Hardware / CPUs Intel Comet lake de última geração não são capazes de suportar PCIe 4.0 e funcionarão com metade da velocidade em PCIe 3.0? 3 minutos lidos

Intel 9980XE-1

Os problemas da Intel com a transição para a próxima etapa evolutiva na redução do tamanho do transistor da CPU podem ser apenas um dos muitos desafios com os quais a empresa está lidando. De acordo com vários relatórios, a Intel está enfrentando problemas para avançar e adotar o PCI Express Lane ou PCIe 4.0 de próxima geração. Parece que as próximas CPUs da Intel baseadas no Comet Lake serão executadas em velocidades PCIe 3.0. Se os relatórios forem precisos, esse aspecto será um duro golpe para a Intel e para os compradores em potencial.

O nó de fabricação de 10 nm para Intel pode suportar apenas os padrões PCIe 3.0. O padrão é muito antigo e foi superado pelo padrão PCIe 4.0 mais recente. Na verdade, a AMD não só fez a transição com sucesso de todas as suas CPUs e GPUs no Processo de Fabricação de 7 nm , mas também adotou as taxas de sinalização PCIe 4.0. Com a Intel não apenas tendo problemas com 10nm, mas também abandonando os padrões PCIe 4.0, o escolha para compradores de CPU está se tornando cada vez mais clara .

Os desafios da Intel para o processo de fabricação de 10 nm impedindo a adoção de novos padrões e tecnologias?

Não é nenhum segredo que a Intel enfrentou vários obstáculos ao passar para a próxima fase de redução de tamanho na fabricação de CPU. Intel foi andando no processo de fabricação de 14 nm por um longo tempo . No entanto, a empresa não conseguiu migrar com sucesso para o Processo de Fabricação de 10 nm para algum tempo . Intel mesmo abordou a Samsung para fabricar seus chips . A empresa ainda considerou abandonando o nó de fabricação de 10nm e movendo-se diretamente para o processo de 7nm . No entanto, esses planos também não se concretizaram.

Muito recentemente, especificações e recursos de alguns próximos CPUs da Intel vazaram online . Com base nas informações alegadas, parece que a Intel está apenas adicionando núcleos aos novos e ainda não anunciados processadores. Embora esse método ofereça alguns ganhos de desempenho, eles não conseguem aumentar a velocidade de cada núcleo individual. Novos relatórios agora indicam fortemente que tais técnicas podem estar prejudicando a Intel. Parece que a dificuldade da Intel em evoluir para o processo de manufatura de 10 nm não apenas paralisou sua capacidade de mudar para arquiteturas mais novas, mas também levou a transições mais lentas para outras novas tecnologias. A maior vítima é a adoção do padrão PCIe 4.0.

Costumava-se acreditar que a Intel adotaria e suportaria PCIe 4.0 quando fizesse a transição para uma nova microarquitetura. Curiosamente, assumindo que as CPUs Intel Comet Lake suportam PCIe 4.0, os fabricantes de placas-mãe suportam o Socket 1200 incluiu os componentes necessários , como ReDrivers e geradores de relógio externos, para habilitar o recurso. No entanto, agora parece que as CPUs Intel, mesmo aquelas baseadas na microarquitetura Comet Lake, podem não suportar PCIe 4.0.

Os fornecedores de placas-mãe enfrentam uma escolha difícil sobre o suporte às CPUs Socket 1200 Comet Lake da Intel:

A propósito, os fabricantes de placas-mãe ainda estão esperançosos de que as CPUs da Intel logo virão com suporte para PCIe 4.0. Os componentes habilitados para PCIe 4.0 podem ser úteis quando os usuários encaixam nos processadores Rocket Lake de próxima geração. No entanto, a Intel não é exatamente conhecida por permitir compatibilidade total com versões anteriores de chipsets da geração anterior. Dada a incerteza, os fornecedores de placas-mãe podem simplesmente remover os componentes caros antes que o projeto e a fabricação das placas-mãe Socket 1200 sejam finalizados.

CPUs Intel Comet Lake podem embalar até 10 núcleos . Embora a contagem do núcleo tenha aumentado, muitos aspectos indesejáveis ​​também aumentaram. A Intel aumentou a duração recomendada de 'Tau' (a quantidade de tempo que o chip passa em estados de aumento PL2) de 28 segundos para 56 segundos. Esses chips também esquentam mais e consomem muito mais energia. As próximas CPUs Intel Comet Lake têm uma classificação de nível de potência 1 de 127 W e classificação de nível de potência 2 de 250 W. Nem é preciso acrescentar que essas CPUs exigirão uma fonte de alimentação mais poderosa e um suporte para um sistema de resfriamento poderoso.

Com o suporte da Intel e a adoção do PCIe 4.0 atrasados ​​e incertos, muitos setores auxiliares podem enfrentar problemas. As menções mais notáveis ​​incluem os SSDs e placas gráficas de última geração que vêm com o PCIe 4.0 mais rápido. A propósito, o PCIe 4.0 é duas vezes mais rápido que o PCIe 3.0.

Tag amd intel