A Microsoft compartilha a visão do 'sistema operacional moderno' projetado para dispositivos sempre ligados e conectados à nuvem

Microsoft / A Microsoft compartilha a visão do 'sistema operacional moderno' projetado para dispositivos sempre ligados e conectados à nuvem 2 minutos lidos

Microsoft



A Microsoft espera ansiosamente por computadores cada vez mais poderosos e dispositivos da Internet das Coisas (IoT) que estão sempre ligados e conectados à nuvem. Para garantir serviços ininterruptos que não sejam impedidos por atualizações, a empresa delineou alguns recursos específicos e altamente necessários do ‘SO moderno’.

A Microsoft recentemente destacou alguns PCs premium com Windows 10 na Computex. Ao lado do hardware, a empresa também expôs sua visão para a próxima geração de Sistema Operacional (SO) que eliminaria alguns dos principais pontos fracos das plataformas existentes, incluindo aquelas experimentadas no Windows 10. A Microsoft observou categoricamente que os dispositivos futuros com silício avançado exigirão um SO moderno que oferecerá um conjunto dos recursos da plataforma que os clientes esperam de seus dispositivos. A empresa reiterou ainda a necessidade de oferecer recursos que proporcionem experiências inovadoras centradas nas pessoas.



A característica mais básica e proeminente do sistema operacional moderno, de acordo com a Microsoft, seria o processo de atualização contínuo e virtualmente invisível. De acordo com a empresa, a “experiência de atualização” deve ser determinística, confiável e instantânea, sem interrupções.



Dispositivos futuros estariam invariavelmente sempre ligados e consistentemente conectados à internet, bem como à nuvem para acessar arquivos e aplicativos. O sistema operacional moderno da Microsoft teria algum arranjo interessante para garantir a segurança. A Microsoft planeja separar o sistema operacional dos aplicativos. Isso garantiria que os aplicativos operassem em um perímetro definido e, como extensão, os ataques maliciosos teriam o escopo severamente restrito.



A maioria dos dispositivos hoje oferece suporte a vários padrões de comunicação, incluindo Wi-Fi, 4G, Hotspot, etc. A Microsoft planeja aprimorar os protocolos para eliminar qualquer potencial ponto morto de conectividade. A empresa planeja alcançar isso tornando os dispositivos cientes de outros dispositivos nas proximidades e permanecerem conectados uns aos outros.

Chegando ao fator de forma física, alguns laptops modernos também podem oferecer a conveniência de um computador tablet. Além disso, quase todos os dispositivos modernos vêm equipados com vários sensores. O sistema operacional moderno da Microsoft terá suporte aprimorado para sensores e oferecerá melhor percepção da postura. Essencialmente, a empresa parece estar interessada em fornecer operabilidade multissensorial por meio do uso de caneta, voz, toque e até olhar, além da combinação tradicional de teclado e mouse.

A Microsoft mencionou que está investindo para concretizar a visão do sistema operacional moderno. Isso pode indicar que a empresa está procurando ativamente empresas para fazer compras. Aparentemente, a Microsoft já está desenvolvendo alguns recursos interessantes, como a plataforma Asian Inking, o recurso de marcação automática de fotos no aplicativo Photos e os novos recursos do Your Phone.



Ainda ontem, a Dell Inc., um dos parceiros de hardware da Microsoft, revelou acidentalmente uma nova subvariante do Windows 10 chamada Windows 10 Home Ultra . É bem provável que um sistema operacional moderno possa fazer parte do desenvolvimento.

Tag Microsoft janelas