Como configurar e restaurar backups de servidor para nuvem em etapas simples?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Acidentes estão prestes a acontecer e não há nada que você possa fazer a respeito. Um dia os discos rígidos estão todos bem e operacionais e no dia seguinte, você percebe um dos armazenamentos com defeito e fora de serviço. Em alguns casos, os dados armazenados nos armazenamentos podem ser restaurados; no entanto, ainda existem cenários em que os dados internos são perdidos e inacessíveis. É aqui que os backups vêm para ajudá-lo e ajudá-lo nos momentos desagradáveis. Criar um backup é, de fato, a única contra-estratégia para tais acidentes ou perda de dados. A importância do backup aumenta exponencialmente em redes pequenas e grandes. Em caso de perda de dados, a rede pode parar de funcionar corretamente porque os dados perdidos podem ter arquivos de configuração ou outros arquivos importantes exigidos pelos dispositivos ou servidores presentes na rede.



Backup Solarwinds



Um servidor armazena todos os arquivos significativos que são importantes para o bom funcionamento da rede. Toda decisão tomada em caso de rede depende dos dados, seja para expandir o negócio ou melhorar a qualidade do serviço prestado. Uma simples falha de hardware ou falta de energia pode causar a perda de todos os dados. No entanto, se você faz backup regularmente de seus dados, não precisa se preocupar porque tudo o que você perdeu foi um pedaço de hardware que pode ser facilmente substituído. Os dados armazenados internamente, no entanto, não podem ser recuperados a menos que você tenha um sistema de backup adequado para manter seus dados seguros. Mesmo depois de todos esses riscos, os backups do servidor costumam ser tratados como tarefas secundárias ou de baixa prioridade.



1. O que é o Solarwinds Backup?

Existem toneladas de software de backup presentes que permitem fazer backup de seus dados, no entanto, o Solarwinds Backup está no topo da lista. Backup por Solarwinds ( baixe aqui ) é uma solução de backup baseada em nuvem que oferece funcionalidades estendidas em comparação com outras soluções de backup de terceiros. Com o Backup, você pode fazer backup de seus dados com segurança em uma nuvem privada Solarwinds por meio de sua conta de usuário que você criará ao se inscrever em um plano.Os data centers são fornecidos por empresas de hospedagem que garantem um sistema de segurança 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que a privacidade de seus dados nunca seja violada ou comprometida. Além disso, seus data centers em vários países, como Austrália, EUA, Reino Unido, Alemanha e mais, têm certificação ISO e SOC, o que aumenta o nível de segurança fornecido e garantido pela Solarwinds.

O Solarwinds Backup permite que você configure backups para serem iniciados automaticamente de acordo com uma programação ou freqüência específica. O serviço vem com recursos integrados de compactação e desduplicação para que você possa até armazenar grandes quantidades de dados sem ter que comprometer a integridade dos arquivos. Com a ajuda da desduplicação, você não terá mais problemas para fazer backup dos mesmos arquivos por engano. Para acessar o software, vá até o link fornecido acima e registre-se em uma conta. Você pode aproveitar a versão gratuita fornecida pela Solarwinds se desejar avaliar o produto por si mesmo. Depois de se registrar, você pode seguir nosso faça backup do seu servidor guia que o conduz pelas etapas iniciais.

2. Preparação de dispositivos para backup usando o portal de gerenciamento de backup

Depois de registrar uma conta, você será levado ao Portal de gerenciamento de backup. Aqui, você pode adicionar dispositivos ao portal para que você possa fazer backup de seus dados para a nuvem nesses dispositivos. Para fazer isso, siga as diretrizes abaixo:



  1. No Painel de backup , Clique no Adicionar para dispositivo botão. Isso o levará ao Adicionar Mago .
  2. Clique Servidores e Estações de Trabalho das opções fornecidas.
  3. Depois disso, escolha um cliente no menu suspenso e selecione o sistema operacional do dispositivo.

    Adicionar assistente

  4. Por fim, escolha o tipo de instalação de acordo com suas necessidades e clique no botão Próximo botão.
  5. Baixe o instalador fornecido para o dispositivo específico.

3. Instalação e acesso ao gerenciador de backup

Após fazer o download do instalador, você terá que instalá-lo no dispositivo cujos dados deseja fazer backup. Isso é muito fácil de fazer e nós o orientaremos durante o processo. Então, vamos começar.

3.1 Para Windows / MacOS

Para acessar o gerenciador de backup em seu dispositivo Windows ou MacOS, faça o seguinte:

  1. Execute o instalador baixado. Isso o levará a uma navegação pela qual você terá que seguir algumas etapas.
  2. Em primeiro lugar, escolha o língua do gerenciador de backup. Então clique Próximo .

    Selecionando o idioma

  3. Depois disso, em Pessoal Acesso , forneça o seu nome do dispositivo e a senha .
  4. Então, forneça um Código de segurança que atuará como a chave de criptografia. Certifique-se de salvar este código em um local seguro, pois se você perdê-lo, não poderá acessar seus dados.

    Código de segurança

  5. Em seguida, especifique um horário de sua preferência para o backup. Então clique Próximo .
  6. Se desejar ser notificado, você pode fornecer um endereço de email para onde os alertas de email serão enviados.
  7. Finalmente, clique Próximo e espere que o serviço seja inicializado.

3.2 Para Linux

Se você tiver um dispositivo Linux, o processo de instalação será diferente para você do processo acima. A maneira mais conveniente de instalar o gerenciador de backup em um dispositivo Linux seria usar o instalador RUN. Ele vem em duas versões, ou seja, i386 que é para sistemas de 32 bits e amd64 que é para sistemas de 64 bits. Certifique-se de substituir i686 no link fornecido abaixo por x86_64 se você tiver um sistema de 64 bits. Você precisará de permissões de root, portanto, certifique-se de ter a senha. Para instalar o gerenciador de backup, faça o seguinte:

  1. Em primeiro lugar, mude para o usuário root digitando o seguinte comando:
dele
  1. Depois disso, baixe o CORRE instalador de acordo com seu sistema. Não se esqueça de mudar o i686 se você tem um 64 bits sistema.
wget https://cdn.cloudbackup.management/maxdownloads/mxb-linux-i686.run 
  1. Agora, você terá que conceder ao instalador permissões de execução digitando o seguinte comando:
chmod + x mxb-linux-i686.run
  1. Finalmente, você terá que executar o instalador junto com os parâmetros de instalação. Certifique-se de colocar os valores que contêm pontuação ou espaços entre aspas. Substitua o do utilizador , senha e criptografia - chave parâmetros com seus próprios valores.
./mxb-linux-i686.run - --user = 'seunomedeusuario' --password = 'suasenha' --encryption-key = 'suaKEY' --use-proxy = false

4. Configurando backups baseados em programação e frequência usando o gerenciador de backup

Neste artigo, iremos abordar duas maneiras de habilitar backups ou automatizar backups de seu servidor. O primeiro é um backup baseado em agendamento em que os dados selecionados são copiados de acordo com um agendamento fornecido todas as vezes. A segunda opção é conhecida como backups baseados em frequência, nos quais os dados são copiados em uma frequência específica, ou seja, em um intervalo especificado. Antes de entrarmos na parte de automação, vamos primeiro passar pela parte de selecionar os dados que você deseja fazer backup em primeiro lugar.

Configurando Seleção de Dados

Antes de fazer o backup automático dos dados, você terá que selecionar o arquivo que deseja fazer o backup. Podem ser arquivos de configuração ou quaisquer outros arquivos importantes que precisam ser copiados com freqüência. Veja como fazer:

  1. Abra Gerenciador de Backup no dispositivo onde os dados estão armazenados.
  2. Vou ao Cópia de segurança aba.
  3. Depois disso, clique no Adicionar botão na frente da fonte de dados que você deseja fazer backup.

    Escolha da fonte de dados

  4. Selecione as pastas, arquivos ou componentes dos quais deseja fazer backup, dependendo da fonte de dados selecionada.

    Escolha de dados para backup

  5. Depois disso, clique no Salve  botão e você concluiu a seleção dos dados para o backup.

4.1 Configurar backup baseado em agendamento

Uma das maneiras mais adequadas de fazer backup de seus dados é definir uma programação na qual os dados selecionados sejam copiados automaticamente, sem exigir sua intervenção. Você pode criar várias programações para um dispositivo específico para diferentes fontes de dados que são executadas em horários contrastantes. Aqui está como criar uma programação de backup:

  1. Lançar o Gerenciador de Backup no dispositivo que você deseja fazer backup de dados.
  2. Vou ao Preferências guia e, à esquerda, clique em Cronograma .
  3. Clique no Adicionar cronograma botão para criar um novo agendamento de backup.

    Criando Agendamento de Backup

  4. Dê à programação um nome relevante e então você pode executar scripts antes do backup (Pré-backup) e depois do backup (Pós-backup) escolhendo-os nos menus suspensos fornecidos.
  5. Em seguida, selecione o horário do backup e faça o acompanhamento escolhendo os dias da semana em que o backup será executado.
  6. Por fim, selecione as fontes de dados para fazer backup e clique no botão Salve  botão.

4.2 Configurando backups baseados em frequência

Configurar backup baseado em frequência é diferente de baseado em agendamento. Para poder configurar backups baseados em frequência, você terá que criar um perfil de backup e, em seguida, atribuir o perfil aos dispositivos nos quais os dados estão armazenados. Veja como criar um perfil de backup e atribuí-lo a um dispositivo de backup:

  1. Em primeiro lugar, faça login em seu Cópia de segurança Gestão console como um superusuário .
  2. No menu vertical presente à esquerda, selecione Cópia de segurança Perfis .

    Painel de backup

  3. Clique no Adicionar Perfil botão para criar um novo perfil de backup.
  4. Dê um nome ao novo perfil e especifique um cliente para o qual ele estará disponível. Clique Adicionar.
  5. Depois disso, selecione Cópia de segurança como a política de backup e configure a frequência do backup. Você também pode alterar as configurações adicionais de acordo com suas necessidades.

    Configuração de perfil de backup

  6. Finalmente, clique no Adicionar Perfil botão para salvar as configurações do perfil e adicioná-lo aos perfis de backup.
  7. Vá para o Módulo de gerenciamento de dispositivos para atribuir o perfil a diferentes dispositivos.
  8. Para atribuir o perfil, clique no Atribuir botão e selecione Cópia de segurança Perfil .

    Atribuindo Perfil de Backup

  9. Depois disso, selecione o perfil que você acabou de criar na lista fornecida e clique em Salve  .

5. Como restaurar backups de servidor?

Agora que você criou e automatizou os backups com êxito, pode restaurar qualquer backup que desejar, porque de que servem os backups se não for restaurá-los no futuro. Um ótimo recurso aqui é a mobilidade, o que significa que você pode fazer backup de dados de um dispositivo e restaurá-los em um dispositivo diferente. Para fazer isso, siga as instruções abaixo:

    1. Abra o Cópia de segurança Gerente no dispositivo para o qual deseja recuperar os dados.
    2. Vou ao Restaurar guia e, em seguida, escolha uma fonte de dados no menu à esquerda.
    3. Depois disso, selecione o backup que deseja restaurar. A (PARA) próximo ao nome da sessão de backup significa que os dados foram arquivados. UMA (EU) significa que os dados são armazenados localmente no LocalSpeedVault e ainda não foi sincronizado com a nuvem.
    4. Especifique um local onde deseja restaurar o backup. Se você deseja especificar um novo local, escolha o Restaurar para o novo local opção.

      Restaurando backup

    5. Finalmente, clique no Restaurar e aguarde até que o processo de restauração seja concluído. Você pode fechar o Gerenciador de Backup no seu navegador, pois o processo será executado em segundo plano.
Tag backup do servidor 7 minutos lidos