Como desinstalar completamente um programa de segurança de computador de terceiros

Nos dias de hoje, nossos computadores são como extensões de nossos seres - eles não apenas nos ajudam nas tarefas diárias, mas também contêm algumas de nossas informações e dados mais sensíveis. Sendo esse o caso, cada pessoa que possui um computador não quer poupar esforços no que diz respeito à segurança do seu computador. Todas as versões do Sistema Operacional Windows vêm com programas de segurança integrados - Firewall do Windows incluído com o Windows Defender (no Windows 8, 8.1 e 10) ou Microsoft Security Essentials (no Windows 7 ou anterior). No entanto, muitos usuários do Windows, acreditando que as medidas de segurança integradas do Windows simplesmente não são suficientes, instalam programas de segurança de computador de terceiros (antivírus, anti-malware e aplicativos de firewall, por exemplo).

Adquirir um programa de segurança de terceiros é extremamente fácil, visto que existem dezenas para cada nicho, e não há como negar que há vários méritos no uso da maioria dos programas de segurança de terceiros. Seja como for, porém, aqueles que instalam e usam programas de segurança de computador de terceiros geralmente precisam desinstalá-los no futuro, e fazer isso não é uma tarefa fácil na maioria dos casos.

Alguns dos motivos mais comuns pelos quais os usuários do Windows precisam desinstalar programas de segurança de terceiros incluem suas licenças para o uso de programas que expiram, os programas entram em conflito com outros elementos em seus computadores e criam problemas, e os usuários simplesmente não querem o programas em seus computadores. Qualquer que seja o motivo, desinstalar a maioria dos aplicativos de segurança de terceiros não é um problema. Se você deseja desinstalar com êxito e completamente um aplicativo de segurança de terceiros de seu computador, você precisa:

1. aperte o Logotipo do Windows chave + R para lançar um Corre
  2. Tipo appwiz. cpl no Corre diálogo e pressione Entrar .

3. Você verá uma lista de todos os programas instalados em seu computador. Localize o programa de segurança de terceiros que deseja desinstalar nesta lista, clique com o botão direito nele e clique em Desinstalar .

4. Vá até o assistente de desinstalação para Desinstalar a aplicação.

O aplicativo terá sido desinstalado com sucesso quando você chegar ao final do assistente de desinstalação, embora você possa precisar reiniciar o computador para que as alterações tenham efeito.

Desinstalar o aplicativo de segurança de terceiros é, infelizmente, a parte fácil no caso da maioria dos aplicativos. A parte difícil é se livrar de todos os arquivos e configurações residuais que a maioria desses aplicativos deixa quando são desinstalados. Se você não se livrar dos arquivos e configurações que um aplicativo de segurança deixa para trás depois de desinstalá-lo, eles só lhe causarão problemas no futuro. Para se livrar de todos e quaisquer arquivos e outros elementos deixados por um aplicativo de segurança de terceiros que você desinstalou, você precisa:

1. Clique aqui para ser direcionado para uma lista de ferramentas de remoção para todos os aplicativos de segurança de terceiros amplamente usados.
  2. Percorra a lista e localize a entrada do programa de segurança que você desinstalou do computador.
  3. Clique no link fornecido para a ferramenta de remoção do respectivo aplicativo.
  4. Leia cuidadosamente todas as instruções que encontrar na página para a qual o link o direciona, e baixar a ferramenta de remoção de lá.
  5. Depois de fazer o download da ferramenta de remoção, navegue até onde ela foi baixada, localize-a e clique duas vezes nela para iniciá-la.
  6. Siga as instruções na tela e vá até a ferramenta de remoção para se livrar de tudo e qualquer coisa deixada para trás pelo aplicativo desinstalado.

Não deixe seu computador vulnerável! Se você desinstalar um programa de segurança de terceiros e não tiver outro como backup, certifique-se de habilitar o programa de segurança embutido em seu computador (Windows Defender ou Microsoft Security Essentials) para garantir que ele permaneça protegido.