O Facebook planeja tornar as transferências de dinheiro em todo o mundo mais fáceis e baratas com sua criptomoeda 'Libra'

Tecnologia / O Facebook planeja tornar as transferências de dinheiro em todo o mundo mais fáceis e baratas com sua criptomoeda 'Libra' 4 minutos lidos

Calibra



Nos últimos anos, o Facebook tem enfrentado muitas críticas, decorrentes do uso indevido de dados do usuário. O escândalo Cambridge Analytica foi uma grande revelação e a imagem pública do Facebook sofreu um grande golpe depois disso. A maioria das empresas ficaria calada por um tempo depois de um desastre de relações públicas dessa escala, mas não o Facebook. O gigante da mídia social está planejando para lançar sua própria criptomoeda no ano que vem e a empresa divulgou muitos detalhes hoje.

Eis Libra!

Libra Crypto



A criptomoeda do Facebook se chamará Libra e será lançada no próximo ano. Libra não vende anonimosidade como outras criptomoedas importantes, ela vende conveniência.



Cada país tem sua própria moeda com diferentes regras e regulamentos financeiros e, portanto, as transferências de dinheiro não são tão coesas quanto deveriam ser, com certeza você pode usar serviços como o PayPal, mas mesmo isso vem com taxas pesadas e muitas vezes as transferências não são instantâneas. O que o Facebook planeja fazer aqui é usar Libra como um cobertor. Você usa sua moeda local para adicionar dinheiro em sua carteira, que é armazenada como Libra e todas as transferências também estão na mesma forma, mas o destinatário sempre pode converter esse valor em sua respectiva moeda local (também Facilitando despesas locais).



Calibra é projetado para Libra, então quando você enviar, gastar ou economizar seu dinheiro, você estará usando Libra. Você pode converter sua moeda local em Libra para adicionar dinheiro à sua carteira e convertê-la de volta quando quiser sacar. Ao converter sua moeda local de ou para Libra, o aplicativo mostrará a taxa de câmbio para que você saiba exatamente o que receberá.

Agora há outra preocupação, como o valor de Libra será determinado? Isso é uma preocupação porque as principais criptomoedas como Bitcoin são todas muito voláteis porque não têm um ativo fixo subjacente e o preço é baseado no valor percebido.

Este não é o caso de Libra, é lastreado pela Reserva de Libra, que é uma coleção de moedas e outros ativos usados ​​como garantia. Fixar o preço em vários ativos e moedas é uma grande mudança, porque isso lhe dará muita estabilidade, a turbulência econômica em um mercado único terá efeito limitado.



Calibra: a carteira que impulsiona tudo

Calibra

O Calibra será o aplicativo independente para Libra, que estará disponível para iOS e Android. Essa será uma grande parte da experiência de dinheiro digital do Facebook. Haverá muitos recursos integrados para facilitar as transferências ponto a ponto. A empresa também integrará os pagamentos do Calibra no WhatsApp e no Messenger.

Economize, envie e gaste seu dinheiro, tudo no app Calibra. Recarregue seu telefone ou pague contas. Suas transações serão privadas e seguras.

A primeira versão do Calibra oferecerá suporte a pagamentos ponto a ponto e algumas outras formas de pagamento, como códigos QR, que os pequenos comerciantes podem usar para aceitar pagamentos em Libra.

Calibra é uma subsidiária do Facebook e a empresa afirma que Calibra funciona de forma independente. Mas não leia muito sobre isso, eles fizeram declarações semelhantes durante a aquisição do WhatsApp.

Conformidade com a regulamentação pode ser difícil

Talvez Libra possa preencher a lacuna de pagamentos em todo o mundo, mas o Facebook ainda precisará cumprir as regras em cada nação individual em que operam. Isso pode ser um desafio, já que a maioria dos países não gosta de criptomoedas, tira o poder fiscal do estado devido para sua natureza descentralizada.

O Facebook precisará equilibrar os interesses do estado e do usuário individual. A página de destino da Calibra menciona conformidade total com as regras e regulamentos governamentais, afirmando: “ Conformidade com a lei. Os dados podem ser compartilhados para cumprir os requisitos legais ou regulamentares,
incluindo o compartilhamento com autoridades policiais, reguladores e / ou funcionários do governo, ou em resposta a um pedido legal válido . ” Ele também menciona que o Calibra não estará disponível em países onde as criptomoedas são ilegais.

Podemos confiar no Facebook novamente?

A página de destino de Calibra menciona várias vezes que a empresa é independente do Facebook, embora seja uma subsidiária. É quase como se estivesse tentando se distanciar do Facebook.

Por ser um serviço de pagamentos, estará sob escrutínio rigoroso, pois a maioria dos países tem restrições estritas ao uso de dados financeiros.

Calibra não compartilhará informações de contas ou dados financeiros com o Facebook,
Inc. ou qualquer terceiro sem o consentimento do cliente. Por exemplo, as informações da conta dos clientes da Calibra e dados financeiros não serão usados ​​para melhorar a segmentação de anúncios no Facebook, Inc.
família de produtos.

Eles também prometem aos usuários mais controle sobre seus dados, usando uma linguagem clara e simples e
controles de privacidade fáceis de encontrar que detalham quais dados são coletados, usados ​​e compartilhados e para quais finalidades.

Além disso, Calibra não será um serviço gratuito. Haverá uma pequena taxa em cada transação, portanto, a coleta de dados do usuário para obter lucro pode não ser necessária. Ainda assim, algumas das subcláusulas podem ser motivos de preocupação, pois parecem ser lacunas em potencial, “ Calibra usará os dados do cliente para facilitar e melhorar a experiência do produto Calibra, comercializar Calibra produtos e serviços, cumprir as obrigações legais e regulamentares e garantir a segurança, proteção e integridade. Também podemos usar dados de clientes para conduzir projetos de pesquisa relacionados à inclusão financeira e oportunidade econômica com, por exemplo, instituições acadêmicas e ONGs, embora quaisquer os resultados conterão apenas estatísticas agregadas ”.

Libra tem o potencial de revolucionar a maneira como enviamos dinheiro em todo o mundo e, com o Facebook, é provável que tenha sucesso, mas os usuários não podem ignorar o que está acontecendo quando se trata de privacidade e segurança. Esperançosamente, o Facebook pode aliviar algumas dessas preocupações com sua política de dados abrangente antes do lançamento.

Tag Calibra Libra