Os 5 melhores controladores de ventilador para suas plataformas em 2020

Componentes / Os 5 melhores controladores de ventilador para suas plataformas em 2020 6 minutos lidos

Com o aumento da tendência para jogos de PC, ideias novas e criativas surgem para ajudar todo o equipamento também. Às vezes, essas idéias são apenas para aquele talento extra - luzes RGB. No entanto, vimos acessórios serem rotulados como quase uma necessidade, senão totalmente. Os controladores de ventilador são um bom exemplo disso. Talvez você queira testar seu equipamento e levá-lo ao limite. Quando for esse o caso, você precisa investir algum dinheiro em um controlador de ventilador para que possa proteger seu PC com segurança.



A emoção de levar seu equipamento ao limite é, de certa forma, excitante. E muitas vezes, um ventilador de gabinete simplesmente não é suficiente para fazer o trabalho. É aí que os controladores de ventilador entram para salvar o dia. Há muito o que procurar ao fazer a escolha final, como número de pinos, estética e controles. Então, vamos começar e dar uma olhada em nossos melhores controladores de ventilador que você deve dar uma olhada se estiver pensando em comprar um.



1. NZXT Sentry 3

Controlador de alto desempenho



  • Proteção contra alta tensão e falta de corrente
  • O alarme dispara quando as temperaturas estão muito altas
  • O design de aço com plástico resistente torna-o à prova de futuro
  • Vem em conectores de 3 e 4 pinos para invólucros mais antigos e mais novos
  • A configuração é um pouco complicada para os iniciantes

Número de canais: 5 | Controle PWM: Sim | Tamanho da baía: 5,25 '' | Controle de temperatura: sim



Verifique o preço

A esta altura, deve ser surpresa que a NZXT esteja no topo com seus produtos. Esse é o caso aqui, assim como o Sentry 3 da NZXT está, simplesmente, em uma liga totalmente diferente.

Sentry 3 é uma continuação da linha de controladores de ventilador Sentry 2, tendo uma tela sensível ao toque para exibir estatísticas, bem como controlar velocidades etc. É um dos melhores controladores multifuncionais do mercado atualmente, com a opção de Conectores de 3 ou 4 pinos. Isso significa que ele vem com e sem opções de PWM. É um produto incrível, quase sem contratempos reais. Com o Sentry 3, você pode ter até 3 ventiladores por canal (total de 5 canais), o que é muito mais do que um consumidor médio precisaria.

O que é realmente incrível sobre isso é como você pode configurar perfis para cada canal para controlar a velocidade. Além disso, ele vem com um sensor de temperatura integrado que você pode usar para definir limites para as RPMs do ventilador. E isso nem é a melhor parte do Sentry 3. É a impressionante e cristalina tela de toque de 5,4 'que se encaixa facilmente e torna a visualização de estatísticas muito conveniente.



O Sentry 3 é, sem dúvida, não apenas o melhor controlador de ventoinhas, mas também um dos favoritos dos fãs. Ele combina a estética que você espera do NZXT, há uma infinidade de opções para você acessar e escolher como deseja controlar e monitorar seu hardware, tornando-o a primeira escolha óbvia para todos.

2. Kingwin FPX-008

Controlador de melhor valor

  • Fácil rastreamento e monitoramento de temperatura com velocidades variáveis
  • Compatível com todas as versões de Microsoft e MacOS
  • Os ventiladores podem ser ligados em série
  • A qualidade da construção parece um pouco barata
  • Às vezes, apenas 10 W por canal são entregues

Número de canais: 4 Controle PWM: Sim | Tamanho da baía: 5,25 '' | Controle de temperatura: sim

Verifique o preço

O próximo é o FPX-008 do Kingwin. Este é, nos termos do Layman, um controlador ideal para pessoas que procuram não comprometer a aparência e o desempenho investindo uma quantia um tanto decente. O FPX-008 é fácil de instalar, mesmo para iniciantes, durável e oferece uma interface de usuário baseada em botões.

Este é um controle de ventilador de 4 canais e 3 pinos feito para caber em baias de unidades de 5,25 ”. Na frente, você encontrará botões com um LCD brilhante para medir a temperatura e RPM de cada ventoinha acoplada a ele. Com a ajuda dos botões, as velocidades das ventoinhas também podem ser variadas o que, junto com a tela acima delas, torna essas manipulações muito fáceis.

A configuração desta peça de hardware é indiscutivelmente a mais fácil. Kingwin é muito generoso com seus cabos também, pois eles fornecem longos pares de cabos necessários para conectá-los e começar. Você pode facilmente usar isso e deixá-lo parado até que surja a necessidade. Estendendo a isso, os fãs são incrivelmente silenciosos também; entrando no modo de alta potência apenas durante as horas de jogo. No entanto, esses ruídos altos são quase imperceptíveis se você for um usuário de fone de ouvido.

O FPX-008 de Kingwin é uma opção muito boa para pessoas que procuram economizar seu dinheiro, mas ainda assim se divertem com o controlador. A qualidade de construção é um pouco decepcionante, pois Kingwin empregou o mesmo tipo de plástico que eles usavam antes. Com a atualização de preço, você esperaria que o próprio material de base fosse atualizado. No entanto, se você puder ignorar esses problemas e usar o FPX-008 com cuidado, está tudo pronto. Este com certeza entregará, com sua aparência e funcionalidade trabalhando lado a lado para lhe dar o melhor do melhor.

3. Thermaltake Commander F6 RGB

Design atraente

  • Potência muito alta por canal
  • O impulso de inicialização aplica alguma tensão extra para alimentar os ventiladores para o impulso inicial
  • Os controles PWM parecem muito instáveis
  • A tela de toque frequentemente precisa ser pressionada várias vezes para registrar um comando
  • As cores RGB não podem ser sincronizadas

Número de canais: 6 Controle PWM: Sim | Tamanho da baía: 5,25 '' | Controle de temperatura: sim

Verifique o preço

A posição de número 3 em nossa lista foi garantida com sucesso pelo Commander F6 RGB da Thermaltake. O design deste pode não estar entre os mais bonitos, especialmente considerando o quão bem trabalhados nossos dois anteriores eram. No entanto, não devemos julgar um livro pela capa, pois esta caixa não tão bonita é uma das mais avançadas que existe.

De cara, você notará que o Commander F6 tem 6 canais para conectar os fãs. Isso é simplesmente incrível, pois tem potencial para ser algo mais do que apenas um controlador de mesa para o consumidor médio. A Thermaltake com certeza não comprometeu nada nesse departamento.

Ele também suporta os conectores MOLEX de 3 pinos, bem como de 4 pinos. Assim, você não terá que se preocupar em sair do seu caminho apenas para garantir que este produto seja compatível. O Commander F6 também vem com sensores de temperatura embutidos para soar um alarme se os componentes ficarem muito quentes. Isso, junto com as medidas extras tomadas pela Thermaltake para garantir que picos de energia não causem nenhum alarme, prova o quão bem pensado este controlador é.

O único fator que parecia um pouco estranho era como o design exterior não tinha nada atraente. A tela LCD também é RGB, o que significa que suas cores podem ser alteradas instantaneamente. No geral, o F6 parece uma força aterrorizante que certamente deixou sua marca em nossa lista.

4. Silverstone PWM

Controlador fácil de configurar

  • Extrai energia da PSU
  • O tamanho diminuto pode ser ajustado em qualquer lugar
  • Nenhum sensor de temperatura para fins de alarme
  • Ventiladores de 3 pinos não suportam PWM e funcionam na velocidade máxima
  • O plástico parece pobre e fraco

Número de canais: 4 Controle PWM: Sim | Tamanho da baía: Externo | Controle de temperatura: Não

Verifique o preço

O que vem a seguir é o lado mais barato das coisas. É o Silverstone PWM Fan Hub, chegando em 4º lugar. A análise geral disso nos fez rotular este controlador como um hardware de baixo custo, entretanto, você ainda pode fazer seu PC fazer o trabalho pesado sem quaisquer riscos usando este.

O controlador de ventoinha Silverstone pode suportar até 8 conectores PWM, o que é bastante impressionante para um dispositivo econômico. Além disso, ele pode suportar ventoinhas de 3 pinos em conectores de 4 pinos, o que o torna compatível também com PCs mais antigos. A construção do controlador de ventoinha de Silverstone não é muito pobre, mas era de se esperar dado o preço. Ele não cabe em um compartimento de unidade, em vez disso, você pode anexá-lo por meio de um ímã ao seu gabinete de aço e conectar os conectores lá.

A característica mais notável deste controlador é que ele extrai energia do cabo SATA, diretamente da sua PSU. Isso significa que ele é capaz de lidar com potências e correntes maiores com chances mínimas de picos de energia através dele. Seus capacitores de 2200uF garantem isso. Os usuários têm encontrado repetidamente problemas com portas voltadas uma para a outra. Quando um ventilador é conectado a um canal, o que está na parte de trás geralmente para de funcionar. Isso provou ser bastante problemático para alguns.

Para resumir, a pontuação geral e a eficácia deste produto são, na melhor das hipóteses, muito médias. É um hardware muito barato com um nível de desempenho medíocre. Realmente não há nada de especial sobre isso, e é por isso que pode ser ideal para jogadores que procuram fazer overclock enquanto têm um switch seguro também.

5. Zalman FANMATE-2

Melhor controlador barato

  • Muito barato e fácil de instalar
  • Sem controle PWM
  • Sem controle de temperatura
  • Às vezes relata valores de RPM incorretos
  • A pressão deve ser aplicada no botão para fazer funcionar

Número de canais: 1 | Controle PWM: Não Tamanho da baía: Externo | Controle de temperatura: Não

Verifique o preço

Enfim, é a solução mais rápida e barata para as pessoas que procuram “preencher a cota” por si só. O controlador de ventilador Zalman apelidado de Fanmate-2 não tem nenhum recurso fora do comum. É um produto simples, que só vai atender às necessidades básicas de um controlador de ventilador, e a um preço baixo.

O Fanmate-2 tem suporte para apenas uma ventoinha em seu tamanho miniatura. Tem um pequeno botão e é basicamente isso. Na parte inferior, você encontrará uma fita adesiva dupla-face que permitirá a você colar o controlador em sua caixa ou em qualquer lugar que desejar. Por ser o produto mais barato da lista, a qualidade é a esperada.

A instalação deste produto é, evidentemente, muito rápida. Ao conectar o ventilador de 3 pinos ao seu canal, você estará pronto. No entanto, ele não permite controle de velocidade no ventilador individual também. Possui classificações DC, indicando que apenas 100% ou 0% da velocidade é suportada. Devido ao seu pequeno tamanho e apenas um ventilador, é adaptável a uma série de situações, embora não as de alto desempenho de trabalho.

O Fanmate-2 da Zalman oferece a opção de apenas um fã, e isso também sem muitas apostas de segurança. A qualidade do plástico parece realmente de baixo grau e não há mecanismo para controles de tensão. Se o seu ventilador tem um requisito de tensão de inicialização de 5 V, você corre o risco de fritar os componentes do Fanmate, pois ele simplesmente não pode fornecer tanta potência de saída.

Se você está procurando apenas um controlador para que a necessidade básica de ter um ventilador possa ser satisfeita, isso pode fazer o truque para você. Pelo preço baixo, você pode acionar um único ventilador e operá-lo de maneira satisfatória - às vezes nem mesmo nesse nível. O Fanmate-2 realmente não tem muito a oferecer, mas existem usuários que têm uso limitado devido a vários fatores. Portanto, pode ser útil para eles, pois a configuração é super fácil, rápida e eles terão uma almofada - embora não muito durável, ao seu lado.