Samsung e Google desenvolvem em conjunto processador Octa-Core personalizado no nó de 5 nm

Hardware / Samsung e Google desenvolvem em conjunto processador Octa-Core personalizado no nó de 5 nm 2 minutos lidos

Samsung Exynos 9825 SoC



A Samsung e o Google estão trabalhando juntos para desenvolver um processador personalizado. O chipset deve ser usado pelo Google, mas a aplicação final do mesmo permanece um mistério. O novo chipset personalizado será fabricado no Nó de Fabricação de 5 nm recém-desenvolvido da Samsung.

Um novo processador personalizado está sendo desenvolvido na Samsung. o processador específico do aplicativo ou do processo será usado pelo Google . Acredita-se que o novo processador esteja em desenvolvimento ativo e poderá ser produzido em massa ainda este ano. Não está claro se o Google pretende usar o novo processador dentro dos próximos smartphones Pixel ou para qualquer outra finalidade.



Samsung projeta o SoC Octa-Core personalizado para o Google na nova tecnologia de processo de 5Nm:

Relatórios da Coreia do Sul indicam que a Samsung está profundamente no desenvolvimento de um novo System on a Chip (SoC) personalizado. O processador de design personalizado é destinado ao Google. O novo processador será fabricado com a nova tecnologia de processo de 5 nanômetros.



Segundo relatos, o novo SoC é um processador octa-core. Dos oito núcleos, quatro são Cortex-A55 com eficiência energética, dois Cortex-A76 e um par de Cortex-A78. Enquanto a Samsung fornecerá esses núcleos, o Google fornecerá um Processador de Processamento de Imagens (ISP) e uma Unidade de Processamento Neural (NPU) para o chipset.



O SoC deverá ter Mali MP20 como núcleo gráfico. Aliás, o Mali MP20 ainda não foi anunciado oficialmente. No entanto, relatórios anteriores indicam que ele está sendo fabricado na nova microarquitetura Borr.



A Samsung teria criado um departamento interno separado composto por 30 funcionários encarregados do desenvolvimento do novo SoC personalizado. Não está claro se o Google usará os novos chipsets personalizados nos próximos smartphones Pixel com baixo custo. No entanto, dado o número e tipo de componentes dentro do novo SoC, é bastante provável que o Google possa incorporar esses chips em uma nova linha de smartphones Android acessíveis com recursos 5G.

Samsung descartando componentes internos Exynos para núcleos e soluções gráficas padrão de terceiros?

A Samsung tem recebido muitas reclamações sobre seu chipset Exynos. Muitos usuários dos novos smartphones Android Samsung Galaxy Series reclamaram sobre os processadores Exynos serem inferiores. Os usuários afirmam que o chipset Exynos torna os telefones mais lentos, corrói a vida útil da bateria, deteriora as capacidades da câmera, impacta negativamente o poder de processamento e até mesmo causa superaquecimento que resulta em redução do desempenho.

Parece que a Samsung pode ter percebido o crescente descontentamento com seus processadores Exynos. Conseqüentemente, os relatórios indicam que a empresa mudará de núcleos Mongoose para ARMs padrão nas próximas variantes dos processadores Exynos. Como uma medida adicional para aumentar os recursos gráficos e de câmera, a Samsung se recusou a incorporar gráficos ARM Mali. Em vez disso, a Samsung irá incorporar os chips gráficos da AMD em seus processadores Exynos. Curiosamente, a Samsung optou pelas novas GPUs da AMD baseadas na arquitetura RDNA.

Não está claro se a Samsung seguirá o mesmo padrão e usará sensores de imagem da Sony em suas câmeras de smartphone em vez das suas próprias. Uma petição online criada recentemente tem obtido várias centenas de assinaturas por dia. A petição insta a Samsung a abandonar sua linha Exynos e você veja o mesmo processador, feito da Qualcomm Cores em smartphones vendidos em todos os lugares .

Tag samsung