AMD Preparando Múltiplas GPUs 'Radeon RX' Navi 14, Revela o Último Vazamento que Menciona Alto 'Game Clock'

Hardware / AMD Preparando Múltiplas GPUs 'Radeon RX' Navi 14, Revela o Último Vazamento que Menciona Alto 'Game Clock' 3 minutos lidos

AMD Radeon VII



A AMD não tem uma ou duas, mas cinco variantes diferentes de placas gráficas de médio a alto padrão que sugerem um novo vazamento. Curiosamente, além de supostamente revelar a existência de cinco novas GPUs Navi 14 ‘Radeon RX’, o vazamento também menciona um novo parâmetro que pode vir a definir as diferentes variantes em termos de seu desempenho.

Vários comentários e um discussão no Reddit estão fervilhando de atividades sobre as misteriosas placas de vídeo da AMD. Aparentemente, a AMD está preparando toda uma gama de GPUs Radeon RX Navi 14 com diferentes núcleos e configuração de relógios. A análise dos tópicos e comentários indicam fortemente que a AMD está trabalhando em pelo menos cinco variantes da GPU Navi 14. Como é geralmente o caso, a AMD está tentando cobrir uma ampla gama de mercados e orçamentos. Ele está fazendo isso oferecendo diversos produtos convencionais para placas gráficas dedicadas para desktops e chips gráficos discretos para laptops. Mas o que é mais interessante é que os SKUs estão sendo classificados por seu ‘Peak / Game Clock’, um parâmetro que parece ter sido introduzido recentemente pela AMD.



AMD preparando cinco configurações diferentes de GPUs Radeon RX Navi 14 para vários mercados e orçamentos:

No passado recente, foi repetidamente indicado que a AMD estava preparando as placas de vídeo / chips discretos Radeon RX 5500, Radeon RX 5500 XT e Radeon RX 5500M. No entanto, de acordo com o último vazamento, que remonta a Repositório agd5f / Linux , existem pelo menos cinco GPUs Radeon RX Navi 14. O tweet abaixo os revela:

O que é interessante notar é que esses SKUs, alguns dos quais ainda não foram oficialmente reconhecidos, estão sendo identificados ou mencionados junto com ‘Peak Clock Speeds’. A AMD mudou recentemente a forma como os relógios são chamados para as GPUs Navi de ponta. A empresa decidiu oferecer três velocidades de clock para cada uma das placas gráficas / chips discretos. A velocidade de clock mais baixa deveria ser considerada como o clock base, que deveria ser o clock operacional padrão por padrão. Embora isso seja de conhecimento comum, a AMD mudou a nomenclatura de ponta.

Em outras palavras, quando se trata de aumentar as frequências, a AMD lançou recentemente duas velocidades de clock exclusivas. Um deles é o ‘Game Clock Speed’ e o outro é ‘Boost Clock Speed’. O Boost Clock Speed ​​é bastante conhecido como a velocidade nominal máxima, máxima ou máxima que a GPU pode atingir. O Game Clock Speed ​​é o novo participante na classificação de GPUs / placas gráficas. Aparentemente, a velocidade do relógio do jogo é o 'relógio de impulso médio', onde a GPU geralmente vai sentar. Não está imediatamente claro o que AMD quer dizer com relógio de impulso médio, mas é bastante provável que o relógio do jogo possa ser uma configuração geral , enquanto o Base Clock pode aumentar a velocidade quando a GPU está ociosa ou sem carga.

A propósito, o repositório Linux usa o termo ‘Peak Clock’ para o Game Clock, e é assim que as cinco configurações diferentes de GPUs AMD Radeon RX Navi 14 podem ser classificadas e identificadas. Como fica evidente na lista acima, o Navi 14 XTX (1717 MHz) é para a Radeon RX 5500 XT, o Navi 14 XT é para a Radeon RX 5500 (1670 MHz), o Navi 14 XTM (1448 MHz) é para o Radeon RX 5500M. Isso deixa apenas o Navi 14 XL e o Navi 14 XLM. Acredita-se fortemente que o Navi 14 XL pode ser uma placa de vídeo de desktop AMD acessível ou econômica conhecida como AMD Radeon RX 5300. O Navi 14 XLM SKU pode ser marcado como Radeon RX 5300M e destinado a laptops ou notebooks com soluções gráficas discretas.

A AMD aceita a linha NVIDIA Turing com GPUs Radeon RX Navi 14?

A AMD preparando tantas alternativas e dando escolha aos consumidores é principalmente para se opor à linha de Turing mainstream da NVIDIA, que foi recentemente anunciada para PCs desktop. Dado o desempenho indicativo e velocidades de clock, a arquitetura Navi 14 não é realmente um concorrente viável para placas baseadas em GPU TU116. No entanto, a AMD é conhecida por oferecer uma boa relação custo-benefício por sua solução gráfica. Além disso, as GPUs NVIDIA baseadas em Turing têm um preço base muito mais alto, enquanto a faixa de preço médio a acessível tem um preço completamente diferente.

Embora a Arquitetura de Turing possa ser uma competição difícil para a AMD, sua Arquitetura Navi não está se arrastando. Na verdade, um versão final de uma placa gráfica AMD Radeon poderosa, de ponta e possivelmente carro-chefe ou GPU está supostamente em processo. Com o mercado de CPU para desktop favorecendo a AMD e a Intel entrando no mercado de GPU, o próximo ano promete várias surpresas.

Tag amd