Como corrigir Intelppm.sys BSOD no Windows 7,8 ou 10



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

o BSOD (tela azul da morte) apontando para o intelppm.sys aparece para alguns usuários do Windows ao tentar instalar uma nova atualização de driver ou ao tentar executar um jogo ou aplicativo que exige muitos recursos. Olhando para o código de erro, ele pertence a um problema com o driver do processador do dispositivo.



Intelppm.sys BSOD no Windows



Ao solucionar esse problema específico, você deve começar executando uma série de utilitários capazes de corrigir a corrupção de arquivos do sistema. Vários usuários afetados confirmaram que conseguiram corrigir esse problema depois de executar verificações SFC e DISM em rápida sucessão. Em circunstâncias mais graves, pode ser necessário recorrer a medidas mais drásticas, como instalação limpa ou instalação de reparo de sua versão do Windows.



No caso de você estar usando um AV de terceiros (especialmente AVG Antivirus), desinstale-o temporariamente e veja se os BSODs param. Alguns usuários relataram que, em seu caso, o antivírus de terceiros estava causando o problema devido a um falso positivo (em suspeitas de mineração de criptografia).

Claro, pode haver outros programas de terceiros que podem causar esse comportamento após interferir com o driver da CPU. É por isso que você também deve dedicar algum tempo para obter um estado de inicialização limpa e monitorar a situação para ver se o problema ainda está ocorrendo. Se as falhas pararem, você pode reativar seletivamente os itens e processos de inicialização desabilitados para descobrir qual culpado está causando o problema.

Se você fez overclock manualmente da voltagem e frequência da CPU, retorne-os aos valores padrão. Temperaturas acima do normal ou energia insuficiente fornecida pela PSU são razões válidas pelas quais você pode ver travamentos associados ao intelppm.sys.



Com alguns modelos, uma falha do BIOS também pode ser responsável por esse BSOD inesperado. Nesse caso, a instalação do firmware mais recente disponível para sua GPU deve cuidar do problema para você. Além disso, se você nunca fez isso antes, você também deve limpar a bateria CMOS para garantir que não haja registros aninhados que possam causar esse problema.

Executando varredura DISM e SFC

Acontece que você pode ver um BSOD apontando para o intelppm.sys devido a algum tipo de corrupção de arquivo do sistema que acaba afetando o driver do chipset. Se este cenário for aplicável, é provável que você consiga resolver essa instabilidade contando com alguns utilitários integrados capazes de consertar instâncias corrompidas ( DISM e SFC )

Se você suspeita que está lidando com algum tempo de dados corrompidos, você deve começar com um Verificação completa do Verificador de arquivos do sistema . Este utilitário é perfeitamente capaz de funcionar sem uma conexão com a Internet. Ele usa um arquivo armazenado localmente para comparar os arquivos potencialmente corrompidos com uma lista de equivalentes saudáveis.

Executando SFC

Nota: Se você iniciar este tipo de varredura, não a interrompa até que a operação seja concluída. Fechar o CMD elevado no meio da operação pode criar erros lógicos adicionais que podem gerar outros problemas.

Assim que a operação for concluída, reinicie o computador e aguarde a conclusão da próxima inicialização. Depois que o computador for reiniciado, avançar com uma varredura DISM.

Verificando arquivos do sistema

Nota: Lembre-se de que o Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação usa um subcomponente do Windows Update para baixar cópias íntegras que serão usadas para substituir instâncias corrompidas.

Depois que a verificação do DISM for concluída, reinicie o computador mais uma vez e monitore a situação assim que a próxima inicialização for concluída. Caso o mesmo problema ainda esteja ocorrendo, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Removendo o AV de terceiros

Acontece que alguns usuários que frequentemente encontravam o intelppm.sys ao executar um aplicativo que exige muitos recursos e requer muita energia da CPU, descobrimos que, no caso deles, o problema foi realmente causado por um conjunto AV superprotetor.

Acontece que certos pacotes AV podem acabar desencadeando um BSOD apontando para intelppm.sys após um falso-positivo relacionado a suspeitas de mineração de criptografia. Na maioria dos casos, o AVG Antivirus é identificado como um pacote AV de terceiros que aciona esse tipo de comportamento.

Se este cenário for aplicável e você tiver certeza de que não está realmente lidando com malware de mineração de criptografia, a única maneira de corrigir esse problema é instalar seu pacote AV atual ou abrir um tíquete de bug com seu terceiro antivírus.

Lembre-se de que, na maioria dos pacotes AV de terceiros, não há como impedi-los de inspecionar e monitorar o uso da CPU e os processos do kernel. Portanto, se o seu antivírus está realmente causando isso, a única maneira de impedir a ocorrência de falhas críticas é desinstalar o pacote de antivírus de terceiros e ver se os BSODs param de ocorrer:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Appwiz.cpl’ e pressione Entrar para abrir um Programas e características cardápio.

    Digite appwiz.cpl e pressione Enter para abrir a lista de programas instalados

  2. Assim que estiver dentro do Programas e características No menu, role para baixo na lista de itens instalados e localize o pacote de segurança de terceiros que deseja desinstalar.
  3. Depois de conseguir localizar o pacote antivírus problemático, clique com o botão direito nele e clique em Desinstalar no menu de contexto para iniciar o processo de desinstalação.

    Desinstalando seu antivírus

  4. Siga as instruções na tela para concluir a desinstalação e reinicie o computador.
    Nota: Se você quiser garantir que não está deixando para trás nenhum arquivo que possa estar causando mais conflitos, vá em frente e remova todos os arquivos AV remanescentes deixados pela desinstalação .

Caso você ainda esteja lidando com BSODs frequentes apontando para o intelppm.sys arquivo, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Executando uma inicialização limpa

Como alguns usuários afetados relataram, esse problema também pode ocorrer devido a algum tipo de conflito de terceiros que ocorre entre dois processos ou aplicativos que acabam causando uma falha crítica. Se esse cenário for aplicável, fazer uma lista de culpados em potencial é quase impossível, considerando que a lista de conflitos em potencial é virtualmente infinita.

No entanto, há um procedimento que permitirá que você determine se esse problema está realmente sendo causado por um conflito de terceiros. Ao inicializar seu computador em um estado de inicialização limpa, você garantirá que nenhum item de terceiros tenha permissão para ser executado, portanto, se o intelppm.sys travamentos pararem, você saberá com certeza que o problema foi causado por um item de terceiros.

De inicializar seu computador em um estado de inicialização limpo , você garantirá que apenas processos nativos do Windows e itens de inicialização tenham permissão para serem executados.

Se o BSOD crítico travar apontando para o Eu ntelppm.sys multa não ocorre mais, você confirmou com êxito que um conflito de terceiros estava causando o problema. Nesse caso, reative sistematicamente todos os processos e itens de inicialização que você desativou anteriormente e veja se o problema foi corrigido.

Caso o mesmo problema ainda esteja ocorrendo, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Reinicializando Freqüências com Overclock (se aplicável)

Acontece que você também pode ver esse erro em uma instância em que estiver usando frequências e tensões de overclock para sua CPU. As temperaturas mais altas do que o normal, juntamente com uma unidade de resfriamento inadequada, podem criar situações em que a CPU é forçada a cortar a energia para evitar danos causados ​​por calor excessivo.

Outra possibilidade é que o seu PC esteja usando uma fonte de alimentação inferior e não seja capaz de fornecer energia suficiente para atender à demanda facilitada por uma voltagem mais alta.

Se este cenário for aplicável e você já tiver feito overclock nos valores padrão de sua CPU, reverta para os valores padrão e repita as ações que estavam causando o BSOD apontando para o intelppm.sys Arquivo.

Caso os travamentos críticos não ocorram mais enquanto o overclock está desabilitado, brinque com os valores até chegar a um estado estável ou invista em um sistema de refrigeração mais eficiente para o seu processador.

Caso este problema não seja aplicável, vá para a próxima solução potencial abaixo. ou/

Atualizar a versão do BIOS (se aplicável)

Acontece que os BSODs apontando para a unidade da CPU também podem ser causados ​​por uma falha do BIOS. Isso foi confirmado para ocorrer em laptops Lenovo, mas pode haver outros fabricantes com o mesmo comportamento.

Se você planeja atualizar a versão do BIOS na tentativa de corrigir esse problema, lembre-se de que o processo de fazer isso pode variar muito dependendo do fabricante da placa-mãe. Hoje em dia, a maioria dos fabricantes possui seus próprios utilitários de atualização que tornarão esse processo mais fácil.

Se você quiser fazer isso, abra um mecanismo de pesquisa e faça uma consulta como ”* O modelo da sua placa-mãe * + Atualização do BIOS. Na lista de resultados, procure a documentação oficial e leia com atenção, entenda os riscos e compreenda todo o processo antes de iniciá-lo.

Importante: A instalação de uma atualização do BIOS pode bloquear sua placa-mãe caso você não siga as etapas descritas na documentação. Se você nunca atualizou seu BIOS antes, nossa recomendação é ficar longe dessa correção potencial.

Se você já estiver usando a versão mais recente do BIOS ou não quiser atualizar, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Limpando o CMOS

Se você não limpou sua bateria CMOS antes, você deve fazer isso e ver se os travamentos de BSOD param de ocorrer. É possível que os registros aninhados deixados pela atividade da CPU estejam causando esse tipo de instabilidade. Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de consertar a instância limpando o CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor) bateria.

Em desktops e laptops, a bateria CMOS também conhecida como RTC ou NVRAM é responsável por armazenar várias informações relacionadas aos processos do seu computador. Limpá-lo forçando a sequência de inicialização a começar do zero (sem aproveitar quaisquer dados armazenados nas sessões anteriores).

Se você deseja limpar seu CMOS em uma tentativa de corrigir erros críticos associados ao intelppm.sys, siga as instruções abaixo:

  1. Se o seu computador estiver ligado, desligue-o completamente e verifique se o cabo de alimentação está desconectado da tomada.
  2. Em seguida, equipe-se com um pulso estático remova a tampa lateral do seu computador.
    Nota: Uma pulseira estática irá se aterrar na estrutura do seu computador, de forma que a energia estática que você está armazenando não acabe causando danos ao componente do seu PC.
  3. Quando estiver pronto, dê uma olhada na placa-mãe e veja se você consegue identificar a bateria CMOS. Na maioria dos modelos, ele está localizado perto da CPU.
  4. Assim que conseguir localizá-lo, use a ponta do dedo ou um objeto não condutor (de preferência uma chave de fenda) para removê-lo do slot.

    Removendo a bateria CMOS

  5. Depois de retirá-lo, espere 10 segundos ou mais antes de colocá-lo de volta para garantir que sua placa-mãe tenha tempo suficiente para drenar os capacitores de energia.
    Nota: Depois de retirar a bateria CMOS, limpe a preguiça completamente para garantir que você não esteja lidando com nenhuma sujeira que esteja inibindo a conectividade com a placa-mãe. Se você tiver uma bateria sobressalente, é uma boa ideia trocar a atual por uma nova equivalente.
  6. Coloque a caixa lateral de volta, conecte o cabo de alimentação de volta na tomada e ligue o computador. Depois de inicializar novamente, tente recriar o mesmo cenário em que o travamento do BSOD estava ocorrendo anteriormente para ver se o problema foi corrigido.

Caso o problema ainda esteja ocorrendo, vá para a próxima solução potencial abaixo.

Reiniciando todos os componentes do Windows

Se nenhuma das possíveis correções acima tiver permitido que você corrija o problema e você ainda estiver vendo BSODs frequentes apontando para o intelppm.sys arquivo, é provável que você esteja lidando com algum tipo de corrupção que não pode ser resolvido de maneira convencional. Se este cenário for aplicável, você deve prosseguir e redefinir todos os arquivos relacionados ao Windows.

Se esta operação funcionar e o erro crítico parar de ocorrer, você confirmou com êxito que o problema estava relacionado ao software.

Para redefinir todos os componentes relevantes do Windows, você geralmente tem 2 maneiras diferentes de avançar:

  • Instalação de reparo (reparo no local) - Esta é a abordagem preferencial se você deseja preservar os arquivos pessoais que está armazenando atualmente na unidade do sistema operacional. Mas lembre-se de que você precisará de uma mídia de instalação compatível para concluir a operação. Mas a principal vantagem é que você poderá preservar mídia pessoal, aplicativos, jogos e até mesmo algumas preferências do usuário.
  • Instalação limpa - Caso você não esteja armazenando nenhum arquivo importante na unidade do sistema operacional, você deve fazer uma instalação limpa. Esta operação não exigirá o uso de uma mídia de instalação compatível e a operação pode ser iniciada diretamente no menu de configurações do Windows.

Se você já executou uma instalação limpa / reparada e ainda está enfrentando o mesmo tipo de BSOD, há uma grande chance de que você esteja realmente lidando com um problema de hardware (provavelmente com uma CPU Intel defeituosa). Nesse caso, você deve levar seu computador a um técnico qualificado.

Tag Erro BSOD 9 minutos lidos