Como executar um teste de desempenho do computador (benchmark) no Windows

O benchmarking oferece uma visão geral bem definida dos componentes internos do seu PC. É muito importante saber tudo sobre o seu PC: desempenho do disco rígido, tamanho da RAM, velocidade do processador, desempenho da GPU, etc. Esteja você fazendo overclock do seu computador ou comparando-o com outro computador, o benchmarking pode ajudá-lo a traduzir o desempenho do seu computador em números.

Há uma grande variedade de aplicativos de benchmarking para o ecossistema do Windows, muitos dos quais são gratuitos. Antes de usar qualquer um dos softwares de benchmarking listados neste artigo, certifique-se de que nada mais esteja sendo executado em seu computador. A execução de aplicativos e processos do usuário pode desacelerar o benchmark e alterar os resultados. Neste artigo, veremos alguns aplicativos de software de benchmarking que você pode usar para testar o desempenho de seu PC com Windows.

Método 1: usando o Monitor de desempenho

Cada distribuição do Windows tem este prático integrado diagnósticos ferramenta. Você pode usar o Monitor de desempenho para visualizar o desempenho em tempo real ou de um arquivo de log. Você também pode configurar como os resultados são produzidos para que possa analisar os resultados.

1. aperte o Chave do Windows + R no teclado e digite “ perfmon / relatório ”.

Execute Perfmon

2. Uma janela será aberta com a mensagem “ coletando dados ”Pelos próximos 60 segundos.

Relatório de Status de Recursos e Monitor de Desempenho

Na guia Resultados do diagnóstico, você encontrará as seguintes subseções:

Atenção: Esta seção é exibida se houver avisos de problemas que o computador está enfrentando. Ele fornece links relacionados para obter mais informações sobre a situação e como resolvê-la.

Informativo: Fornece mais algumas informações sobre o processador, placas de rede, etc,

Verificações básicas do sistema: Isso mostra as informações do sistema operacional, discos, informações relacionadas à Central de segurança, serviços do sistema, hardware e drivers.

Visão geral do recurso: Esta seção lhe dará uma visão geral das principais partes do seu sistema, incluindo CPU, disco, memória e rede. Ele usa luzes vermelhas, âmbar ou verdes para indicar a gravidade dos problemas e fornece detalhes sobre o status atual do sistema.

Existem vários outros relatórios disponíveis no Monitor de desempenho que fornecem informações avançadas. Você pode reservar um tempo para lê-los, mas se não puder, os resultados do diagnóstico fornecerão apenas as informações de que você precisa.

Método 2: Usando Prime95

Prime95 é uma ferramenta popular entre overclockers para testes de estresse de CPU e avaliação comparativa . Possui módulos de teste de tortura e benchmark.

1. Baixar Prime95 , descompacte o arquivo zip e inicie o Prime95.exe
  2. Clique no ' Apenas teste de estresse ”Para pular a criação de uma conta.
  3. Na próxima tela, clique em “ Cancelar ”Para sair do Modo de Teste de Tortura.
  4. Vá ao menu “Opções” e clique em “ Benchmark ”Para realizar um benchmark

Usando Prime95

Para interpretar os resultados do benchmark, observe que os valores mais baixos são mais rápidos e, portanto, melhores. Você também pode comparar seus resultados de benchmark com outros computadores no Prime95 local na rede Internet .

Método 3: Usando SiSoftware Sandra

SiSoftware Sandra é uma ferramenta comum de criação de perfil de sistema que inclui utilitários de benchmarking. Embora seja um software pago, a versão gratuita contém benchmarks de que você precisa. Você encontrará testes individuais de parâmetros como memória a uma pontuação de benchmark geral.

1. Baixar e execute uma cópia do software de aqui .
  2. Clique no Pontuação geral , que avalia sua CPU, GPU, largura de banda de memória e sistema de arquivo desempenho. Para iniciar o benchmarking, clique em OK na parte inferior das janelas.
  3. Depois que o benchmark for concluído, você verá gráficos detalhados que comparam os resultados com computadores de referência.

Usando o SiSoftware Sandra

Método 4: Usando NovaBench

NovaBench é uma das suítes de benchmarking mais populares e eficientes para Windows com provisão para CPU, GPU , RAM e velocidade do disco. NovaBench é totalmente gratuito - nenhuma versão de teste ou paga com recursos adicionais.

1. Pegue uma cópia do NovaBench de aqui e abri-lo.
  2. Clique em “Iniciar testes de benchmark ”. Geralmente, leva menos de um minuto para concluir um benchmark usando o NovaBench.

Usando NovaBench

NovaBench exibirá uma pontuação geral e, em seguida, mostrará os resultados de cada benchmark - quanto maior, melhor. Você também pode ver e comparar os resultados da bancada de outros computadores no Site da NovaBench .

Tag benchmark Teste de performance janelas 3 minutos lidos