Correção: Nexus 5 não liga



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Na maioria dos casos, os dispositivos Nexus têm a reputação de valerem a pena. Os modelos Nexus são normalmente equipados com recursos de alta potência a um preço acessível. Mas, às vezes, mudar o foco para tornar o produto mais acessível sacrificará a experiência geral do usuário.



Quando o Nexus 5 chegou no outono de 2013, ele foi rapidamente adotado pelo mercado de smartphones Android como a melhor compra. Com especificações impressionantes e rodando na versão mais pura do Android, vendeu como um louco nos primeiros dois meses desde o lançamento inicial. Mas depois de algumas semanas, começaram a chegar notícias de que muitos dispositivos Nexus 5 quebramos depois de apenas alguns dias de uso.



O motivo para uma alta taxa de retorno não foi uma placa-mãe mal projetada ou outro defeito de hardware, mas uma falha de firmware que tornou os dispositivos Nexus 5 inutilizáveis. Desde então, o Google lançou mais de 3 atualizações OTA implantadas especificamente para resolver falhas de software, mas as coisas estão longe de ser corrigidas.



Embora os dispositivos Nexus 5 sejam muito estáveis ​​do que eram anos atrás, os usuários ainda relatam problemas. Além do erro de loop de inicialização duradouro, alguns dispositivos parecem desligar automaticamente e se recusam a voltar. Às vezes, além de não passar da tela de inicialização inicial, os dispositivos Nexus 5 também se recusam a carregar.

Com isso em mente, reuni uma série de guias que o ajudarão a solucionar problemas e restaurar a vida do seu dispositivo. Lembre-se de que, se o problema se originar de um problema de hardware, você não terá outra escolha a não ser enviá-lo para reparo.

Antes de entrarmos em questões técnicas, vejamos as causas mais comuns que inutilizam o seu dispositivo Nexus 5:



  • Bateria defeituosa
  • Carregador ruim
  • Dados de firmware corrompidos
  • Superaquecimento do dispositivo
  • Botão de energia interno quebrado
  • Conflito de aplicativo de terceiros
  • Falha de dados de cache após atualização do sistema operacional
  • Sujeira ou fiapos na porta de carregamento micro-USB

Agora que sabemos os culpados, vamos ver o que pode ser feito para restaurar a funcionalidade do seu dispositivo. Os métodos abaixo são ordenados por frequência e gravidade, portanto, certifique-se de seguir cada guia na ordem até encontrar uma solução que consiga consertar seu smartphone Nexus 5.

Método 1: Solução de problemas de bateria e carregador

Se o seu dispositivo parece completamente morto e se recusa a carregar, vamos eliminar as possibilidades de um carregador com defeito ou bateria degradada. Às vezes, um carregador ruim pode levar você a acreditar que seu telefone está sofrendo de um problema de hardware. Aqui estão algumas etapas úteis para a solução de problemas:

  1. Conecte seu Nexus 5 ao carregador original. Verifique se os indicadores de carga estão lá.
  2. Se carregar normalmente, você deverá ver o ícone de carregamento na tela e um LED pulsante no canto superior direito do dispositivo.
  3. Caso não mostre sinais de carregamento, use outro cabo micro USB e tente novamente.
  4. Retire a capa traseira do Nexus 5 e remova a bateria. Parece inchado? Se parecer maior do que deveria, é um sinal claro de bateria ruim. Outro indicador de que a bateria está fraca é a tela piscando.
    Nota: Se sua bateria tiver mais de dois anos, é provável que ela esteja degradada a um estado em que não tem energia para passar da tela inicial.

Se o dispositivo não mostrar sinais de carregamento após essas etapas, vá para Método 2 .

Método 2: limpar a porta micro-USB

Agora que sabemos que o carregador e a bateria não são os culpados, vamos ver se o mesmo pode ser dito sobre sua porta de carregamento. Já vi casos em que um objeto estranho entrou na porta micro-USB e bloqueou completamente a transferência de eletricidade. Se você carregar demais o dispositivo Nexus no bolso, a porta de carregamento pode ficar com fiapos ou acúmulo de sujeira. Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Use uma lanterna e dê uma olhada dentro da porta de carregamento. Você identifica algo que não deveria estar lá?
  2. Desligue o dispositivo e use algo pequeno como uma agulha ou uma pinça para arrastar qualquer objeto estranho de lá.
  3. Mergulhe um pequeno cotonete em álcool e insira-o no porto. Com movimentos rotacionais, certifique-se de remover qualquer sujeira remanescente que possa estar presente nos conectores dourados.
  4. Deixe-o secar por pelo menos duas horas em um ambiente aquecido antes de tentar ligá-lo novamente.

Método 3: desalojando o botão liga / desliga

O botão liga / desliga preso é uma falha de design conhecida em dispositivos N5. Se o botão liga / desliga travar e ficar pressionado o tempo todo, isso fará com que o dispositivo reinicie e se recuse a carregar. Caso o botão liga / desliga não esteja preso, vá direto para o método 4.

Se você confirmar que o botão liga / desliga está preso e não deseja levá-lo a um técnico ainda, eis o que você pode fazer:

  1. Se você tiver um gabinete externo, retire-o.
  2. Use o dedo para girar o botão liga / desliga em todas as direções possíveis, até que ele seja desalojado.
  3. Se não resolver, encontre uma superfície dura. Eu sei que parece ridículo, mas muitos usuários conseguiu destravar o botão liga / desliga batendo-o contra uma superfície dura.
  4. Bata a parte de trás do telefone perto do botão liga / desliga contra uma superfície rígida várias vezes até ouvir o botão pular.
  5. Role o polegar em torno dele por alguns segundos.
  6. aperte o botão de energia novamente e veja se o seu dispositivo ultrapassou o ciclo de inicialização.

Método 4: limpar a partição de cache

Se o seu telefone se recusar a inicializar após uma atualização do sistema operacional, você pode estar vendo uma falha de software. Na maioria dos casos, uma falha de software é resolvida reiniciando no modo de recuperação e limpando o cache do dispositivo.

Se você tiver dúvidas sobre como usar o modo de recuperação, não o faça. A inicialização na recuperação não é prejudicial ao seu dispositivo. Na verdade, ele é usado por técnicos de smartphones em todo o mundo em situações em que um dispositivo fica preso em um loop de inicialização. Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Desligue seu dispositivo completamente.
  2. Aguarde Aumentar volume + potência botão.
  3. Quando sentir o telefone vibrando, solte as duas teclas.
  4. Após alguns segundos, você deverá ver o logotipo do Android junto com algumas informações do dispositivo e algumas opções para escolher.
  5. Use as teclas de volume para navegar até Modo de recuperação .
  6. Quando você vê Modo de recuperação exibido em vermelho, pressione e segure o botão de energia e empurre o tecla de aumentar o volume . Sua tela deve então mudar para o menu de recuperação.
  7. Use a tecla de diminuir o volume para destacar Limpar partição de cache .
  8. Toque no botão de energia confirmar.
  9. Aguarde até que o cache seja limpo. Isso pode levar de 5 a 10 minutos.
  10. Quando concluído, destaque reinicie o sistema agora e empurre o botão de energia confirmar .

Método 5: inicializando no modo de segurança

Se você já limpou a partição de cache sem sucesso, vamos eliminar a possibilidade de um terceiro conflito de aplicativo inicializando em Modo de segurança .

Modo de segurança irá iniciar o seu dispositivo apenas com o pacote original de aplicativos e processos que veio com ele. Isso significa que todos os aplicativos que você instalou depois disso não terão permissão para serem executados. As versões mais recentes do Android padrão não têm mais esse problema. Mas se você fez o root ou baixou aplicativos de fora do Google Play, é provável que as etapas a seguir resolvam o problema de loop de inicialização do Nexus 5.

Se o seu dispositivo está preso em um loop de inicialização ou desliga no meio dele, inicializando-o em Modo de segurança irá ajudá-lo a identificar se um aplicativo está em conflito com seus arquivos de sistema. Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Com o telefone desligado, pressione o botão de energia e libere-o imediatamente.
  2. Depois de ver a animação inicial, pressione e segure o Volume baixo chave.
  3. Seu dispositivo deve reiniciar e inicializar Modo de segurança.
  4. Você pode confirmar que está em Modo de segurança verificando se o ícone está presente na parte inferior da tela.
  5. Se o seu dispositivo consegue inicializar (e não conseguia antes), é claro que você tem um conflito de terceiros.
  6. Elimine qualquer aplicativo que você possa ter instalado na época em que seu dispositivo quebrou. Vamos para Configurações> Aplicativos (Aplicativos) e Desinstalar eles um por um.
  7. Reinicie o seu dispositivo. Ele deve inicializar de volta ao modo normal. Se conseguir inicializar sem loop, você conseguiu consertar o conflito de software.

Método 6: fazer uma redefinição de fábrica com as chaves de hardware

Se você chegou até aqui sem resultados, há algumas outras coisas que você pode tentar antes de enviar seu telefone para um técnico certificado. Fazendo um restauração de fábrica irá resolver muitos problemas potenciais que podem impedir o seu dispositivo de inicializar. A desvantagem é que isso limpará seus dados. Todos os seus dados pessoais presentes no armazenamento interno, como músicas, imagens, aplicativos e contatos, serão perdidos para sempre.

Se você está pronto para se comprometer com uma redefinição de fábrica, aqui estão as etapas que você precisa seguir:

  1. Certifique-se de que seu dispositivo esteja completamente desligado.
  2. Pressione e segure o Volume baixo e, em seguida, pressione e segure a botão de energia .
  3. Solte as duas teclas quando o telefone vibrar.
  4. Depois de ver o menu de recuperação do Android, pressione o Volume baixo tecla duas vezes para destacar Modo de recuperação .
  5. aperte o botão de energia entrar Modo de recuperação . Você deve conseguir ver um ícone com um ponto de exclamação vermelho após alguns segundos.
  6. Pressione e segure o botão liga / desliga, pressione e solte imediatamente o Tecla de aumentar o volume .
  7. Depois de ver o menu de recuperação, solte o botão liga / desliga.
  8. Use as teclas de volume para navegar para baixo e realçar Limpar dados / Reinício fábrica .
  9. aperte o botão de energia para selecionar a opção e, em seguida, navegue com as teclas de volume para Sim - apaga todos os dados do usuário.
  10. Toque em botão de energia novamente para confirmar.
  11. Aguarde a conclusão do processo. Quando terminar, pressione o botão liga / desliga para selecionar Reinicie o sistema agora .

Método 7: atualizando uma imagem de fábrica (somente usuários experientes)

Como você corre o risco de bloquear seu dispositivo ainda mais, esse método deve ser tentado apenas por usuários com experiência em flashear uma imagem de fábrica. Além de refazer o flash de seu dispositivo para uma imagem de fábrica, as etapas a seguir irão desenraizar seu dispositivo. Também envolve desbloquear o bootloader, o que anulará a garantia se você tiver um. Se você nunca fez isso antes, ignore este método e envie seu telefone a um técnico para reparo.

Atenção: Se você decidir piscar uma imagem de fábrica, vá com uma iteração mais antiga como 4.4 ou 5.0. Por favor, entenda que é um procedimento tedioso que envolve uma boa quantidade de risco, então não tente fazer a menos que você tenha certeza de que será capaz de fazer isso sozinho. Veja como fazer o reflash para uma imagem de fábrica no Nexus 5:

  1. Certifique-se de que todos os drivers de inicialização rápida estejam instalados e configurados corretamente para o caso de seu sistema operacional precisar deles. Existem várias maneiras de fazer isso, mas você pode usar o caminho mais fácil e instalar Drivers universais de Koush de aqui .
  2. Baixe e instale os arquivos de inicialização rápida de aqui . Se você não tiver certeza do que fazer com eles, siga este guia .
  3. Baixe a imagem de fábrica no site do Google Developer. este é o link para dispositivos Nexus 5.
  4. Extraia a imagem de fábrica e cole seu conteúdo na mesma pasta dos arquivos de inicialização rápida.
  5. Certifique-se de que seu dispositivo esteja desligado e conecte-o ao PC. Empurrar Diminuir volume + botão liga / desliga para conectá-lo no modo de inicialização rápida.
  6. Abra a pasta com os arquivos de inicialização rápida e Shift + Ctrl + Clique com o botão direito em algum lugar da pasta.
  7. No menu seguinte, clique em Abra a janela de comando aqui .
  8. Na janela de comando recém-aberta, digite “ dispositivos fastboot “. Se retornar um id de dispositivo, seu dispositivo é reconhecido.
  9. Caso você já tenha desbloqueado o bootloader, pule esta etapa. Caso contrário, digite “ desbloquear fastboot oem '
  10. Agora que o bootloader está desbloqueado, digite os seguintes comandos em ordem:
    ' inicialização de apagamento rápido ',' cache de apagamento de inicialização rápida ',' recuperação de apagamento de inicialização rápida ”E“ sistema de apagamento fastboot '
  11. Agora certifique-se de não mexer em seu dispositivo durante os comandos a seguir. Se você conseguir desconectar o cabo enquanto faz isso, você o bloqueará. Digite o seguinte em ordem: “ fastboot flash bootloader * nome do bootloader * ”E“ fastboot reboot-bootloader “. Você pode encontrar o nome do seu bootloader na pasta que configuramos anteriormente. Você pode renomeá-lo para evitar digitar tanto.
  12. Faça o flash dos rádios móveis digitando “ rádio flash fastboot * nome da rádio * ”E“ fastboot reboot-bootloader “. Você pode encontrar o nome do rádio dentro da pasta que configuramos anteriormente. Se o nome for muito longo, você pode renomeá-lo para torná-lo menor.
    Nota: Lembre-se de que você pode ter mais de um arquivo de rádio nessa pasta. Se for esse o caso, comece com o Rádio CDMA e depois repita os dois comandos com o Rádio LTE .
  13. Digitar ' fastboot -w update * nome do arquivo zip * “. Isso fará o flash do sistema, inicializar e recuperar.
  14. Digitar ' reinicialização fastboot “. Seu dispositivo deve reiniciar e reiniciar em estoque.
9 minutos lidos