Como otimizar o Windows 10 para jogos e melhor desempenho

Muito recentemente, eu estava lendo vários guias sobre como você pode melhorar seu FPS nos principais jogos. Nesses guias, notei que o jogo em si não tem muitos itens com que trabalhar. Em vez disso, o Windows 10 tem dezenas de problemas e requer toneladas de otimização para aumentar seu desempenho.



Neste guia, analisarei quase todos os recursos do Windows 10 e otimizaremos suas configurações para nosso propósito, que é jogos e desempenho. Todas as configurações são bastante seguras, pois são feitas no próprio Windows 10. Além disso, vamos evitar softwares de terceiros, por questões de segurança.

Certifique-se de seguir todas as etapas corretamente e não mexer em configurações irrelevantes.



Habilite o desempenho máximo no Windows 10

Por padrão, o Windows 10 tem um plano de energia realmente equilibrado. Este plano padrão nunca se destina a oferecer 100% de desempenho e, em vez disso, ele se concentra em um ajuste realmente equilibrado. Por outro lado, o Windows 10 permite que os usuários aprimorem completamente as configurações para obter o melhor desempenho. No entanto, essas opções não são totalmente visíveis e é necessário realizar várias ações antes de obter acesso a esses privilégios.



  • Vá para Iniciar> Prompt de Comando> Abrir com Privilégios Administrativos.
  • Em Prompt de comando> Cole o código fornecido a seguir.
powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61
  • Depois de inserido, você verá uma mensagem como esta mencionando o desempenho final.
  • Agora vá para iniciar novamente> pesquisar plano de energia> Clique em Escolher plano de energia.
  • Depois de aberto, mude de desempenho equilibrado para desempenho máximo. Se você não conseguiu encontrar o Ultimate Performance, clique na seta destacada em vermelho.
  • Depois, clique em Alterar configurações do plano e escolha nunca em todas as quatro opções.
  • Uma vez feito isso, clique em “Alterar configurações avançadas de energia”.
  • Nas configurações, acesse Configurações do adaptador sem fio> Modo de economia de energia> e altere na bateria e opção plugado para desempenho máximo.
  • Da mesma forma, certifique-se de que tudo esteja 100% em Estado mínimo do processador e Estado máximo do processador.
  • Depois de concluído, basta aplicar e clicar em OK.

Desativando animações desnecessárias para reduzir o uso de CPU e memória

Como eu disse anteriormente, o Windows 10 oferece um sistema muito básico e equilibrado. Portanto, há coisas como animações suaves e recursos extras que têm um grande impacto em seus tempos de carregamento e processamento. Desativar essas animações pode transformar completamente a sua experiência, e o aumento na velocidade é incrível.



  • Abra Iniciar> Digite Configurações Avançadas e clique em Primeiro Resultado.

Um aberto, clique em Configurações na guia Avançado> Efeitos visuais> Personalizado e selecione apenas essas duas opções.

As animações que sobrecarregam o seu PC serão desativadas. Espere mais capacidade de resposta e melhores tempos de carregamento.

  • Depois, clique em Aplicar e OK.

Agora vá para a guia Avançado ao lado de Efeitos Visuais



Clique em Change em Virtual Memory e faça o seguinte

  1. Desmarcar automaticamente gerenciar o tamanho do arquivo de paginação para todos os drivers destacados em Internet
  2. Selecione a sua unidade SSD, no meu caso, é a unidade C, destaque em Castanho.
  3. Verifique o tamanho gerenciado do sistema destacado em Amarelo.
  4. E, finalmente, clique em Set, que destaquei em Rosa.
  5. Depois de concluído, pressione Ok repetidamente em Opções de memória virtual e desempenho. Se você seguiu as etapas corretamente, ele pedirá sua permissão para reiniciar o PC.

Escolhendo manualmente o melhor desempenho para jogos

Além do aprimoramento usual. O Windows 10 também permite que você altere o desempenho gráfico para qualquer jogo que desejar. O recurso integrado chamado Preferência de desempenho gráfico permite que você navegue por qualquer jogo ou programa e, em seguida, escolha a opção de energia adequada para esse aplicativo. Você pode adicionar qualquer aplicativo da lista e escolher seu plano de energia. De qualquer forma, não vamos fazer isso para todos os jogos. Mas posso mostrar como isso é feito.

  • Vá para Iniciar> Configurações de gráficos.
  • Depois de aberto, escolha o aplicativo clássico nas preferências do aplicativo.

Agora clique em Browse e selecione qualquer jogo que você joga regularmente. Para o FIFA 18, naveguei no PC e o adicionei.

  • Agora você terá várias opções para escolher e certifique-se de clicar em Alto desempenho e salvar.

    O Windows 10 agora aprimorará as configurações do FIFA 18 para um desempenho superior.

Este recurso permite que você adicione uma quantidade incrível de aplicativos. No entanto, não o sobrecarregue com aplicativos inúteis, como discórdia, e definindo sua prioridade realmente alta. Basta adicionar os jogos que você joga regularmente e nunca adicionar programas que estão sendo executados de forma consistente em segundo plano.

Desativando Notificação, Foco e Multitarefa

Alguns aplicativos são abertos instantaneamente quando suas notificações são ativadas. Eu sei que parece estranho, mas esse é o problema com alguns aplicativos. Depois de abertos, eles são executados continuamente em segundo plano, sugando a maior parte do uso da CPU e da memória. Posteriormente, se as notificações não abrirem nenhum aplicativo em segundo plano. Eles estão simplesmente sendo empilhados na barra lateral do Windows 10.

Aqui está você pode desativar essas notificações excessivas.

  • Abra Pesquisa> Notificações de tipo> Clique em “Configurações de notificação e ação”.
  • Agora desative tudo na guia Notificações e ações. Acompanhe a imagem abaixo.

Depois, vá para a guia Focus Assist e desative tudo lá também.

  • Faça o mesmo em todas as guias e configurações que encontrar. Mais importante ainda, certifique-se de que tudo na guia Multitarefa esteja desativado.

Uma vez feito isso, comece novamente e pesquise “Configurações de privacidade”

Bombeie para a seção Permissões do aplicativo e desative tudo no localização, câmera, microfone, e-mail, chamadas, contatos e guia de ativação por voz. São como outros aplicativos que mencionei, rodando continuamente em segundo plano, sem fornecer nenhum valor. Você também pode deixar alguns aplicativos habilitados, como o Skype, dependendo da frequência com que usa alguns deles. Mas é recomendável desabilitar a maioria deles.

Desativar aplicativo de alta prioridade

Eu não posso explicar esta e outra vez, sobre como realmente são importantes desabilitar aplicativos de alta prioridade. Resumindo, quando você liga o PC, alguns aplicativos são iniciados automaticamente em segundo plano junto com o PC. Alguns desses aplicativos consomem muita energia e requerem toneladas de recursos. Portanto, temos que garantir que eles nunca estejam sendo executados em segundo plano. Além disso, esses são aplicativos de inicialização, portanto, desativá-los também aumentará significativamente a velocidade de inicialização.

  • Clique com o botão direito na barra de tarefas> Gerenciador de tarefas

  • Vá para a guia Inicializar e desative todos os aplicativos de alta prioridade. Você pode fazer isso clicando com o botão direito sobre eles e, em seguida, escolher desativar. Se feito corretamente, seu status será alterado automaticamente.

Algumas pessoas como eu ignoram aplicativos de baixa prioridade como o Evernote. No entanto, se você tiver um PC Budget e quiser obter o máximo do Windows 10. Certifique-se de que todos eles estejam desativados. De qualquer forma, uma vez que as alterações forem feitas, simplesmente saia.

Desativando hardware de som desnecessário em execução em segundo plano

Embora pensemos que nosso PC está usando apenas um hardware de som, isso não é totalmente verdade. Sempre que você conectar um dispositivo de som no seu PC. Ele o habilita atomicamente, e assim o dispositivo continua funcionando apesar de não ser usado pelo usuário. Podemos facilmente desabilitar esses dispositivos de som inúteis e, ao fazer isso, a qualidade do som e o desempenho geral irão melhorar.

  • Vá para Iniciar> Digite Alterar sons do sistema.
  • Depois de aberto, vá para a guia Reprodução e desative todos os dispositivos de som irrelevantes. Certifique-se de que seu dispositivo de som padrão esteja habilitado.

  • Depois, clique nas propriedades acima do botão Aplicar.
  • Agora vá para a guia Avançado e desative ambas as opções destacadas em vermelho no modo exclusivo.
  • Abra o slide Formato padrão e escolha a opção mais alta disponível. No meu caso, estou usando fones de ouvido Bluetooth, então não consigo ver a opção.

O formato padrão está localizado na guia Avançado.

Ainda não terminamos. Depois de fazer essas duas alterações. Vá até a guia Som Espacial e certifique-se de que está desativado.

Depois de fazer todas essas alterações nas propriedades dos fones de ouvido. Agora temos que replicar exatamente as mesmas etapas nas Propriedades do microfone.

  • Desative todos os dispositivos de microfone irrelevantes.

  • Selecione o dispositivo de gravação padrão e clique em Propriedades.

Na guia Avançado, certifique-se de que essas três opções estejam desabilitadas. Além disso, selecione o valor mais alto disponível em Formato padrão.

  • Agora clique em Aplicar e Ok para as configurações de áudio também.

Acelerando o Windows 10, excluindo arquivos inúteis

Todos os processos mencionados acima irão acelerar e otimizar o seu Windows 10. No entanto, eu queria chamar sua atenção mencionando a velocidade especificamente, porque esta etapa exige que você fique constantemente atento ao lixo e depois os exclua. De qualquer forma, siga os passos abaixo e limpe todos os arquivos inúteis do seu sistema.

  • Abra Executar através da tecla Windows + R.
  • Digite% appdata% e volte para a pasta AppData.
  • Na pasta AppData, vá para Local e depois para Temp.
  • Depois de aberto, certifique-se de excluir tudo na pasta Temp. No meu caso, não há muitos arquivos, porque eu constantemente fico de olho nisso e os excluo regularmente.

Quando terminar de esvaziar isso. Agora certifique-se de esvaziar a lixeira também. Esses arquivos reservam uma grande quantidade de espaço em seus discos rígidos, consumindo, portanto, uma porcentagem da energia. Quando excluído, você fica com mais espaço e os discos rígidos ou SSD têm melhor desempenho.

Certifique-se de que o Windows 10 está atualizado

Se você aplicou todas as alterações sugeridas acima e ainda está tendo problemas com o desempenho. Então, você pode querer dar uma olhada em sua versão do Windows 10. Algumas chaves de CD do Windows 10 vêm com a versão base, que não é confiável e está cheia de bugs. A Microsoft lança constantemente novas atualizações para o Windows 10, com foco na velocidade, otimização e mais opções à sua escolha.

  • Vá para o início, digite “Verificar atualizações”.

    Aqui está meu Windows 10, atualizado para a versão mais recente.

    Depois, veja se há uma nova versão do Windows 10 disponível. Caso contrário, ele dirá que seu Windows 10 está atualizado.

Configurações de jogos específicas do Windows 10

O Windows 10 vem com vários recursos totalmente voltados para jogos. Por padrão, a maioria desses ajustes, como outras configurações do Windows 10, são otimizados para energia equilibrada. Agora, há um monte de configurações para ajustar, mas não se preocupe, porque eu irei mostrar a você todas as configurações e garantir que elas estejam fornecendo 100% de desempenho durante o jogo.

Ativando Modo de Jogo

  • Clique em Iniciar> Pesquisar Modo de Jogo> Abrir o primeiro resultado.
  • Uma vez aberto, certifique-se de que o Modo Jogo esteja habilitado.

Como expliquei antes, o Modo de Jogo otimiza significativamente o seu PC para fornecer 100% de desempenho durante os jogos. O que ele faz exatamente é bastante simples. O Modo de Jogo define a prioridade de seu aplicativo, desativa pop-ups, notificações e elimina todos os outros aplicativos inúteis em execução em segundo plano. Resumindo, o Modo Jogo garante que seu aplicativo obtenha o máximo do PC.

Desativar notificações de jogo

Já passamos por algumas notificações do Windows 10 e as desativamos. Agora é hora de desativar as notificações apenas do jogo também. Quando ativadas, essas notificações começam a gravar, fazem capturas de tela e permitem dezenas de pop-ups. Precisamos ter certeza de que nenhum desses tipos de aplicativos está sendo executado em segundo plano durante o jogo.

  • Abra Iniciar> Modo de jogo> Abra o primeiro resultado.

Certifique-se de que tudo na barra de jogo e na guia Capturas está desativado.

Agora vá para a guia Capturas e certifique-se de que tudo está desabilitado. Além disso, selecione 30 FPS para Taxa de quadros de vídeo e certifique-se de que a qualidade do vídeo seja Padrão.

Desativando a precisão do ponteiro do mouse

Outro recurso importante que vou destacar é a precisão do ponteiro do mouse. Quando este recurso está habilitado, ele muda automaticamente seu DPI com base no movimento do mouse. Em outras palavras, ele tem um impacto significativo em sua meta e pode causar inconsistência. Mais importante ainda, ele também consome uma porção significativa de energia. Podemos desativá-lo por meio das seguintes etapas.

  • Abra Iniciar> Digite “Configurações do mouse”> Clique em Configurações do mouse.
  • Agora vá para as opções adicionais de mouse.
  • Depois de aberto, vá para a guia Opções do ponteiro e desative 'Melhorar a precisão do ponteiro'
  • Depois, clique em Aplicar e OK.

Aprendizado

Ao terminar este guia, gostaria de dizer com confiança, que se você aplicou todas essas mudanças ao seu sistema. Você verá, sem dúvida, uma grande melhoria no desempenho. Fora isso, os jogos não irão falhar mais e as taxas de quadros irão melhorar significativamente. Apenas certifique-se de seguir todas as etapas mencionadas neste guia corretamente. Não mexa com configurações irrelevantes que você não conhece. As configurações mencionadas neste guia são totalmente seguras e não têm grandes desvantagens, a não ser comprometer as animações e os recursos visuais. Em última análise, mesmo depois de implementar essas etapas, se o seu sistema estiver com falta de desempenho, então considere atualizar para um PC totalmente novo, verifique nosso 5 PCs pré-construídos favoritos de 2020 enquanto você está nisso.