SSD vs HDD: o que é melhor em jogos

Periféricos / SSD vs HDD: o que é melhor em jogos 3 minutos lidos

Se você estiver construindo um novo PC para jogos, a escolha do armazenamento é muito importante. Na verdade, é um dos fatores mais importantes que você encontrará e, tendo isso em mente, tomar a decisão certa está entre os aspectos mais importantes que você deve percorrer.



Como em qualquer PC para jogos, a combinação certa é emparelhar um SSD com um HDD para obter o melhor desempenho possível. O HDD para armazenamento em massa, enquanto o SSD para uma unidade de inicialização. Claro, você pode ir all-in e optar pelo sistema SSD apenas se tiver dinheiro para isso, e essa vai ser a melhor solução, embora cara.



Na verdade, revisamos o melhores SSDs M.2 PCI-e apenas para perceber que as pessoas precisam de mais consciência sobre esta tecnologia incrível.



Agora, no entanto, queremos conversar sobre se o uso de um SSD para jogos pode resultar em melhor desempenho ou não. Para uma linha de base, estamos comparando o desempenho em SSDs e HDDs para ter um melhor entendimento. O desempenho que estamos tentando medir são os quadros por segundo, porque isso é o que importa. Já sabemos que ter jogos instalados em seu SSD resultará em tempos de carregamento mais rápidos, mas e os frames por segundo?



Você pode obter uma taxa de quadros mais alta com um SSD?

Esta é talvez uma das perguntas mais importantes que são feitas nos dias modernos. Um SSD pode resultar em uma taxa de quadros mais alta? A resposta curta é não, não pode. Por quê? Porque além de ajudar os jogos a carregar mais rápido como outros programas, os SSDs não têm nenhum outro impacto em resultar em quadros por segundo mais altos.

crédito: tomshardware.com

Você ficaria surpreso em saber que, em um artigo que remonta ao passado, Tom’s Hardware descobriu que o SSD não tem impacto algum na taxa de quadros de um jogo. Isso pode ser chocante para algumas pessoas, mas se você sabe como um SSD e um HDD funcionam e a que propósito eles servem principalmente, você entenderá por que nenhuma diferença foi encontrada.



Mesmo apesar do fato de que os SSDs não adicionam nenhum benefício real ao desempenho dos jogos em termos de quadros por segundo, isso não significa que eles sejam completamente inúteis.

Então, como um SSD pode ser útil para um jogador?

Agora que estamos cientes de que os SSDs não oferecem quadros superiores em nenhum cenário, muitos de vocês podem estar se perguntando qual é o propósito de gastar todo esse dinheiro extra em primeiro lugar? Bem, a diferença vem em duas formas.

Em primeiro lugar, os SSDs são realmente bons quando se trata de melhorar o tempo de inicialização. O Windows instalado em um SSD inicializará de forma inerentemente mais rápida quando comparado ao disco rígido. Às vezes, muito mais rápido do que você pode pensar em primeiro lugar.

Outra coisa boa sobre ter um SSD é que se você instalar Steam, Origins ou outra plataforma semelhante no SSD, e tiver jogos instalados lá também. Os tempos de carregamento dos jogos serão mais rápidos. Quão mais rápido é algo que depende muito de como o jogo é codificado e otimizado para diferentes tipos de drives.

Devo instalar meus jogos no SSD então?

A resposta curta seria sim. No entanto, antes de fazer isso, certifique-se de ter um SSD grande o suficiente para conter o Windows e sua biblioteca de jogos. Simplesmente porque os jogos estão ficando cada vez maiores e você pode realmente acabar ficando sem espaço rapidamente.

Enquanto os SSDs estão se tornando cada vez mais acessíveis, a única coisa que não podemos esquecer é que eles ainda não são tão acessíveis quanto os discos rígidos. Então, você tem que ter cuidado com os jogos que vai colocar.

Qual é a melhor combinação?

Você pode se perguntar sobre a melhor combinação e, para ser honesto, a resposta não é tão difícil, para começar. Na verdade, a melhor combinação é ter um disco rígido e um SSD instalados ao mesmo tempo. SSD para o seu Windows e jogos, enquanto o disco rígido para armazenar arquivos que você não tem qualquer uso. Posso garantir que, dessa forma, você terá uma experiência muito mais fácil e coesa, e também não terá problemas.

Conclusão

A conclusão pode ser decepcionante para alguns. Mesmo depois da disparidade de preços, os SSDs não são bons para jogos em termos de quadros por segundo. No entanto, você ainda está obtendo benefícios suficientes em termos de tempos de inicialização aprimorados, maior vida útil, tempos de carregamento melhores e, o mais importante, sem perda de dados em termos de travamentos.

Os SSDs são claramente os vencedores aqui, e não há outra maneira de ver a situação.