Especificações do PCIe 6.0 com 8 vezes a velocidade do PCIe 3.0 atinge v0.5 à medida que a AMD implementa o PCIe 4.0 e a Intel permanece travada com o PCIe 3.0

Hardware / Especificações do PCIe 6.0 com 8 vezes a velocidade do PCIe 3.0 atinge v0.5 à medida que a AMD implementa o PCIe 4.0 e a Intel permanece travada com o PCIe 3.0 3 minutos lidos

GPU forte



O PCI-SIG, consórcio que faz as especificações do PCIe, anunciou a versão 0.5 do próximo padrão PCIe 6.0. O padrão PCIe 6.0 é cerca de oito vezes mais poderoso do que o padrão PCIe 3.0 comum.

A AMD, que mudou toda a sua linha de CPUs e GPUs para o novo Nó de Fabricação de 7nm, acaba de implementar o PCIe 4.0. Em outras palavras, todos os produtos AMD convencionais , incluindo os processadores da série Ryzen 3000 e as placas gráficas mais recentes, oferecem suporte a PCIe 4.0. Enquanto isso, A Intel ainda não ofereceu suporte para PCIe 4.0 . No entanto, isso não impediu o PCI-SIG de forjar protocolos mais novos para as especificações PCIe 6.0.



PCI-SIG planeja lançar as especificações finais do PCIe 6.0 em 2021:

Não há produtos, de qualquer empresa de tecnologia, que atualmente ofereçam suporte a PCIe 5.0. Na verdade, apenas a AMD foi capaz de adotar e implementar o PCIe 4.0 com sucesso. A Intel, por outro lado, tinha apenas planejado implementar PCIe 4.0 nos processadores da série Comet Lake, mas desistiu recentemente. Isso fez com que vários fabricantes de componentes e periféricos de PC revisassem sua linha de produtos. Apesar da lenta marcha da evolução, o PCI-SIG planeja lançar as especificações finalizadas do PCIe 6.0 em 2021.



PCI-SIG (Peripheral Component Interconnect Special Interest Group) anunciou pela primeira vez que apresentaria uma especificação PCIe 6.0 em outubro de 2019. O PCIe 6.0 supostamente apresenta oito vezes a largura de banda do PCIe 3.0. O salto exponencial na largura de banda do PCIe 3.0 não é uma surpresa, pois cada nova geração do padrão PCIe efetivamente dobra a largura de banda do padrão anterior.

O PCIe 3.0 suportava largura de banda de 8 GTps por pista. PCIe 4.0 dobrou para 16 GTps. O padrão PCIe 5.0 atualmente apresenta uma largura de banda de 32 GTps. Portanto, logicamente, o PCIe 6.0 será capaz de aumentar a largura de banda para 64 GTps por pista.



Especificações e recursos do PCIe 6.0:

Cerca de 64 GTps de largura de banda por pista para o PCIe 6.0 se traduz em cerca de 8 GBps por pista. Um slot de 16 pistas da geração atual seria capaz de suportar 128 GBps por slot. Se isso se materializar nas placas-mãe, não haverá necessidade de slots PCIe completos. Com PCIe 4.0, a placa de vídeo AMD Radeon RX 5500 XT precisa de apenas oito pistas, e isso é um bom exemplo da capacidade crescente.

A largura de banda alta é obtida pela codificação com Modulação de Amplitude de Pulso com quatro níveis (PAM-4). A especificação também apresenta Correção de Erro Direto (FEC) de baixa latência e deve ser compatível com todas as versões anteriores do PCIe. Em outras palavras, haverá compatibilidade total com versões anteriores quando o padrão PCIe 6.0 começar a aparecer nos produtos convencionais. O PCI-SIG deve compartilhar mais informações em sua próxima Developers Conference, programada para ocorrer nos dias 3 e 4 de junho.

Quando as especificações e padrões do PCIe 5.0 e PCIe 6.0 chegarão aos produtos de computador de nível profissional e de consumidor?

Como mencionado anteriormente, a Intel ainda está lutando com o PCIe 4.0, enquanto a AMD acaba de implementar o mesmo. Em outras palavras, a especificação mais comum ainda é PCIe 3.0. Demorará muito até que o PCIe 4.0 se torne comum. As especificações do PCIe 5.0 foram finalizadas em maio de 2019, mas nenhuma empresa começou a experimentar seu hardware e torná-lo compatível com o PCIe 5.0.

O PCI-SIG declarou que as especificações do PCIe 6.0 devem ser entregues em 2021. Teoricamente, isso significa que os fornecedores de hardware começarão a desenvolver produtos de suporte. Falando sobre as especificações PCIe 6.0, Dennis Martin, analista da Principled Technologies disse:

“A tecnologia PCI Express se estabeleceu como uma tecnologia de I / O difundida ao sustentar melhorias na largura de banda por cinco gerações ao longo de duas décadas. Com a especificação PCIe 6.0, o PCI-SIG visa atender às demandas de mercados importantes como inteligência artificial, aprendizado de máquina, rede, sistemas de comunicação, armazenamento, computação de alto desempenho e muito mais. ”

À medida que as especificações PCIe 6.0 são adotadas pelos fabricantes de hardware, inicialmente se beneficiarão principalmente dos clusters de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina. Realisticamente, os usuários e consumidores comuns de PC não devem esperar que produtos de fabricantes de hardware populares ofereçam componentes de PC compatíveis com PCIe 6.0 cheguem tão cedo.

Tag amd intel