GPU NVIDIA Next Gen baseada em Ampere, tamanho da memória, resfriamento complexo da edição do Founder e vazamento de detalhes do modelo

Hardware / GPU NVIDIA Next Gen baseada em Ampere, tamanho da memória, resfriamento complexo da edição do Founder e vazamento de detalhes do modelo 3 minutos lidos

Nvidia Ampere



A NVIDIA tentou amplamente proteger seus próximos GPUs baseadas em ampère que sucederá a arquitetura baseada em Turing. No entanto, apesar dos melhores esforços da empresa, o design da cara Edição do Fundador da Placa Gráfica Ampere vazou um trimestre antes. Curiosamente, além da complexa estrutura de design do cooler, os especialistas conseguiram decifrar vários detalhes também.

As placas de vídeo GeForce RTX de próxima geração da NVIDIA devem ser lançadas antes do final do ano em curso. Em outras palavras, ainda há algum tempo antes AMD e NIVIDIA revelam seus produtos finais . No entanto, a NVIDIA GeForce RTX 3080 Founders Edition supostamente vazou na forma de imagens. Surpreendentemente, existem vários indicadores para provar que as imagens e o design podem ser reais. Agora, uma publicação de notícias alemã tirou algumas inferências importantes de design e especificações com base nas informações obtidas de suas fontes.



NVIDIA Ampere Flagship GeForce RTX 3080 Founders Edition Design e especificações de refrigeração:

De acordo com as notícias, a NVIDIA não está satisfeita com o vazamento e lançou uma investigação urgente para encontrar a fonte. Algumas fontes afirmam que a NVIDIA pode até tomar algumas medidas punitivas contra os culpados. Os suspeitos atuais incluem Foxconn e BYD (Build Your Dreams), que são os fabricantes contratados da Founders Edition. Isso também significa que a autenticidade das imagens pode ser confirmada.



Aparentemente, as imagens vazadas eram altamente confidenciais e nem mesmo os gerentes de produto e vendas da NVIDIA tiveram acesso às mesmas. Apesar da alegada autenticidade das imagens, a NVIDIA fez mudanças fundamentais no design antes do lançamento. Além disso, faltam 3 meses para a data de lançamento esperada das GPUs baseadas em Ampere. Conseqüentemente, as inferências sobre a tecnologia do design aparentemente caro do cooler, o invólucro e até mesmo o circuito, bem como o cabeamento necessários para encaixar o mesmo na placa, podem mudar significativamente.



De acordo com relatórios recentes, o sistema de resfriamento NVIDIA GeForce RTX 3080 Founders Edition sozinho custa até US $ 150 para fabricar. Esse prêmio apenas para o sistema de resfriamento e cobertura implica fortemente um preço igualmente premium para a variante de varejo da placa gráfica NVIDIA baseada em Ampere.

O Ampere PCB de referência tem o codinome PG132. Mede até 21,3 cm de comprimento e também sem o recorte que a caixa do refrigerador exige. É bastante provável que a NVIDIA use a PCB PG132 e emparelhe-a com silício GA102 para alimentar até três camadas de placas de vídeo Ampere. Isso significa que a GeForce RTX 3090 e a GeForce RTX 3080 com suas respectivas variantes Ti e Super, junto com a GeForce RTX 3070 devem ter a solução de PCB e alimentação.



A Founder’s Edition obviamente requer uma placa de circuito especial com um recorte adicional. Os relatórios indicam que tem o codinome PG133 e a placa deve ser usada para todas as três versões. Desnecessário acrescentar que o complexo sistema de resfriamento invariavelmente exigirá o uso de cabos de alimentação flexíveis, que obviamente exigirão soquetes separados localizados no final da placa. Isso também significa que o design do PCB e os cabos representarão um grande desafio para os fabricantes de soluções de resfriamento de água de GPU DIY.

Placas de vídeo NVIDIA baseadas em ampères para empacotar memória GDDR6X e ter um TDP muito alto de 350 W:

Embora a NVIDIA não tenha reconhecido ou negado nada ainda, é muito provável que a empresa tenha memória GDDR6X embutida. Na verdade, a GeForce RTX 3090 (Ti ou SUPER) pode ser iniciada com até 24 GB de memória GDDR6X que funciona em uma interface de memória de 384 bits. Os especialistas também afirmam que esta placa terá uma classificação bastante alta de 350W TDP (Thermal Design Power).

[Crédito da imagem: Igor’s LAB]

A NVIDIA GeForce RTX 3080 (Ti ou SUPER) pode conter 11 GB de memória GDDR6X. Os relatórios indicam que ele teria um barramento de memória de 352 bits ligeiramente reduzido. Por último, a NVIDIA GeForce RTX 3070 pode apresentar 10 GB de memória GDDR6X que funciona em uma interface de memória de 320 bits. Ambas as placas NVIDIA supostamente apresentam um TDP de 320W.

Devido ao design complexo e à extensa engenharia necessária para projetar e fabricar o mesmo, os especialistas afirmam que a NVIDIA está planejando usar o cooler Founders Edition para todas as três placas gráficas baseadas em Ampere. O suposto perfil TDP insanamente alto certamente exigirá um cooler robusto, já que as placas da NVIDIA tendem a esquentar muito sob carga.

Tag nvidia