Como projetar um circuito de dimmer de toque usando o Arduino?

Um switch é a parte mais essencial de qualquer circuito. Circuitos diferentes usam interruptores diferentes. Neste projeto, vamos usar um Touch Dimmer Switch. Este switch é um sensor sensível ao toque que detecta o toque físico ou proximidade. O aparelho elétrico que será controlado por este interruptor de dimmer de toque mudará sua intensidade de acordo com a saída deste interruptor.



Sensor de toque com Arduino

Como trocar um dispositivo usando o sensor de toque?

Vamos começar a trabalhar em nosso projeto sem perder tempo.



Etapa 1: Coletando os Componentes

Se quiser evitar qualquer inconveniente no meio de um projeto, o melhor é fazer uma lista de todos os componentes que serão utilizados e fazer um breve estudo de seu funcionamento. Uma lista de todos os componentes que vamos usar em nosso projeto é a seguinte:



  • Arduino uno
  • CONDUZIU
  • 2N2222 Transistor NPN
  • Resistor de 1k-ohm
  • Jumper Wires
  • Adaptador 12V AC para DC

Etapa 2: estudar os componentes

Como sabemos que temos uma lista de todos os componentes que vamos usar, vamos dar um passo à frente e fazer um breve estudo desses componentes.



Arduino Uno é uma placa microcontrolada usada para realizar várias operações em diferentes circuitos. Nós queimamos um Código C neste quadro para dizer como e quais operações executar.

Arduino uno

Um sensor de toque é um dispositivo de entrada muito sensível que detecta toque físico ou proximidade. A vantagem deste sensor é que um único sensor é usado para realizar muitas operações como toque, deslizar, pinçar, etc. O princípio no qual ele funciona é que ele mede a mudança na capacitância quando uma pessoa toca o sensor. Este sensor consiste em um Touchpad TTP223 . Quando um dedo é colocado no sensor, o estado dos pinos OUT mostra ALTO .



Sensor de toque

Etapa 3: montagem dos componentes

Agora vamos montar todos os componentes e fazer um circuito de comutação.

  1. Um sensor de toque é um módulo sensível ao toque que possui 3 pinos de entrada / saída. Ligue este módulo conectando o pino Vcc e o pino terra aos 5V e aterramento do Arduino. Conecte o pino SIG ou OUT deste módulo ao pino 8 do Arduino.
  2. Conecte o transistor 2N2222 ao pino 3 do Arduino com um resistor conectado à base do transistor e terminal coletor ao 5V do Arduino Uno. Conecte uma pequena lâmpada entre o emissor do transistor e o solo. Pin3 do Arduino é um PWM pino, o que significa que o valor neste pino pode variar de 0 a 255.

Diagrama de circuito

Etapa 4: Introdução ao Arduino

Se você ainda não está familiarizado com o IDE do Arduino, não se preocupe porque um procedimento passo a passo para configurar o IDE do Arduino é fornecido abaixo.

  1. Baixe a versão mais recente do Arduino IDE em Arduino
  2. Conecte sua placa Arduino ao PC e abra o painel de controle. Clique em Hardware e som e ver Dispositivos e Impressoras. Encontre o nome da porta à qual sua placa Arduino está conectada.

    Encontrar o porto

  3. Passe o mouse sobre o menu Ferramentas e defina o quadro para Arduino / Genuino Uno.

    Tabuleiro de Configuração

  4. No mesmo menu de ferramentas, defina a porta que você observou antes em Dispositivos e Impressoras.

    Porta de configuração

  5. Baixe o código anexo abaixo e clique no botão upload para gravar o código na placa do microcontrolador.

    Envio

Você pode baixar o código clicando em aqui.

Etapa 5: Código

O código é muito simples. É explicado resumidamente a seguir:

  1. No início, todos os pinos que serão usados ​​são inicializados. Uma variável horas é inicializado que conterá o valor, que será enviado para a lâmpada para alterar a intensidade de seu brilho. Este valor será de 0 a 255.
led int = 3; int sen = 8; int val = 0;

2 configuração vazia () é uma função que é usada para definir os pinos a serem usados ​​como INPUT ou OUTPUT. A taxa de bauds também é definida nesta função. A taxa de transmissão é a velocidade pela qual a placa do microcontrolador se comunica com outros sensores.

void setup () {Serial.begin (9600); pinMode (sen, INPUT); pinMode (led, OUTPUT); digitalWrite (sen, LOW); digitalWrite (led, LOW); }

3 - void loop () é uma função que é executada repetidamente em um loop. Neste loop, é verificado se o sensor está detectando um dedo ou não. Se o dedo for detectado continuamente, o valor na variável “ val ” é ajustado para permanecer entre 0 e 255. O processo continua até que o dedo seja levantado ou o brilho máximo seja alcançado. O controlador é programado se uma guia dupla for detectada, ele reduzirá o brilho.

Lâmpada lógica semelhante. de PWM é usado para a redução do brilho da lâmpada. Se o dedo tiver duas abas, a intensidade da lâmpada diminui gradualmente até que o dedo seja levantado ou a lâmpada alcance o brilho mínimo.

void loop () {while (digitalRead (sen) == LOW); while (digitalRead (sen) == HIGH) {while (digitalRead (sen) == HIGH) {if (val = 0) {analogWrite (led, val); val--; atraso (15); }}}}

Agora já sabemos como integrar o sensor de toque com o Arduino. Agora você pode fazer a sua própria em casa e aproveitar o escurecimento da sua lâmpada usando este sensor sensível ao toque.

Formulários

O funcionamento do interruptor dimmer é descrito acima usando uma pequena lâmpada. Este processo pode ser implementado em muitos outros aplicativos. Alguns desses aplicativos estão listados abaixo.

  1. Para usar o interruptor do dimmer de toque com lâmpadas incandescentes AC, ICs dedicados como TT6061A podem ser usados.
  2. Este interruptor Touch Dimmer pode ser usado para controlar a velocidade de um pequeno ventilador simplesmente tocando o sensor.
  3. Este interruptor Touch Dimmer pode ser usado para controlar o brilho de uma lâmpada simplesmente tocando o sensor.
  4. Pode substituir interruptores Dimmer tradicionais como interruptor deslizante ou interruptor de tipo rotativo para lâmpadas.