GPU NVIDIA Next-Gen Ampere-Based GeForce, feito pela Samsung em nó de 10 nm, indica vazamento maciço

Hardware / GPU NVIDIA Next-Gen Ampere-Based GeForce, feito pela Samsung em nó de 10 nm, indica vazamento maciço 3 minutos lidos

Nvidia Ampere



A linha de GeForce de próxima geração da NVIDIA, embora ainda não tenha sido oficialmente anunciada e lançada, começou a aparecer em vazamentos persistentes. Os relatórios mais recentes sobre as próximas placas de vídeo premium NVIDIA GeForce oferecem vários detalhes, incluindo o nó de processo, arquitetura, especificações, configurações de RAM e ganhos de desempenho.

As GPUs de próxima geração da NVIDIA serão baseadas na microarquitetura Ampere, que está sucedendo a microarquitetura Turing. Isso foi corroborado em várias ocasiões. No entanto, parece que as próximas placas de vídeo GeForce da NVIDIA terão GPUs fabricadas pela Samsung. Esses chips de próxima geração serão fabricados no nó de fabricação 8LPP de 10 nm, ao contrário do processo de produção EUV de 7 nm da TSMC, afirmam os novos rumores.



Toda a linha de GPU da NVIDIA será capaz de suportar Ray-Tracing para uma experiência de jogo hiper-realista:

Os relatórios mais recentes indicam fortemente que o novo nó de processo de 10 nm da Samsung será utilizado para a fabricação de GPUs GeForce de próxima geração da NVIDIA. Anteriormente, acreditava-se que a NVIDIA dependia exclusivamente do TSMC de Taiwan e de seu processo EUV de 7 nm, mas agora parece que a NVIDIA abordou a Samsung e contará com sua tecnologia 8LPP.



Os relatórios anteriores não são imprecisos. Parece que as GPUs da NVIDIA poderiam de fato ser fabricadas no nó de 7 nm na TSMC. No entanto, pode ser possível que a GPU GA100 orientada para HPC seja baseada no processo de 7nm da TSMC, enquanto as GPUs GeForce devem ser fabricadas na fábrica da Samsung (10nm / 8LPP). A propósito, o mesmo processo da Samsung também está sendo usado para produzir o Orion SOC e o System on Chip supostamente embala a GPU baseada em Ampere da NVIDIA.



A linha de GPU NVIDIA GeForce Ampere para jogadores inclui GA102, GA013, GA104, GA016 e GA107:

De acordo com o último vazamento sobre as placas de vídeo NVIDIA GeForce para jogadores experientes, a linha seria alimentada por um total de GPUs de 5 ampères e seus respectivos SKUs com várias configurações de núcleo. O GPU de ponta seria o GA102, que obviamente sucederia o GPU TU102 baseado em Turing da geração atual. Exceto o NVIDIA GA103, que é um SKU totalmente novo, o resto das GPUs baseadas em Ampere têm o mesmo esquema de nomenclatura inspirado em seus predecessores baseados em Turing.

  • NVIDIA GA102 - TU102 - GP102
  • NVIDIA GA103 - Sem predecessor
  • NVIDIA GA104 - TU104 - GP104
  • NVIDIA GA106 - TU106 - GP106
  • NVIDIA GA107 - TU117 - GP107

Atualmente, apenas o NVIDIA GeForce SKU de última geração, as placas gráficas baseadas em GA102, terão SLI por meio de um interconexão NVLINK de última geração . No entanto, todas as próximas GPUs baseadas em Turing serão feitas no nó de processo Samsung 10nm (8LPP) e supostamente suportam Ray Tracing, até as peças GA107 de baixo custo. Isso aumentaria significativamente o apelo de placas NVIDIA GeForce de nível básico que competir contra a AMD .

Os rumores indicam que a nova GPU Ampere não só melhoraria o desempenho de rasterização e sombreamento, mas também proporcionaria um aumento substancial em relação ao Turing no desempenho de Ray Tracing. Turing foi a primeira geração a oferecer suporte a Ray Tracing. Portanto, é bem possível que o Ampere seja significativamente otimizado. Isso seria alcançado com um número maior de núcleos RT e Tensor.

As próximas GPUs NVIDIA GeForce também podem aproveitar muitos benefícios de desempenho do PCIe Gen 4.0. O padrão que a AMD adotou e Intel está lutando com , é ajustado para plataformas de jogos de última geração. o largura de banda significativamente maior do protocolo Gen 4.0, mais NVLINK, seria um recurso atraente.

O desempenho das GPUs NVIDIA Ampere chega a ser 50% maior do que as placas de vídeo baseadas em Turing?

De acordo com Taipei Times , O ganho de desempenho geral da GPU Ampere da NVIDIA deve ser 50 por cento maior do que as GPUs Turing existentes. O impulso será mantido mesmo oferecendo o dobro da eficiência de energia. O relatório menciona claramente que as GPUs baseadas em Ampere teriam metade do consumo de energia em comparação com as GPUs Turing existentes.

[Crédito da imagem: WCCFTech]

Se os relatórios forem precisos, as placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX de última geração, até mesmo os SKUs com preços agressivos , poderia facilmente suportar jogos Ray-Traced 4K 60 FPS da arquitetura atualizada. As GPUs NVIDIA baseadas em Ampere de próxima geração no topo incluem GeForce RTX 3080 Ti, RTX 3080, RTX 3070. Há rumores de que a GPU GeForce principal é a GA102 e será a sucessora da GPU TU102 baseada em Turing. Em outras palavras, a placa de vídeo NVIDIA Titan RTX e RTX 2080 Ti deve ser substituída pela placa de vídeo Titan e GeForce RTX 3080 Ti.

Especificações e recursos da placa de vídeo NVIDIA Titan e GeForce RTX 3080 Ti:

A placa gráfica RTX 3080 Ti baseada em Ampere terá 84 SMs, o que equivale a 5376 núcleos CUDA. Este é um salto de 16 por cento em comparação com a geração atual de GPU TU102 apresentada no Titan RTX 2080 Ti. A GPU seria capaz de suportar até 12 GB de VRAM em uma interface de barramento de 384 bits.

Mesmo se a NVIDIA mantiver seu padrão atual, a próxima GeForce RTX 3080 Ti pode ter uma configuração de núcleo 5376 completo no Titan, enquanto o RTX 3080 Ti pode apresentar 5120 núcleos CUDA. A GPU GA102 é supostamente até 40 por cento mais rápida do que o RTX 2080 Ti.

Tag amd Ampere nvidia