Os fabricantes de navegadores da Web serão responsáveis ​​pelos padrões da Web mais importantes à medida que o W3C retroceder?

Tecnologia / Os fabricantes de navegadores da Web serão responsáveis ​​pelos padrões da Web mais importantes à medida que o W3C retroceder? 2 minutos lidos

Navegadores da web



Apple, Google, Microsoft e Mozilla, os principais fabricantes de navegadores da web, parecem ter se defendido coletivamente e ganhado contra o World Wide Web Consortium. Juntos, o grupo projeta, desenvolve e implanta os navegadores mais populares, usados ​​por milhões de usuários da Internet. Safari, Chrome, Edge e Firefox são os navegadores dominantes atualmente e, evidentemente, seus fabricantes decidirão o que colocar em seus programas.

O World Wide Web Consortium, comumente referido como W3C, deu efetivamente o controle do projeto de alguns dos mais importantes Padrões da Web aos designers de navegadores da web. O corpo de padrões para a World Wide Web oficialmente desistiu de publicar padrões HTML e DOM futuros. O grupo presidido pelos fabricantes de navegadores da web agora poderá tomar essas decisões. O W3C e seus membros irão, em vez disso, esboçar “recomendações” para padrões da web futuros contendo os recursos de que precisam. Desnecessário mencionar que isso indica claramente que o W3C parece ter aceitado o papel decisivo da Apple, Google, Microsoft e Mozilla.



O grupo da indústria que compreende Apple, Google, Microsoft e Mozilla é oficialmente chamado de Grupo de Trabalho de Tecnologia de Aplicativos de Hipertexto da Web ou WHATWG. O corpo da indústria dos navegadores da web foi criado em 2004. Aparentemente, os criadores dos navegadores Safari, Chrome, Internet Explorer, Edge e Firefox sentiram que o W3C não estava ativo no desenvolvimento de um padrão HTML mais moderno. Além disso, o WHATWG parecia se opor à migração do W3C para XHTML e uma forma avançada de HTML que tinha uma estrutura semelhante a XML.



O WHATWG sentiu fortemente que a liderança do W3C não tinha os melhores interesses da comunidade de desenvolvimento da web em mente. Isso ocorre principalmente porque o W3C tinha várias entidades ou membros não relacionados ao navegador. Eventualmente, o grupo WHATWG se rebelou. O grupo acabou adotando e desenvolvendo o padrão HTML 5. Curiosamente, o grupo W3C aprovou formalmente o padrão HTML 5 como a próxima grande iteração do padrão web HTML.



Embora os dois grupos tenham colaborado, o WHATWG geralmente liderava o desenvolvimento. O grupo até incorporou vários novos recursos antes de serem formalmente aprovados pelo W3C. Isso indicava claramente que os fornecedores de navegadores consideravam obter a aprovação do W3C apenas uma formalidade. A frágil colaboração terminou abruptamente quando o grupo WHATWG se opôs aos planos do W3C para aprovar a versão 4.1 do padrão DOM.

No entanto, os dois grupos em conflito parecem ter resolvido amigavelmente suas diferenças. O W3C e o WHATWG anunciaram que assinaram um novo Memorando de Entendimento (MoU). De acordo com este MoU, o W3C está oficialmente desistindo de publicar padrões HTML e DOM futuros em favor do WHATWG. Essencialmente, o W3C concedeu total autonomia aos fornecedores de navegadores sobre vários recursos e padrões críticos.

Em um futuro previsível, o W3C e seus membros redigirão “recomendações” para padrões da web futuros contendo os recursos de que precisam. O WHATWG decidirá então o que entra em seus navegadores da web. A versão oficial do padrão HTML será, portanto, conhecida como HTML Living Standard. O padrão DOM também será conhecido como DOM Living Standard. Desnecessário acrescentar que ambos são mantidos atualmente pelo WHATWG.