A próxima geração de processadores Intel Xeon fabricados abaixo de 10 nm + e 14 nm +++, chegando em 2020

Hardware / A próxima geração de processadores Intel Xeon fabricados abaixo de 10 nm + e 14 nm +++, chegando em 2020 2 minutos lidos

Roteiro Xeon



Mais detalhes envolvendo a próxima geração da família Xeon da Intel surgiram. Eles vêm de slides detalhados apresentados pela ASUS durante seu seminário de IoT. A nova linha de Xeon virá com dois nós de processo, dependendo do desempenho, contagem de núcleos e preços desses processadores. Um deles será o processo de 14 nm amadurecido e o segundo (tenha comigo aqui) será o nó de processamento de 10 nm +. Isso significa que a Intel não desistiu do processo de 10 nm. Esses processadores chegarão em 2020.

Intel Xeon 10nm +

Esses processadores serão a verdadeira atualização da geração atual de processadores Xeon. Fabricados no nó de 10 nm aprimorado, esses processadores apresentarão uma melhoria de IPC após um longo tempo. No entanto, a quantidade de melhoria de desempenho devido ao tamanho menor do transistor não será tão significativa, uma vez que o processador de 14 nm foi usado muito intensamente. Outro destaque principal é o uso da arquitetura Sunny Cove, o que significa que a Intel vai finalmente mudar do núcleo da arquitetura Skylake. Espera-se que cheguem no terceiro trimestre de 2020.



Wccftech relata que esses processadores serão os primeiros da Intel a oferecer suporte à nova interface PCIe Gen 4. Além disso, eles também vêm com suporte nativo de memória DDR4 de 8 canais com clock de 3200 MHz. Por último, a melhoria de desempenho esperada está fixada em 18%. Esses processadores terão um máximo de 38 núcleos e 76 threads.



Slide da apresentação ASUS via Wccftech



Intel Xeon 14nm +++

As contrapartes de 14 nm também coexistirão com uma data de lançamento antecipada. A família Cooper Lake terá suas vantagens sobre a família Sunny Cove. Isso inclui um máximo de 48 núcleos e 96 threads no processador principal e velocidades de clock brutas devido ao uso da arquitetura de 14 nm. Esta é a razão pela qual o nó de processo de 10 nm da Intel não parece uma grande atualização.

Também esperamos um processador de 56 núcleos na segunda metade. Esses processadores farão parte da linha de chips Xeon-AP, que apresenta duas matrizes em um único processador, muito parecido com o que a AMD faz com os processadores Threadripper. Além da alta contagem de núcleos, há rumores de que esses processadores apresentam maior largura de banda de memória, maior inferência de IA e desempenho de treinamento. Essas são características atraentes, mas já vimos que os Threadrippers de 2ª geração já são muito eficientes nessas tarefas com contagens de núcleo mais altas.

Por fim, com o novo processador, a Intel lançará um novo chipset chamado soquete LGA 4189. Ele suportará as famílias Cooper lake e Sunny para que os usuários não tenham que comprar placas-mãe diferentes para esses processadores.



Tag Processo de 10 nm intel Xeon