Correção: a fila da impressora não exclui

Fila da impressora é uma lista onde todos os documentos pendentes para impressão são armazenados temporariamente. Consiste em trabalhos para a impressora. Quando a impressora imprime um documento, ela o remove da lista e o próximo na linha é enviado para impressão.

Fila de Impressora

Existem vários casos em que os documentos ficam presos na fila de impressão, o que impede que outros documentos sejam impressos. Existem muitos motivos diferentes para a fila de impressão travar e não ser excluída. Às vezes, o trabalho é mostrado como ‘pendente’ enquanto nada está acontecendo ou às vezes a fila apenas fica presa como está.

O que faz com que a fila da impressora fique presa?

Como mencionado antes, há vários motivos pelos quais a fila da impressora pode ficar presa e parar de responder. Algumas das razões são, mas não se limitam a:

• Problemas de impressora : Sua impressora pode estar em um estado de erro, com pouca tinta ou páginas sendo o motivo principal. A fila da impressora parece estar presa aqui e não leva mais documentos até que seja excluída.
  • Spooler de impressora : Spooler é o software que prepara e gere todos os seus documentos. Ele mantém a própria lista de documentos imprimíveis e os passa para a impressora. Ele pode estar em um estado de erro ou pode não estar configurado corretamente.
  • Serviços de impressora : Os serviços da impressora podem não estar funcionando corretamente ou seu status de execução pode ser interrompido por outro aplicativo de terceiros.

Antes de mergulharmos nas soluções, verifique se você tem uma conexão válida com a Internet entre a impressora e o computador. Além disso, sua impressora deve estar funcionando corretamente, sem nenhum erro.

As soluções listadas ajudarão a limpar a fila da impressora, mas ela pode travar novamente se a impressora não estiver configurada corretamente.

Método 1: reiniciando e limpando o spooler de impressão

O Spooler de impressão é o componente de software que gerencia todos os trabalhos da impressora. Possui uma lista que contém todos os documentos enviados para impressão. Ele até mostra o status atual de cada trabalho, buscando informações da impressora. Na maioria dos casos, o problema é resolvido reiniciando e limpando o spooler de impressão.

Existem duas maneiras de reiniciar e limpar o spooler de impressão. Você pode experimentar o manual antes de passar para o automático.

Reiniciando o Spooler Manualmente

Aqui, primeiro fecharemos o serviço de spooler e, em seguida, tentaremos excluir todos os trabalhos presentes na pasta do spooler. Certifique-se de estar conectado como administrador no computador.

1. pressione Windows + R para iniciar o aplicativo Executar. Tipo ' Serviços. msc ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Localize o serviço “ Spooler de impressão ”Presente na lista de serviços. Clique duas vezes nele para abrir suas propriedades. Clique no ' Pare ”Botão presente abaixo do status do sistema e pressione“ Está bem ”Para salvar as alterações.

Propriedades do serviço de spooler - Serviços

1. Como desativamos o serviço, podemos agora nos concentrar na exclusão de arquivos da impressora. Pressione Windows + R e digite o seguinte caminho na caixa de diálogo e pressione Enter para navegar até ele.
% windir%  System32  spool  PRINTERS

Pode ser necessária permissão para acessar a seguinte pasta. Se solicitado, pressione Continuar.

1. Uma vez na pasta, exclua todos os arquivos da pasta PRINTERS e feche a janela.

Conteúdo da pasta do spooler

1. Agora navegue de volta para os serviços e inicie o serviço Depois de iniciar o serviço, tente imprimir seus documentos e veja se isso corrige o problema.

Reiniciando o Spooler automaticamente (arquivo .bat)

Se limpar e reiniciar o serviço de spooler corrigiu o problema para você e você acha que precisa realizar essa ação mais de uma vez, pode baixar o arquivo em lote com link abaixo. Isso interromperá automaticamente o serviço de spooler, excluirá a fila de impressão e iniciará o serviço de spooler novamente. Certifique-se de estar conectado como administrador para executar esta ação.

Arquivo .bat do spooler para redefinir o spooler da impressora

1. Faça o download do 1 arquivo do link e salve-o em um local acessível.
  2. Agora clique com o botão direito nele e selecione Executar como administrador . O arquivo em lote será executado em segundo plano e o spooler será reiniciado automaticamente.

Nota: Você também pode matar o serviço de spooler se o método normal não funcionar para você. Navegue até os processos em seu gerenciador de tarefas e encerre o serviço ‘spoolsv.exe’. Pressione Windows + R, digite ‘spoolsv.exe’ na caixa de diálogo e pressione Enter. Agora tente imprimir novamente.

Você também pode precisar alternar a exibição de 'itens ocultos' nas configurações do Explorador de arquivos para ver o conteúdo da pasta do spooler.

Solução 2: desligue e ligue sua impressora

Existem vários casos em que, devido à impressora estar em um estado de erro, o spooler da impressora não consegue limpar com êxito. Este é um cenário muito comum e geralmente é corrigido ao desligar e ligar a impressora. A ciclagem de energia é um ato de desligar completamente um dispositivo para que todas as suas configurações temporárias sejam apagadas. Isso ajuda a tirar um dispositivo de um estado de erro.

1. Desligue sua impressora corretamente usando o botão liga / desliga. Assim que a impressora for desligada, aguarde alguns minutos.
  2. Retire o poder e conexão cabo da impressora. Agora deixe-o inativo por cerca de 10 minutos.

Impressora para ciclagem de energia

1. Conecte tudo de volta e conecte a impressora ao computador novamente. Verifique se isso resolveu o problema.