Como alterar a senha root no Linux

A conta root tem a capacidade de controlar qualquer coisa em um sistema Unix, e o Linux não é diferente. É necessário usar o comando passwd para alterar os dados da senha do Linux, e o mesmo vale para o root. Devido à natureza especial deste comando, algumas precauções se aplicam. Notavelmente, não é possível alterar os dados de senha do Linux para o usuário root prontamente em um sistema Ubuntu ou Ubuntu spin sem primeiro fazer algumas alterações.

A maioria dos usuários que deseja alterar os dados de senha do Linux precisará abrir um terminal gráfico. Você pode segurar Ctrl, Alt e T para fazer isso ou talvez clicar no menu Aplicativos, ir para as ferramentas do sistema e selecionar o terminal. Os usuários do CentOS que não têm uma interface gráfica instalada vão querer fazer login em seu terminal virtual com uma conta de usuário, supondo que tenham os pacotes sudo atualizados.

Método 1: Alterar a senha root na maioria das distribuições Linux

Supondo que sua distribuição tenha o pacote sudo instalado, você pode alterar a senha de root com o sudo passwd root comando. Sua senha sudo será solicitada primeiro e, em seguida, será necessário inserir uma nova senha UNIX duas vezes. A complexidade da sua senha será testada, portanto, verifique se ela é boa. Depois de inserir a senha duas vezes, sua conta root deve ser alterada. Segure Ctrl e Alt e pressione F1-F6 para chegar a um terminal virtual vazio. Digite root e a nova senha para ter certeza de que funciona. Considerando os riscos relacionados ao trabalho como root, certifique-se de digitar exit para sair deste console. Mantenha pressionado Ctrl, Alt e F7 para voltar ao seu ambiente gráfico se você não estiver trabalhando em um servidor. Este método deve funcionar no Debian e em muitas outras distribuições. Ele também deve funcionar com o Arch se você tiver todos os pacotes de pré-requisitos instalados.

Método 2: alterar a senha root no Ubuntu Linux

O Ubuntu e seus vários derivados eliminam a conta root, o que a desativa funcionalmente. Você não será capaz de alterar prontamente a senha do usuário root porque ela realmente não existe. Isso é verdade para Xubuntu, Kubuntu, Lubuntu e potencialmente a maioria das instalações do Linux Mint e Trisquel. Embora seja possível ativar a conta, não é nada recomendado. Lembre-se de que seu primeiro usuário nesses sistemas é um administrador e pode acessar uma conta root digitando sudo -i no prompt e inserindo sua senha. Isso funciona da mesma forma que qualquer outro login root e é um pouco mais seguro. Se você tiver certeza absoluta de que deseja ativar a conta root e compreender os riscos envolvidos, digite sudo passwd root e pressione Enter. Digite uma nova senha do UNIX e certifique-se de não esquecê-la. Você precisará executar sudo passwd -u root para desbloquear sua conta. Você receberá uma mensagem que diz algo como 'informações de validade da senha alteradas', o que significa que você abriu a conta. O usuário root funcionará normalmente, mas tenha em mente o quão perigoso isso realmente é. Quando quiser desabilitar a conta root, você pode digitar sudo passwd -dl root para trancar novamente.

Método 3: alterar os dados da senha do Linux como root

Se você estiver conectado como root, digamos, em um terminal virtual do servidor CentOS, Fedora ou Red Hat Enterprise Linux, então você pode alterar a senha simplesmente digitando senha e pressione Enter. Você receberá um prompt que diz “Digite a nova senha do UNIX:” e, em seguida, será solicitado a digitá-la uma segunda vez. Lembre-se de que você deve realmente ter feito login no root para fazer isso, ou talvez usado sudo su para acessar um prompt de root. Isso não funcionará em um sistema Ubuntu ou Linux Mint inalterado, mas é bom para aqueles que executam sistemas de servidor ou usam ssh para fazer login remotamente. Antes de tentar fazer isso, certifique-se de ter # como o símbolo em seu prompt. Dependendo do shell de login padrão definido para root, o prompt pode conter outras informações.

Lembre-se de que independentemente do método ou distribuição em que esteja trabalhando, você também pode digitar Quem sou eu e pressione Enter para descobrir com quem você está conectado.