Chipmaker Broadcom em ‘negociações avançadas’ para adquirir a Symantec líder online e de segurança de dispositivos por US $ 15 bilhões?

Segurança / Chipmaker Broadcom em ‘negociações avançadas’ para adquirir a Symantec líder online e de segurança de dispositivos por US $ 15 bilhões? 4 minutos lidos

BROADCOM



A Broadcom, fabricante líder de chips, pode em breve adquirir a empresa de segurança cibernética Symantec. O negócio pode ser a segunda maior aquisição total de uma empresa pela Broadcom. No ano passado, a empresa adquiriu a CA Technologies por US $ 18,9 bilhões. Embora os números exatos ou mesmo o acordo ainda não tenham sido anunciados oficialmente, a Symantec deve custar à Broadcom cerca de US $ 15 bilhões. Desnecessário acrescentar que esta ainda é uma avaliação melhor para a outrora próspera, mas agora aparentemente problemática empresa de segurança digital.

A Broadcom está supostamente perto de comprar a empresa de segurança cibernética Symantec. Fontes com conhecimento do assunto mencionaram que as duas empresas estão se aproximando de um acordo que fará com que a fabricante de chips adquira a Symantec por cerca de US $ 15 bilhões. Curiosamente, ainda não houve confirmação oficial de nenhuma das empresas. Ainda assim, as fontes insistem que a aquisição está quase finalizada e qualquer atualização sobre a mesma poderia chegar oficialmente a qualquer momento depois de hoje, 4 de julho de 2019. Os especialistas, no entanto, alertam que o negócio ainda pode fracassar. Vários analistas estão baseando suas suposições no fato de que o atual presidente dos EUA, Donald Trump, não permitiu a tentativa da Broadcom de adquirir a empresa líder de chips móveis Qualcomm.



A aquisição da Symantec impulsionaria ainda mais a incursão da Broadcom no mundo do software

Broadcom é uma empresa líder no mundo do hardware. É um player poderoso, especialmente em chips de silício e processadores que vão para quase todos os tipos de eletrônicos. A empresa é especializada na fabricação de semicondutores. Na verdade, a estratégia de aquisição do CEO Hock Tan da Broadcom provou causar uma das maiores consolidações na indústria de semicondutores. Até agora, o CEO foi fundamental na consolidação da indústria de chips de US $ 470 bilhões, adquirindo agressivamente várias pequenas empresas que nunca teriam igualado em tamanho e produção da Broadcom.



Fazer novas incursões no mundo do software pode parecer estranho. No entanto, a estratégia do Sr. Tan é bastante interessante. Ele sempre prefere comprar empresas que não tenham uma sobreposição óbvia. Desnecessário acrescentar que o Sr. Tan tem buscado objetivos financeiros e operacionais que geralmente são observados principalmente no mundo de private equity. Portanto, um fabricante de chips adquirindo outra empresa de software com um objetivo completamente diferente do da CA Technologies não é estranho.

A aquisição da Symantec pode ser uma boa decisão para a Broadcom

Comprar a Symantec seria uma ótima estratégia de aquisição e investimento. A aquisição da gigante do software CA Technologies já começou a parecer uma boa decisão. Do ponto de vista de aquisição, a Symantec está em uma ótima posição para a Broadcom. A empresa outrora próspera foi continuamente atingida por circunstâncias adversas. Em meio à competição crescente, ao declínio do interesse em plataformas antivírus de terceiros dedicadas, uma rápida mudança para um ecossistema mais seguro e móvel, a Symantec sofreu.



No entanto, a Symantec ainda é considerada uma empresa confiável de segurança cibernética. Firmas de private equity proeminentes têm constantemente de olho na Symantec. A empresa adquiriu duas organizações com um conjunto diversificado de portfólios de produtos no ano passado. Enquanto a Blue Coat Systems oferece soluções de segurança para empresas, a LifeLock oferece proteção contra roubo de identidade. Apesar do fato de que essas aquisições não conseguiram impulsionar o crescimento da empresa, a Symantec está em uma boa posição para aquisições.

Com US $ 15 bilhões, a Symantec está cerca de US $ 6 bilhões abaixo do que valia há menos de dois anos. Além disso, a Symantec gastou cerca de US $ 7 bilhões em aquisições em 2016. Em palavras simples, a empresa é obviamente muito mais valiosa do que o valor em dólares que representa atualmente. Ao adquirir a Symantec, a Broadcom poderia facilmente infundir interesse e vigor renovados na empresa de software de baixo desempenho. No passado, o CEO da Broadcom provou como a simplificação das operações das empresas adquiridas e a redução significativa dos interesses e projetos podem rejuvenescer as empresas que estavam em crise.

A Symantec pode ser facilmente considerada um ativo importante para a fabricante de chips Broadcom, pois cobre a outra extremidade do espectro. A CA Technologies e a Symantec não têm nada em comum entre elas. No entanto, juntos, o trio comanda uma base de clientes grande e estável que enfrentaria muitos desafios inerentes para mudar para outro fornecedor com um buquê de produtos igualmente expansivo e abrangente.

As grandes corporações têm demonstrado afinidade com empresas que oferecem produtos que mais precisam de suas necessidades. Além de garantir o bom funcionamento dos serviços e suporte dedicado em janela única, empresas com grande portfólio permitem melhor economia ao finalizar negócios de vários anos.

A Symantec é um dos maiores fabricantes mundiais de software de segurança cibernética. De acordo com a própria admissão da empresa em seu relatório anual, ela fornece ativamente seus serviços e portfólio de produtos de segurança para mais de 350.000 organizações e 50 milhões de pessoas. Ele faz Antivírus, Antispyware e várias outras plataformas de proteção digital que tentam proteger plataformas corporativas, bem como computadores pessoais, de ataques implacáveis.

Notícias sobre a possível aquisição beneficia a Symantec, mas afeta a Broadcom negativamente:

Os mercados de ações reagiram bem em relação à Symantec, cujas ações subiram até 16% na quarta-feira em Nova York. Nem é preciso acrescentar que esse é o maior ganho intradiário da empresa em quase oito meses. As ações da Symantec fecharam em US $ 22,10 por ação. Isso coloca a avaliação de mercado da Symantec em cerca de US $ 13,7 bilhões, um ganho de US $ 2 bilhões.

Talvez a avaliação um pouco mais alta de US $ 15 bilhões pela Broadcom, impactou negativamente suas ações. Devido à notícia da possível aquisição, as ações da Broadcom caíram cerca de 3,5 por cento. As ações da Broadcom fecharam a US $ 295,33 na terça-feira. A matemática simples revela que a avaliação da Broadcom perdeu US $ 4 bilhões em um único dia de negociação. Ainda assim, a Broadcom atualmente possui uma avaliação elevada de US $ 118 bilhões.

Se a Broadcom acabar comprando a Symantec, ela terá seguido os passos da Intel. Em 2011, a Intel Corp. adquiriu a McAfee Inc. por US $ 7,7 bilhões. A Intel queria codificar algumas das capacidades do software em seus processadores. No entanto, por alguns motivos, a tentativa não teve sucesso e a Intel acabou vendendo a empresa para a TPG por um preço reduzido de US $ 4,2 bilhões. O CEO da Broadcom, no entanto, muitas vezes adota uma abordagem completamente diferente para aquisições e, portanto, seria interessante ver como ele retrabalha a empresa.

Tag Broadcom