Como corrigir 0x0000007F BSOD (tela azul da morte)



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

este 0x0000007F BSOD (Tela Azul da Morte) é relatado para aparecer em intervalos aleatórios sem gatilho aparente. Esse problema só é relatado como ocorrendo no Windows 7, Windows 8.1 e Windows Server.



0x0000007f BSOD



Acontece que existem várias causas diferentes que podem acabar causando este BSOD específico:



  • Looping iaStor.sys arquivo de kernel - Uma das causas mais comuns desse problema é um arquivo de kernel em loop chamado iaStor.sys. Este arquivo está relacionado aos drivers IDE / ADA e ATAPI e pode acabar causando BSODs inesperados caso você esteja trabalhando com uma unidade dedicada corrompida ou mal instalada. Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de corrigir o problema usando Gerenciador de Dispositivos para desinstalar cada controlador IDE ATA e ATAPI para forçar seu sistema operacional a reinstalar os equivalentes genéricos.
  • AV superprotetor de terceiros - Outro culpado potencial que pode acabar causando esse problema é uma ação superprotetora causada por seu pacote antivírus de terceiros. Um dos culpados mais comuns é a segurança da Internet da McAffee. Nesse caso, tente corrigir o problema desativando a proteção em tempo real ou desinstalando o av de terceiros.
  • Pico de temperatura causado pelo utilitário HP - Acontece que os laptops e desktops HP podem ser inchados por dois utilitários diferentes (HP Credential Manager e HP Protect Tools Security Manager Suite), que são conhecidos por consumirem muita memória e aumentarem a temperatura da CPU em mais de 20 ° C em alguns casos , o que pode acabar produzindo um BSOD. Nesse caso, você pode corrigir o problema desinstalando os aplicativos problemáticos.
  • Espaço insuficiente do kernel - Se você estiver usando Symantec ou Norton AVs, é provável que esteja vendo este erro crítico de BSOD devido ao espaço insuficiente do kernel para processar os drivers do kernel. Nesse caso, você pode expandir o espaço do kernel disponível usando o Editor do Registro para criar uma chave KstackMinFree.
  • Corrupção de arquivo do sistema - Em certas circunstâncias, esse problema também pode ser criado por uma corrupção de arquivo de sistema subjacente que você não poderá consertar convencionalmente. Se esse cenário for aplicável, você deve ser capaz de corrigir o problema redefinindo todos os componentes do Windows com um procedimento como uma instalação limpa ou instalação de reparo.

Método 1: desinstalando controladores IDE / ADA / ATAPI

Acontece que um dos culpados mais comuns que vão acabar causando esse tipo de BSOD é um lopping iaStor.sys arquivo que acaba produzindo uma falha crítica. Conforme relatado pela maioria dos usuários afetados, isso ocorre devido a uma inconsistência com os controladores IDE / ATA / ATAPI.

Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de corrigir o problema usando Gerenciador de Dispositivos para desinstalar todos os drivers IDE, ATA e ATAPI para forçar seu sistema operacional a instalar os equivalentes genéricos. Na maioria dos casos, os usuários encontram o 0x0000007F erro relatou que os BSODs pararam após desinstalar seus drivers IDE, ATA ou ATAPI dedicados.

Aqui estão instruções passo a passo para fazer isso:



  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Devmgmt.msc’ e pressione Entrar para abrir Gerenciador de Dispositivos . Se você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Digite devmgmt.msc e pressione Enter para abrir o gerenciador de dispositivos

  2. Uma vez dentro do Gerenciador de dispositivos, role para baixo através das várias seções e expanda o menu suspenso associado a Controladores IDE ATA / ATAPI.
  3. Assim que estiver dentro do Controladores IDE ATA / ATAPI, comece a desinstalar sistematicamente todos os controladores clicando com o botão direito em cada um deles e escolhendo Desinstalar dispositivo no menu de contexto.

    Desinstalando o dispositivo usando o Gerenciador de Dispositivos

  4. Vá em frente e desinstale cada item em Controlador IDE ATA / ATAPI e reinicie o computador. Na próxima inicialização do computador, seu sistema operacional irá instalar os drivers equivalentes genéricos e você não deverá mais encontrar o mesmo problema 0x0000007F BSOD.

Caso o mesmo problema continue ocorrendo mesmo depois de desinstalar os drivers dedicados e substituí-los por equivalentes genéricos, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 2: Desativar / desinstalar o AV de terceiros (se aplicável)

Acontece que existem vários pacotes de antivírus superprotetores que podem muito bem estar facilitando o 0x0000007F BSOD bloqueando um processo essencial do kernel devido a um falso positivo. É comum que isso aconteça com o McAfee Internet Security, mas pode haver outros pacotes de terceiros que causarão o mesmo comportamento.

Se este cenário for aplicável, você deve ser capaz de consertar esta Tela Azul da Morte crítica desativando a proteção em tempo real ou desinstalando o pacote de terceiros completamente.

Comece de forma simples desabilitando a proteção em tempo real e veja se o BSOD para de ocorrer. Mas lembre-se de que essa operação será diferente dependendo do pacote de terceiros que você está usando. No entanto, na maioria dos casos, você deve ser capaz de desativar a proteção em tempo real diretamente no ícone da barra de tarefas.

Desativando a proteção em tempo real no Avast Antivirus

Desativando a proteção em tempo real no Avast Antivirus

Depois de desativar a proteção em tempo real, monitore a situação e veja se o BSOD retorna, se isso acontecer e você estiver usando um pacote AV que também inclui um componente de firewall, lembre-se de que as mesmas regras de segurança podem permanecer em vigor mesmo depois de desativar a proteção em tempo real.

Neste caso, a única maneira de eliminar seu pacote AV de terceiros da lista de culpados é simplesmente desinstalá-lo e ver se o BSODs parar de ocorrer. Aqui está um guia rápido sobre como fazer isso:

  1. Abra um Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R . Em seguida, digite ‘Appwiz.cpl’ e pressione Entrar para abrir um Programas e características janela.

    Digite appwiz.cpl e pressione Enter para abrir a lista de programas instalados

  2. Assim que estiver dentro do Programas e características tela, role para baixo através da lista de aplicativos instalados e localize o pacote de segurança de terceiros que você planeja desinstalar.
  3. Depois de conseguir localizar o pacote AV de terceiros, clique com o botão direito nele e escolha Desinstalar no menu de contexto recém-exibido.

    Desinstalando o antivírus usando o painel de controle

  4. Dentro da tela de desinstalação do seu AV, siga as instruções na tela para concluir a desinstalação e reinicie o computador assim que a operação for concluída.
  5. Monitore a situação e veja se você ainda está vendo os BSODs 0x0000007F.

Caso o mesmo problema ainda esteja ocorrendo, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 3: Desinstale o HP Credentials Manager (se aplicável)

Se você usa um laptop HP ou um dispositivo conectado e já instalou HP Credentials Manager ou Conjunto de gerenciador de segurança HP Protect Tools , há uma grande chance de você ver esses tipos de BSODs devido às temperaturas extremamente altas da CPU e GPU.

Embora ambas as suítes sejam genuinamente desenvolvidas e mantidas pela HP, elas consomem muita memória e causam picos de temperatura massivos (especialmente com modelos de CPU mais antigos). Existem casos documentados em que este utilitário acaba consumindo mais de 50% dos recursos da CPU e aumentando a temperatura em mais de 20 graus.

Caso este cenário seja aplicável, você deve ser capaz de impedir que esses BSODs aparentemente aleatórios ocorram, desinstalando o HP Credentials Manager ou o HP Protect Tool Security Manager Suite (dependendo do pacote que você instalou):

Nota: Lembre-se de que essas duas ferramentas não são de forma alguma essenciais. A funcionalidade oferecida pelo HP Credential Manager já está presente nativamente no Windows (Credential Manager). E quanto ao HP Protect Tool Security Manager Suite, é inferior ao Windows Defender e consome muita memória.

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Appwiz.cpl’ e pressione Entrar para abrir o Programas e características cardápio.

    Digite appwiz.cpl e pressione Enter para abrir a lista de programas instalados

  2. Quando estiver na tela Programas e Recursos, role para baixo na lista de aplicativos instalados e localize HP Credential Manager ou Suíte HP Protect Tool Security Manager.
  3. Depois de conseguir localizar a ferramenta problemática, clique com o botão direito sobre ela e escolha Desinstalar no menu de contexto recém-exibido para iniciar a desinstalação.

    Desinstalando o pacote Problemático

  4. Dentro da tela de desinstalação, siga as instruções na tela para concluir a desinstalação.
  5. Depois de concluída a operação, reinicie o computador e veja se o problema foi corrigido.

Caso o mesmo problema ainda esteja ocorrendo, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 4: Adicionando o valor KStackMinFree (se aplicável)

Caso você esteja vendo este erro ao executar o Symantec Antivirus ou Norton Antivirus, é muito provável que o problema esteja ocorrendo devido ao fato de que seu computador não tem espaço suficiente no kernel para processar mais drivers do kernel.

Quando o Symantec Antivirus inicia uma verificação do sistema ou examina um arquivo em busca de vírus, ele solicitará acesso ao arquivo do sistema. Com o tempo, esses tipos de solicitações podem aumentar o espaço do kernel que seu computador consome até que esteja muito cheio para funcionar corretamente.

Se esse cenário for aplicável, você deve ser capaz de corrigir esse problema usando o Editor do Registro para adicionar o valor KStackMinFree ao registro. O que esse valor faz, ele especifica o espaço mínimo do kernel que deve estar disponível para a proteção em tempo real do sistema Symantec Antivirus ou Norton Antivirus para solicitar acesso ao arquivo.

Caso você esteja realmente usando um desses dois pacotes de segurança, siga as instruções abaixo para criar o valor KStackMinFree usando o Editor do Registro e corrigir o 0x0000007F BSOD:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. A seguir, digite ‘ regedit ‘Dentro da caixa de texto e pressione Entrar para abrir o Editor do Registro.

    Abrindo o Editor do Registro

    Nota: Quando solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos ao Editor de registro Utilitário.

  2. Assim que estiver dentro do Editor de registro, use o menu na seção esquerda para navegar até o seguinte local:
    HKEY_LOCAL_MACHINE  SOFTWARE  Symantec  Symantec Endpoint Protection  AV  Storages  Filesystem  RealTimeScan

    Nota: Você pode chegar a este local manualmente ou pode colar o local diretamente na barra de navegação na parte superior e pressionar Entrar para chegar lá instantaneamente.

  3. Com o RealTimeScan selecionado, vá para a seção à direita, clique com o botão direito em um espaço vazio e escolha Novo> Valor DWORD .

    Criação de um novo valor Dword (32 bits)

  4. Nomeie o recém-criado KStackMinFree e pressione Entrar para salvar as alterações. Depois de criar este valor, clique com o botão direito sobre ele e escolha Modificar no menu de contexto recém-exibido.
  5. Em seguida, no Editar valor Dword (32 bits) menu definir o Base para hexadecimal, em seguida, defina o Dados de valor para 2200 e pressione Está bem para salvar as alterações.

    Configurando o KstackMinFree

  6. Quando a modificação for concluída, salve as alterações atuais e reinicie o computador para permitir que as alterações tenham efeito.
  7. Após a conclusão da modificação, monitore a situação e veja se o problema ainda está ocorrendo.

Caso o mesmo problema ainda esteja ocorrendo, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 5: Forçar uma instalação de reparo

Se nenhuma das instruções abaixo funcionou para você, é provável que você esteja lidando com uma corrupção de arquivo de sistema subjacente que não será capaz de consertar convencionalmente. Nesse caso, você deve ser capaz de corrigir o problema redefinindo todos os componentes do Windows para garantir que não haja nenhum arquivo do sistema operacional corrompido que possa causar esse tipo de BSOD.

Quando se trata de fazer isso, você tem duas opções à sua escolha:

  • Instalação de reparo (reparo no local) - Esta operação deve ser a abordagem preferencial se você tiver uma mídia de instalação do Windows compatível para usar. Ele permite que você reinicie todos os componentes relevantes do Windows sem a exclusão de seus arquivos pessoais. Ainda mais, este procedimento não vai tocar, jogos de aplicativos e até mesmo algumas preferências do usuário.
  • Instalação limpa (reinstalação no local) - Este é o procedimento mais fácil do grupo, pois você não precisa de uma mídia de instalação compatível e pode implantar esta operação diretamente do menu GUI do Windows. Mas lembre-se de que, a menos que faça backup de seus dados com antecedência, você corre o risco de perder todos os arquivos pessoais, jogos e aplicativos presentes na unidade do sistema operacional.
Tag Erro BSOD 6 minutos lidos