Como usar um console virtual no lugar do xterm



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

A capacidade de usar um console virtual não é algo que está oculto. Console virtual refere-se a uma tecnologia que permite ao Linux fornecer emulação para pares de teclado e monitor conectados a um sistema de computador central mais poderoso, que era um paradigma de estação de trabalho que já foi extremamente comum. Esse paradigma é menos comum hoje, mas a tecnologia ainda fornece uma maneira de interagir com uma máquina moderna de forma extremamente eficiente. Alguns usuários acreditam incorretamente que há um problema se eles entraram em uma tela totalmente preta e imediatamente acreditam que precisam solucionar o problema do sistema.



Na verdade, este é um comportamento projetado, mas se você sentir que tem sido um problema, um simples comando de tecla é suficiente para colocar seu sistema de volta sob controle. Se você for um verdadeiro usuário avançado, no entanto, há um comando que pode tornar essa função tão útil quanto um xterm para o trabalho de CLI.



Método 1: mover-se entre consoles virtuais

Mantenha pressionado CTRL e ALT enquanto pressiona F1, F2, F3, F4, F5 ou F6. Todos eles são mapeados para consoles virtuais e podem ser movidos entre eles facilmente. CTRL + ALT + F7 é mapeado para a interface gráfica do usuário. Se você considera isso um problema, mantenha pressionado CTRL e ALT e pressione F7 e eles nunca mais o incomodarão. Se você preferir usar um, será solicitado um nome de usuário e uma senha.



Método 2: Usando Consoles Virtuais como Substituições de xterm

Os consoles virtuais são anteriores aos xterms, portanto, algumas das funcionalidades das linhas de comando gráficas são incluídas neles por design. Primeiro, mantenha pressionado CTRL e ALT mais F1 para chegar ao primeiro terminal. Quando for solicitado um nome de usuário, digite o seu e forneça sua senha ao sistema. Alguns administradores também podem se logar aqui como root com a senha de superusuário, mas isso não só não é recomendado, mas também está obsoleto em algumas distribuições.

Agora você pode definir as cores da tela com um comando muito parecido com o sistema orientado por menus em um xterm. Primeiro digite o comando:

homem setterm



xterm

Para ver quais cores são válidas para o seu terminal. Em seguida, você pode digitar o comando:

setterm -background COLOR -foreground COLOR -store

xterm1

Substitua color por duas cores válidas da página de manual. Por fim, digite limpar para limpar a tela e substituir as cores da tela.

2 minutos lidos