Correção: a verificação do disco não pôde ser realizada porque o Windows não pode acessar o disco

Se um usuário do Windows conectar um disco rígido externo ao computador, o disco rígido e suas partições serão exibidos em Meu Computador ou Computador junto com todas as outras unidades conectadas ao computador. No entanto, em alguns casos, o disco rígido externo aparece, mas não pode ser aberto e, quando o usuário clica com o botão direito nele e clica em Propriedades , mostra como tendo 0 bytes de Espaço utilizado e 0 bytes de Espaço livre . A primeira coisa que um usuário afetado por esse problema faz, na maioria dos casos, é executar o CHKDSK - um utilitário integrado do Windows projetado para verificar se há erros e setores defeituosos nos discos rígidos e tentar consertar o que encontrar.

No entanto, quando você tenta executar o CHKDSK em um disco rígido afetado por este problema de um Prompt de comando ou clicando com o botão direito na unidade e indo para Propriedades > Ferramentas > Verifique agora… , a verificação de erro falha e a seguinte mensagem de erro é exibida:

' A verificação do disco não pôde ser realizada porque o Windows não pode acessar o disco . '

Se você não pode executar o CHKDSK em um disco rígido externo que seu computador, por algum motivo, não consegue acessar, você não pode verificar se há erros e setores defeituosos e tentar corrigi-los. Além disso, também não há como dizer se as tentativas de recuperação de dados usando programas de recuperação produzirão resultados positivos. No lado positivo, no entanto, a seguir estão algumas das soluções mais eficazes que qualquer usuário do Windows afetado por esse problema pode usar para tentar se livrar dessa mensagem de erro e executar o CHKDSK com êxito no disco rígido afetado:

Solução 1: verifique a conexão entre o disco rígido e o computador

Em alguns casos, o culpado por trás do “ A verificação do disco não pôde ser realizada porque o Windows não pode acessar o disco . ” A mensagem de erro pode ser tão trivial quanto uma conexão frouxa entre o computador e o disco rígido afetado. Se você estiver vendo esta mensagem de erro ao tentar executar o CHKDSK, a primeira coisa que você deve fazer é verificar a conexão entre o disco rígido afetado e o computador para se certificar de que está seguro e se o cabo que conecta os dois está bom.

Solução 2: altere a letra da unidade atribuída ao disco rígido afetado

O método absolutamente mais eficaz que usuários em circunstâncias semelhantes usaram para se livrar com sucesso do “ A verificação do disco não pôde ser realizada porque o Windows não pode acessar o disco . ” A mensagem de erro e a execução bem-sucedida do CHKDSK no disco rígido afetado está alterando a letra da unidade atribuída ao disco rígido afetado. Cada disco rígido conectado a um computador Windows é atribuído a uma letra específica do alfabeto, e os usuários do Windows podem alterar manualmente as letras atribuídas a qualquer um e todos os seus discos rígidos. Para alterar a letra da unidade atribuída ao disco rígido afetado, você precisa:

1. aperte o Logotipo do Windows chave + R para abrir um Corre diálogo.
  2. Tipo diskmgmt.msc no Corre diálogo e pressione Entrar para lançar o Gerenciamento de Disco Utilitário.
  3. Na lista de unidades conectadas ao seu computador, localize e clique com o botão direito do mouse no disco rígido externo afetado e clique em Alterar letra de unidade e caminhos ... .
  4. Na janela que aparece, clique na letra da unidade atual atribuída à unidade para selecioná-la e clique em mudança .
  5. Abra o menu suspenso localizado diretamente na frente de Atribua a seguinte letra de unidade: e clique em qualquer nova letra de unidade que deseja atribuir à unidade para selecioná-la.
  6. Clique em Está bem .
  7. Clique em Está bem no Alterar letra da unidade e caminhos para X: () janela.
  8. Feche o Gerenciamento de Disco utilidade e reiniciar seu computador.

Quando o computador inicializar, tente executar o CHKDSK no disco rígido externo afetado e verifique se o problema persiste.

Solução 3: examine o disco rígido profissionalmente

Se nenhuma das soluções listadas e descritas funcionou para você, pode haver um problema de hardware em funcionamento aqui ou o disco rígido pode simplesmente estar morto ou danificado sem possibilidade de reparo. Se for esse o caso, agora é a hora de enviar o disco rígido para que os profissionais o examinem. Se o disco rígido externo afetado estiver sob qualquer tipo de garantia, você certamente deve enviar o disco rígido e reivindicar sua garantia.