Correção: o computador desliga ao assistir ao YouTube

Se o seu PC desligar sozinho enquanto você assiste a vídeos, é muito provável que haja um problema de hardware. O desligamento de um PC pode ser o resultado de superaquecimento ou falha de hardware, mas, visto que assistir a vídeos é altamente improvável de superaquecer, você deve verificar o hardware. Também é possível que o culpado seja um driver para sua placa gráfica, o que será muito fácil de resolver.

Esse problema pode aparecer quando você está assistindo a um vídeo em um site ou em seu PC e pode travar imediatamente ou depois de 10 ou 15 minutos de exibição. É um problema muito chato, já que um grande número de usuários hoje em dia usa seus computadores para multimídia, e o vídeo é uma parte bastante grande disso. Esses usuários têm um PC que realmente não podem usar para o que desejam até que resolvam esse problema.

Antes de verificar seu hardware, você deve sempre verificar os drivers. O hardware pode ser caro para substituir e os drivers não custam nada, e ninguém iria querer gastar dinheiro com um novo hardware apenas para descobrir mais tarde que era apenas um problema de driver. Por isso, leia os métodos abaixo para encontrar o culpado do problema e resolvê-lo sem ir a uma loja de PCs e gastar dinheiro desnecessariamente.

Reparar arquivos corrompidos

Baixe e execute o Restoro para verificar e restaurar arquivos corrompidos e ausentes do aqui . Uma vez feito isso, prossiga com as soluções abaixo.

Método 1: verifique os drivers da placa de vídeo

Assistir a vídeos vai colocar um pouco mais de estresse na placa de vídeo e, se os drivers não forem atualizados, isso pode travar todo o sistema. Existem três opções. Uma delas é baixar os drivers para sua GPU em Intel , nVidia ou AMD , dependendo da placa de vídeo que você possui, a outra é permitir que o Windows os atualize por meio do gerenciador de dispositivos, ou você sempre pode executar o Windows Update, que atualiza quaisquer drivers desatualizados automaticamente. Se você não sabe qual placa gráfica, então, usando a Etapa 2 da Opção 1, você verá qual é.

Opção 1: Atualizar via Gerenciador de Dispositivos

1. aperte o janelas e R teclas do seu teclado, digite devmgmt. msc no Corre janela e pressione Entrar executar.
  2. Dentro de Gerenciador de Dispositivos, expandir Adaptadores de vídeo e encontre sua placa de vídeo, Intel, nVidia ou AMD.
  3. Clique com o botão direito e selecione Atualize o software do driver.
  4. Siga o assistente até que os drivers sejam atualizados e reiniciar seu dispositivo.

driver de atualização

Opção 2: Atualizar via Windows Update

1. Windows 8 / 8.1 / 10: pressione janelas no seu teclado para abrir o Começar menu e tipo Verifique se há atualizações . Abra o resultado.
  2. Windows XP / Vista / 7: pressione janelas no seu teclado para abrir o Começar menu e abra o Painel de controle de lá. Troque para Ícones grandes ou Ícones pequenos visualizar no canto superior direito e abrir Atualização do Windows.
  3. Clique em Verifique se há atualizações e deixe o Windows funcionar. Pode demorar um pouco, dependendo do seu PC e da conexão com a Internet, mas se houver um driver desatualizado, pode ter certeza que o Windows o avisará e atualizará.

verifique se há atualizações no Windows 10

Método 2: Verifique sua PSU

Se o seu PC desligar durante a exibição de vídeos, isso pode significar que sua placa de vídeo pede mais energia do PSU. Se o PSU não está funcionando corretamente ou, se for de baixa qualidade e não tiver energia suficiente para fornecer, ele pode desligar para evitar danos. Por isso, quando você está construindo ou comprando uma PSU, é sempre recomendável obter uma de uma marca confiável e uma fonte de alimentação grande o suficiente para seus componentes. Uma regra prática é que seus componentes devem manter sua PSU em cerca de 60-80% de sua capacidade total, e há uma abundância de calculadoras online que lhe dirão quanto seu sistema consome de acordo com os componentes. Todos que já trabalharam com computadores dirão que a PSU é um componente que você não deve usar barato - e eles estão certos. Verifique se a PSU está funcionando corretamente e se sua capacidade é suficiente e substitua-a por outra mais adequada, se necessário.

Método 3: Verifique as temperaturas da CPU / GPU

É possível que as soluções de resfriamento que você está usando para sua CPU não sejam suficientes e ela esteja esquentando além do limite seguro. Isso pode fazer com que o computador reinicie e, a longo prazo, pode até danificar o processador permanentemente. Além disso, se a pasta térmica em sua GPU for muito antiga, ela também pode causar esse problema e reinicializações / desligamentos aleatórios. Portanto, é recomendável monitorar as temperaturas da CPU e GPU e certificar-se de que não excedam o limite especificado pelo fornecedor. Você pode consultar esta artigo se você não sabe como monitorar as temperaturas da CPU.

No final do dia, se for um problema de software, você terá o problema resolvido em questão de minutos. Se for um problema de hardware, pode demorar um pouco mais e você terá que obter novos componentes. Seja o que for, use os métodos mencionados acima para verificar e você terá o seu PC instalado e funcionando em nenhum momento.