Alto uso de CPU por serviço de repositório de estado no Windows 10



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Alguns usuários do Windows 10 estão relatando picos de uso de CPU (quase 100%) causados ​​pelo Serviço de repositório de estado . Esse problema parece afetar todas as ameaças e marcas da CPU, aplicativos de jogos e mídia a travar. Ao investigar o Visualizador de Eventos, alguns usuários afetados descobriram muitos erros consecutivos relacionados ao serviço de Repositório de Estado.



Serviço de repositório de estado de alta CPU



Se o problema estiver sendo causado por uma falha comum, o problema pode ser resolvido facilmente simplesmente reiniciando o serviço de repositório. No entanto, se você estiver encontrando esse problema junto com entradas de erro no Visualizador de eventos , você deve ser capaz de corrigir o problema limpando o armazenamento de componentes ou executando uma instalação limpa ou reparo no local.



Mas, como se constatou, a maioria dos casos desse problema é realmente desencadeada pelo Microsoft Edge de uma forma ou de outra. Para resolver esse problema neste caso, você precisará reparar o Microsoft Edge no menu Aplicativos e recursos. Se isso não funcionar, você deve considerar a reinstalação de todos os aplicativos UWP integrados.

Também existe a opção de desativar o serviço State Repository completamente para interromper o alto uso da CPU, mas isso afetará a funcionalidade do Microsoft Edge.

Como corrigir o alto uso da CPU causado pelo Serviço de Repositório de Estado?

Método 1: Reinicie o Serviço de Repositório de Estado

Antes de tentar correções mais complexas, você deve começar verificando se o problema não está sendo causado por uma falha simples que afeta o Serviço de Repositório de Estado no Windows 10. Se você está procurando uma correção temporária que reduzirá o uso da CPU imediatamente, você deve tentar reiniciar o serviço de repositório de estado.



Muitos usuários afetados confirmaram que esta operação conseguiu reduzir consideravelmente o uso de recursos (pelo menos até a próxima inicialização do sistema).

Embora essa correção não resolva o problema indefinidamente, ainda é a abordagem preferida se você estiver procurando por algo rápido e não intrusivo que irá impedir que a gagueira geral ocorra.

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Service.msc’ dentro da caixa de texto e pressione Entrar para abrir a tela Serviços.

    Digite “services.msc” na caixa de diálogo Executar e pressione Enter

    Nota: Quando você for solicitado pelo UAC (controle de conta de usuário) janela, clique sim para conceder acesso de administrador.

  2. Assim que estiver dentro do Serviços tela, vá para a seção à direita e role para baixo pelos serviços locais até localizar o Serviço de Repositório de Estado . Depois de localizar o serviço, clique com o botão direito nele e escolha Propriedades no menu de contexto recém-exibido.

    Acessando as propriedades do serviço State Repository

  3. Assim que estiver dentro da tela Propriedades do Serviço de Repositório de Estado , selecione os geral guia na parte superior da tela e clique em Pare (debaixo Status do serviço )

    Reiniciando o serviço de repositório de estado

  4. Depois de conseguir interrompê-lo, espere alguns segundos antes de iniciá-lo novamente.
  5. Abra o Gerenciador de Tarefas pressionando Ctrl + Shift + Esc e veja se o uso da CPU diminuiu.

Caso o uso da CPU do serviço de Repositório de Estado volte a um valor alto ou você esteja procurando uma solução mais permanente, vá para a próxima solução potencial abaixo

Método 2: limpando a loja de componentes

Se você vê com frequência alto uso da CPU causado pelo Serviço de Repositório de Estado e também descobriu muitos erros diferentes apontando para o mesmo serviço dentro do Visualizador de Eventos, é provável que o problema esteja sendo causado por um armazenamento de componentes corrompido.

Quando se trata deste cenário específico, o problema pode ser resolvido rapidamente usando o DISM (manutenção e gerenciamento de imagens de implantação) para substituir instâncias corrompidas por cópias saudáveis.

Nota: Antes de começar com esse método, lembre-se de que o DISM depende muito do Windows Update para baixar cópias íntegras que serão usadas para substituir dados corrompidos. Por isso, você precisará garantir que sua conexão com a Internet esteja estável antes de iniciar este procedimento.

A seguir, iniciaremos uma limpeza de componente de um terminal de administrador usando DISM e, em seguida, terminaremos com uma verificação SFC (System File Checker).

Nota: É importante seguir as etapas abaixo na mesma ordem para resolver o problema.

  1. Abra um Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R . Em seguida, digite ‘Cmd’ dentro da caixa de texto e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um elevado Prompt de comando janela. Quando você vê o Controle de conta de usuário (UAC), clique em sim para conceder privilégios administrativos.

    Executando Prompt de Comando

  2. Quando estiver dentro do terminal CMD elevado, digite o seguinte comando e pressione Entrar para realizar uma limpeza no Armazenamento de componentes (% WinDir% WinSxS) :
    DISM / Online / Cleanup-Image / StartComponentCleanup
  3. Depois que a operação for concluída, continue implantando o próximo comando, digitando o seguinte comando e pressionando Entrar:
    DISM / Online / Cleanup-Image / RestoreHealth

    Nota: Esta operação começará fazendo backup de todos os seus arquivos de sistema contra cópias boas conhecidas armazenadas nos servidores do Windows Update.

  4. Assim que a operação for concluída, reinicie o computador.
  5. Depois que seu computador for reiniciado, verifique e corrija qualquer corrupção de arquivo de sistema restante digitando o seguinte comando e pressionando Entrar:
    SFC / ScanNow
  6. Assim que a verificação for concluída, reinicie o computador mais uma vez e veja se o problema é corrigido na próxima inicialização do computador.

Caso você ainda esteja percebendo um alto uso da CPU associado ao Serviço de Repositório de Estado e erros frequentes no Visualizador de Eventos, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 3: Reparando o Microsoft Edge

Acontece que o Microsoft Edge é um aplicativo integrado com o potencial de abusar do Serviço de Repositório de Estado. Sob certas circunstâncias (especialmente quando extensões de terceiros são instaladas), o Microsoft Edge tem o potencial de se tornar um grande consumidor de CPU, a ponto de tornar todo o sistema lento.

Vários usuários afetados que enfrentaram o mesmo problema confirmaram que finalmente conseguiram resolver o problema acessando o Aplicativos e recursos menu e redefinir o Microsoft Edge a partir do Opções avançadas cardápio.

Essa operação acabará removendo quaisquer dados temporários ou de terceiros que possam ser responsáveis ​​pelo alto uso da CPU do serviço de Repositório de Estado.

Aqui está um guia rápido sobre como redefinir o Microsoft Edge do Aplicativos e recursos :

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Ms-settings: appsfeatures’ dentro da caixa de texto e pressione Entrar para abrir o Aplicativos e recursos menu do aplicativo Configurações no Windows 10.
  2. Assim que estiver dentro do Aplicativos e recursos menu, vá para a seção direita da tela e use a caixa de pesquisa para pesquisar por ' Microsoft borda ‘.
  3. Depois que os resultados aparecerem, clique em Microsoft Edge uma vez e, em seguida, clique no hiperlink associado a Opções avançadas .
  4. Dentro do menu Opções Avançadas do Microsoft Edge, role para baixo até o Redefinir seção e clique no Reparar botão.
  5. Aguarde até que o processo seja concluído e reinicie o computador quando a operação for concluída.
  6. Na próxima inicialização, repita a ação que estava causando o alto uso da CPU do serviço State Repository e veja se o problema foi resolvido.

Redefinindo o Microsoft Edge

Caso o mesmo problema ainda esteja ocorrendo, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 4: reinstalando todos os aplicativos integrados

Se você está encontrando o problema em uma compilação do Windows 10 entre v1703 e v1709, é provável que o problema seja facilitado por uma inconsistência relacionada ao conjunto de aplicativos integrados que o Windows 10 tem por padrão.

Vários usuários afetados confirmaram que conseguiram corrigir o problema reinstalando todos os aplicativos integrados com um único comando Powershell.

Essa operação acabará reinstalando e registrando novamente cada aplicativo integrado, o que cuida de cada instância de aplicativo UWP com falha que pode contribuir para o alto uso da CPU do serviço de Repositório de Estado.

Aqui está um guia rápido sobre como reinstalar todos os aplicativos integrados usando o PowerShell:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Powershell’ dentro da caixa de texto e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir uma janela elevada do terminal Powershell.

    Caixa de diálogo Executar: powershell Em seguida, pressione Ctrl + Shift + Enter

  2. Quando estiver dentro do prompt do PowerShell elevado, digite o seguinte comando e pressione Entrar para redefinir cada aplicativo UWP integrado:
    Get-AppXPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register '$ ($ _. InstallLocation)  AppXManifest.xml'}
  3. Depois que o comando for concluído com êxito, feche a instância elevada do Powershell e reinicie o computador.
  4. Assim que a próxima inicialização for concluída, monitore seu computador para ver se você ainda está tendo altos picos de CPU causados ​​pelo serviço State Repository.

Caso o mesmo problema ainda esteja afetando sua máquina, vá para a próxima solução potencial abaixo.

Método 5: Desativando o Serviço de Repositório de Estado

Lembre-se de que, por padrão, o serviço de Repositório de Estado melhora a funcionalidade do Microsoft Edge, agindo como um cookie do navegador. Ele funciona tirando regularmente um instantâneo das informações de navegação - isso ajuda o Microsoft Edge a continuar de onde parou (mesmo em vários dispositivos).

Se você não usa este serviço (por exemplo, você não usa o Edge), uma maneira de garantir que o serviço State Repository não esteja mais consumindo muitos recursos da CPU é evitando que ele seja iniciado a cada inicialização do sistema.

Essa operação pode ser realizada usando MSConfiag para desabilitar a chave de inicialização associada ao Serviço de Repositório de Estado. Aqui está um guia rápido sobre como fazer isso:

Nota: As etapas abaixo podem ser seguidas em todas as versões do Windows, não apenas no Windows 10.

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir uma caixa de diálogo Executar. Em seguida, digite ‘Msconfig.msc’ dentro da caixa de texto e pressione Entrar para abrir o Configuração do sistema Utilitário.

    Abrindo a configuração do sistema

    Nota: Se você for solicitado pelo Controle de Conta de Usuário, clique em sim para conceder acesso de administrador.

  2. Assim que estiver dentro do Configuração do sistema utilitário, selecione o Serviços guia no menu da faixa de opções na parte superior.
  3. Depois de conseguir chegar ao menu correto, role para baixo na lista de serviços e localize o Serviço de Repositório de Estado. Ao vê-lo, desmarque o ícone associado a ele e clique Aplique para salvar a modificação.

    Desativando o Serviço de Repositório de Estado

  4. Feche o utilitário de configuração do sistema, reinicie o computador e veja se o problema é resolvido na próxima inicialização do computador.

Caso você ainda esteja encontrando o mesmo alto uso de CPU causado pelo serviço State Repository, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 6: Executar uma instalação limpa ou um reparo no local

Se você seguiu todas as possíveis correções acima e nenhuma delas ajudou a reduzir o uso da CPU do Repositório de estado serviço, é claro que você está encontrando o problema devido a algum tipo de corrupção do sistema que não pode ser corrigido com os canais regulares.

Se você chegou até aqui sem resultados, a única correção recomendada que restou para você é redefinir todos os componentes do Windows (e dados relacionados à inicialização) para garantir que nenhum arquivo de sistema corrompido esteja criando o problema.

Quando se trata de redefinir todos os componentes do Windows envolvidos, há duas maneiras de avançar:

  • Instalação limpa - Essa solução potencial é a mais conveniente do grupo. Você não precisa de uma mídia de instalação compatível e a correção pode ser implantada diretamente do menu GUI do Windows 10. No entanto, sem fazer backup de seus dados com antecedência, espere perda parcial de dados (incluindo aplicativos, jogos e mídia pessoal armazenados no sistema operacional dirigir)
  • Reparar instalação - Uma instalação de reparo é a abordagem mais focada, permitindo que você reinicie seu computador sem qualquer perda de dados (até mesmo seus jogos, aplicativos e preferências do usuário permanecerão intactos). No entanto, você precisará de uma mídia de instalação compatível para implantar essa estratégia de reparo.
Tag janelas 8 minutos lidos