As cores da linha de conexão referem-se às velocidades de conexão dos dispositivos conectados. Para verificar as velocidades de cores diferentes, basta expandir o Opções de exibição de conexão entrada.

Você também pode exportar o mapa para um arquivo do Microsoft Visio clicando no botão Exportar Visio opção na barra de ferramentas.

4 minutos lidos