Correção: Falha na conexão com o erro 651

Para a maioria dos usuários cujos computadores não possuem uma conexão Wi-Fi, a outra opção é conectar-se ao roteador por meio de um cabo LAN. Esse é o caso dos desktops em torre, e não dos laptops. Para estabelecer uma conexão com o provedor de serviços, geralmente é usado um modem entre o roteador e a tomada LAN da parede. Os proprietários geralmente fornecem esse tipo de conexão. Dependendo da sua área, é provável que você use uma conexão PPPOE ou PPPOA.

A conexão do modem é suscetível ao erro 651. Este é um erro comum no Windows, especialmente no Windows 7 e 8, se você estiver usando uma conexão de modem PPPOE. O erro geralmente surge quando você tenta carregar uma página usando seu navegador ou quando tenta executar aplicativos, incluindo jogos, que precisam se conectar à rede. O mesmo erro aparece quando você tenta se conectar ao seu modem a partir das redes disponíveis na bandeja do sistema. O erro indica “Erro 651: O modem (ou outro dispositivo de conexão) relatou um erro”. Uma opção para rediscar e tentar uma reconexão é fornecida junto com o erro. Sua WLAN, entretanto, pode ainda estar funcionando bem, mesmo se você receber esse erro.

Simplesmente, o que esse erro significa é que a conexão não pôde ser concluída porque o modem não foi encontrado ou devido a um problema de autenticação. Não existe um método oficial sobre como esse erro é resolvido. Ao solucionar problemas usando os métodos abaixo, você poderá voltar ao caminho certo e fazer uma conexão bem-sucedida.

Método 1: reinicie seu computador, roteador e modem

Reiniciar o seu PC, roteador e modem irá reinicializá-los ou coletar quaisquer alterações que você possa ter feito. Isso provavelmente fará com que as coisas se soltem. Verifique também se as conexões estão fixas corretamente e não estão frouxas de nenhuma forma.

1. Salve todo o seu trabalho atual, feche todos os aplicativos abertos e desligue o computador. Espere um minuto.
  2. Primeiro, desligue o roteador e aguarde alguns minutos.
  3. Agora desligue o seu modem.
  4. Desconecte todos os cabos Ethernet que estão conectados ao roteador e modem e ao PC.
  5. Reconecte-os e certifique-se de que não haja conexões soltas entre eles.
  6. Agora, ligue o seu PC e deixe-o inicializar.
  7. Ligue o modem primeiro e, depois que ele for inicializado, ligue o roteador.
  8. Agora tente a conexão.

Se sua WLAN também não estiver funcionando, é provável que o problema esteja nos cabos do modem ou na tomada de LAN da parede. Pode ser necessário entrar em contato com seu provedor de serviços de Internet (ISP) para reparos.

Método 2: Remova o modem de banda larga como sua conexão padrão

Definir o modem de banda larga como a conexão padrão pode entrar em conflito com outras conexões. Este seria o caso se você mudasse seu ISP, modem ou roteador. Aqui está como cancelar sua conexão como padrão.

1. pressione Chave do Windows + R para abrir o Run
  2. Tipo ncpa.cpl e pressione Enter para abrir a janela de conexões de rede
  3. Clique com o botão direito na sua conexão de banda larga (neste caso, aquela com a propriedade [WAN Miniport (PPPOE)]) e clique em “ cancelar como conexão padrão . ” Isso irá apagá-la como uma conexão padrão e você poderá se conectar com sucesso.

Método 3: atualize seus drivers de rede

Drivers de rede corrompidos, ausentes ou incompatíveis podem causar esse problema porque a conexão entre o PC e o modem não pode ser concluída. Geralmente é o caso após a atualização do seu sistema operacional. Para reinstalar seus drivers

1. pressione Chave do Windows + R para abrir o Run
  2. Tipo devmgmt.msc e pressione Enter para abrir a janela do gerenciador de dispositivos
  3. Expanda a seção Adaptador de rede
  4. Clique com o botão direito na sua placa de rede e selecione ‘ Atualizar software de driver ... ’
  5. Na janela seguinte, clique em “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado”
  6. O gerenciador de dispositivos encontrará os drivers de seu PC e instalará sua placa de rede

Você também pode clicar com o botão direito do mouse na placa de rede e selecionar ‘Desinstalar’ e reiniciar o PC. Isso reinstalará os drivers removidos. Como alternativa, você pode ir ao site do fabricante do laptop e baixar os drivers corretos para o seu PC. Como o seu PC não pode atualizar os drivers automaticamente da Internet, pois não há conexão com a Internet, isso ajudará a resolver o problema de driver incompatível.