Como abrir portas de firewall no Windows 10?

O Firewall do Windows foi projetado para proteger o computador de potenciais riscos cibernéticos e malware. Ele faz isso bloqueando o uso da Internet de determinados aplicativos que podem ser uma ameaça à integridade do computador. Todos os aplicativos usam “ portos ”Para se comunicar com seus servidores e a internet, essas portas precisam ser abertas para os aplicativos.

Em alguns casos, as portas são abertas automaticamente pelo aplicativo e ele tem acesso instantâneo à internet. No entanto, em alguns casos, as portas precisam ser abertas manualmente e o aplicativo é impedido de usar a Internet até que as portas sejam abertas. Neste artigo, discutiremos o método completo para abrir portas específicas do Firewall no Windows 10.

Como abrir portas de firewall no Windows 10

Tipos de portas

Existem dois tipos principais de comunicação usados ​​pelos portos e é importante saber a diferença entre eles antes de prosseguirmos para a abertura dos portos. As portas são classificadas em dois tipos, dependendo do tipo de protocolo que usam. Existem dois tipos de protocolos e eles foram explicados a seguir.

Protocolo TCP: O Transmission Control Protocol (TCP) é uma das formas de protocolo mais utilizadas e proporciona uma entrega de dados confiável e ordenada. Esse tipo de comunicação é usado por aplicativos que precisam de uma forma segura de entrega e geralmente é mais lento do que outros protocolos.

Protocolo UDP: O User Datagram Protocol (UDP) é usado para enviar mensagens na forma de datagramas para outros hosts em uma rede IP. Essa forma de comunicação fornece muito menos latência, mas também é muito menos segura e a mensagem enviada pode ser facilmente interceptada.

Agora que você tem uma compreensão básica dos dois principais tipos de protocolos usados ​​pelas portas, seguiremos em direção ao método para abrir uma porta específica.

Como abrir uma porta de firewall no Windows 10?

O método para abrir uma porta de firewall é muito fácil e pode ser implementado por qualquer pessoa, no entanto, é importante que você saiba a faixa exata de portas que deseja abrir e também esteja ciente do protocolo que é usado pelo aplicativo para o qual você deseja abrir a porta.

1. Pressione ' janelas '+' Eu ”Para abrir as configurações e clique em“ Atualizar E Segurança ”.

Selecionando a opção de atualização e segurança

2. Selecione os ' janelas Segurança ”No painel esquerdo e clique em“ Firewall e rede Proteção ”Opção.

Acessando as configurações de Firewall e proteção de rede

3. Selecione os ' Avançado Configurações ”Botão da lista.
  4. Uma nova janela será aberta, clique no botão “ De entrada Regras ”Opção e selecione“ Novo Regra '

Clique em “Regra de entrada” e selecione “Nova regra”

5. Selecione “ Porta ”E clique em 'Próximo'.

Selecionando a porta e clicando em Avançar

6. Verifica a ' TCP ”Ou“ UDP ”Opção dependendo da aplicação e selecione“ Local Especificado Portos ”Opção.

Clicando em “TCP” e marcando a opção “Portas locais especificadas”

7. Insira as portas que deseja abrir, se estiver inserindo várias portas, insira-as com um “ , ' entre. Além disso, se você estiver abrindo uma série de portas, insira-as com um “ - ' entre.

Entrando em um intervalo de portas

8. Clique em ' Próximo ”E selecione“ Permitir a Conexão '

Selecionando a opção “Permitir a conexão”

9. Selecione “ Próximo ”E certifique-se de que tudo três opções são verificadas.

Verificando todas as opções

10. Novamente, clique em “ Próximo ”E escreva um“ Nome ”Para a nova regra.
  11. Selecione “ Próximo ”Depois de escrever um nome e clicar em“ Terminar '
  12. Agora, clique em “ Saída Regra ”E repita o processo acima da mesma maneira.

Clique em “Outbound Rule” e selecione “New Rule”

13. Depois de configurar a regra de saída, as portas foram aberto para enviar e receber pacotes de dados.