Como analisar arquivos DUMP (DMP) no Windows 8 e 10



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

BSOD (Blue Screen of Death) é o nome dado à tela azul que aparece quando um computador rodando em uma versão do sistema operacional Windows trava e desliga abruptamente. A causa de um BSOD é descrita pela própria tela azul, mas visto que a tela azul só fica visível por alguns segundos antes que o computador desligue completamente ou reinicie, analisando todo o BSOD naquele momento e é impossível.



Felizmente, porém, sempre que um computador Windows corretamente configurado trava e exibe um BSOD, ele cria um arquivo de despejo (.dmp) contendo os detalhes do BSOD. Os arquivos .dmp que o Windows cria, no entanto, estão em linguagem de computador e precisam ser convertidos em um formato compreensível para humanos antes de serem analisados. WinDBG ( Ganhar dows D é B você G ger) é um utilitário de software criado pela Microsoft que é capaz de carregar e apresentar aos usuários os arquivos .dmp que os computadores Windows criam quando fazem BSOD. No entanto, para usar WinDBG para a análise de BSODs, você vai ter que configurá-lo apropriadamente, e é exatamente isso que este guia está aqui para te ensinar a fazer.



Etapa 1: Certificando-se de que você tem a versão correta do .NET Framework

Para funcionar da maneira que deveria, WinDBG requer nada menos que a versão 4.5.2 do Microsoft .NET Framework. Se você tiver qualquer outra versão do .NET Framework instalada no computador em que deseja analisar os arquivos .dmp, baixe o .NET Framework 4.5.2 de aqui e instale-o antes de fazer o download, instalar e configurar WinDBG .



Para verificar qual versão do .NET Framework você possui, segure o Chave do Windows e Pressione R . Na caixa de diálogo de execução, digite

% windir%  Microsoft.NET  Framework 

Você verá a pasta com a versão. Se aparecer uma pasta com “4.0.etc”, provavelmente você já possui a versão 4.5 do .NET Framework.

framework net4.5



Etapa 2: Baixar e instalar o WinDBG

Clique aqui para começar a baixar o WinDBG

Uma vez o WinDBG instalador (um arquivo chamado sdksetup.exe por padrão) foi baixado, navegue até ele e clique duas vezes nele para iniciá-lo.

Especifique um local de instalação personalizado para WinDBG ou simplesmente use o local de instalação padrão pré-configurado.

Aceita a WinDBG contrato de licença.

No Selecione os recursos que deseja instalar tela, selecione apenas o Ferramentas de depuração para Windows recurso e clique em Instalar para iniciar a instalação.

2016-04-30_082528

Esperar por WinDBG e seu recurso selecionado para ser baixado e instalado em seu computador.

Etapa 3: associar arquivos .dmp ao WinDBG

Para que você seja capaz de ler e analisar os arquivos .dmp que seu computador cria, você precisa primeiro associar os arquivos .dmp com WinDBG . Para fazer isso, você precisa:

Se você estiver usando o Windows 8 ou posterior, clique com o botão direito no Menu Iniciar para abrir o Menu WinX e clique em Prompt de Comando (Admin) . Se você estiver usando uma versão mais antiga do Windows, abra o Menu Iniciar , procurar por ' cmd ”, Clique com o botão direito no resultado da pesquisa chamado cmd e clique em Executar como administrador . Isso vai lançar um elevado Prompt de comando .

Digite o seguinte no elevado Prompt de comando e pressione Entrar :

 cd c:  Arquivos de programas (x86)  Windows Kits  8.1  Debuggers  x64 

2016-04-30_083231

Nota: Se o local de instalação para sua instância de WinDBG é diferente, substitua tudo na frente de CD na linha de comando acima com o local de instalação real do WinDBG no seu caso.

Em seguida, digite o seguinte no elevado Prompt de comando e pressione Entrar :

 windbg.exe -IA 

Se tudo corresse bem, um novo WinDBG janela contendo uma caixa de diálogo confirmando a associação dos arquivos .dmp do seu computador com WinDBG vai aparecer. Se essa caixa de confirmação aparecer, você pode prosseguir e fechar ambos WinDBG e o elevado Prompt de comando .

windbg -ia

Estágio 4: Configurando o Caminho do Símbolo para WinDBG

Para ler os binários em um arquivo .dmp, WinDBG usa símbolos que ele precisa ter em mãos sempre que você precisar ler e analisar um arquivo .dmp. O caminho do símbolo é o diretório em seu computador onde WinDBG armazena todos os seus símbolos baixados. Embora você esteja livre para transformar qualquer local do disco rígido do seu computador no caminho do símbolo para a instalação do WinDBG , esta é uma etapa extremamente crucial e frágil, por isso é recomendável que você simplesmente use o local padrão (o mesmo usado neste guia). Veja como você pode configurar o caminho do símbolo para WinDBG :

Lançar um novo WinDBG janela abrindo o Menu Iniciar e clicando em Todos os programas > Kits de Windows > Ferramentas de depuração para x64 > WinDBG (x64) .

Quando WinDBG lançamentos, clique em Arquivo > Caminho do arquivo de símbolo .

Digite o seguinte no Caminho de pesquisa de símbolo caixa e clique em Está bem :

 SRV * C:  SymCache * http: //msdl.microsoft.com/download/symbols 

2016-04-30_083705

Isso vai instruir WinDBG para criar uma nova pasta chamada SymCache dentro Disco Local C e baixe novos símbolos e salve-os nesta pasta. Você pode substituir C: SymCache no texto acima com qualquer diretório de sua escolha onde você deseja ter WinDBG armazenar seus símbolos.

Clique em Arquivo > Salvar WorkSpace . Isso salvará o novo Symbol Path que você configurou.

Fechar WinDBG clicando em Arquivo > Saída .

Etapa 5: Testando a instalação do WinDBG

Depois de fazer o download, instalar e configurar adequadamente WinDBG , tudo o que resta a você fazer é instalar o WinDBG para dar uma volta e ver se funciona ou não como deveria. Para testar sua instalação de WinDBG , você precisa:

Baixar este arquivo .ZIP .

Extraia o arquivo .ZIP baixado para uma nova pasta e clique duas vezes no arquivo .dmp entre seu conteúdo para instruir WinDBG para começar a ler e exibi-lo.

Uma nova instância de WinDBG será aberto automaticamente e você verá o texto aparecendo na área de trabalho. Este é o primeiro arquivo .dmp que WinDBG está analisando em seu sistema, por isso pode levar um tempo significativo, pois WinDBG fará o download dos símbolos e os salvará no caminho do símbolo que você configurou, pois ele traduz o arquivo .dmp que está sendo usado para testá-lo. Na próxima vez que você usar WinDBG para analisar um arquivo .dmp, não demorará tanto tempo quanto este.

Quando WinDBG terminar de analisar e traduzir o arquivo .dmp de teste, a saída ficará assim:

análise de windbg

A linha provavelmente causada por indica o que acionou o BSOD.

Acompanhamento: MachineOwner

O texto no final que está em negrito aparece assim que um arquivo .dmp é lido e analisado completamente. Assim que este texto aparecer, o arquivo .dmp terá sido lido completamente, você saberá que a sua instalação do WinDBG funciona e você pode passar a analisar quantos outros arquivos .dmp desejar. Agora você pode sair WinDBG clicando em Arquivo > Saída .

5 minutos lidos