Como consertar um sistema Windows 10 lento e com atraso



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O Windows 10 é ótimo e não há dúvida de que a Microsoft está promovendo muitas atualizações para torná-lo ainda melhor. Mas, muitos usuários reclamam regularmente sobre o lento e lento Windows 10. Não há como negar que muitos usuários do Windows 10, ou mesmo usuários que usam outro sistema operacional Windows, enfrentarão o problema do computador lento. Você notará que sua máquina era muito rápida quando você instalou uma nova cópia do Windows ou quando ela saiu da caixa. Mas agora sua máquina está muito lenta. Este atraso na máquina não causará nenhum problema grave, mas tornará sua experiência geral com o Windows bastante irritante. O lento e lento Windows definitivamente desperdiçará muito do seu tempo e pode custar-lhe algum dinheiro, especialmente se você o estiver usando para fins comerciais.



O atraso e a lentidão nem sempre são causados ​​pelo sistema operacional. Pode haver vários motivos diferentes para a lentidão do seu Windows. O problema do atraso pode ser devido à baixa RAM ou por causa de um vírus / malware usando seus recursos ou pode ser simplesmente por causa de um programa pesado em execução em segundo plano. Uma vez que existem muitas razões para isso, também existem muitas soluções.



Método 1: desative programas indesejados

O primeiro que deve ser feito em um cenário em que o sistema está muito lento é livrar-se de programas indesejados. Existem muitos programas que são executados em segundo plano e usam uma parte de seus recursos. Esses programas podem causar muitos atrasos no Windows, especialmente se houver alguns deles.



Lembre-se de que não estamos falando sobre vírus ou outros programas maliciosos que são executados em segundo plano. Estamos falando de programas regulares que muitos usuários usam diariamente, como Adobe Creative Cloud ou seu programa antivírus ou OneDrive. Esses programas geralmente vêm com uma configuração padrão para iniciar na inicialização do computador. Portanto, eles começarão a ser executados em segundo plano assim que você efetuar login no computador. Muitos deles podem ser facilmente desativados se você não os estiver usando.

  1. Pressione e segure CTRL , MUDANÇA e Esc tecla simultaneamente ( CTRL + SHIFT + ESC ) para abrir o gerenciador de tarefas
  2. Clique no Comece aba
  3. Agora, olhe para os programas mencionados lá. Deve haver alguns deles. Selecione aquele que você não usa regularmente e clique em Desabilitar . Repita esta etapa para cada programa que você vê na lista.

Nota: Se desejar, você pode abrir o programa que vê na inicialização e desligar a opção iniciar automaticamente na inicialização. A localização da opção varia de programa para programa, mas essas opções geralmente estão nas configurações e podem ser facilmente encontradas. Basta desmarcar essa opção e salvar suas configurações para não ter que desativar o programa a cada inicialização. Faça isso apenas para programas que você não deseja iniciar quando o computador iniciar.



Verifique os antivírus: Você também deve tentar desabilite seu antivírus por alguns minutos e veja se isso muda a velocidade do seu sistema. A maioria desses antivírus consome muitos recursos. Os programas antivírus verificam arquivos e sites antes de abri-los, portanto, muitos recursos estão sendo consumidos por eles continuamente. Quase todo antivírus tem a opção de desativá-lo por um curto período de tempo, por exemplo, 10-15 minutos. Basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do antivírus na bandeja do sistema (canto inferior direito da tela da área de trabalho) e selecionar Desativar. Você provavelmente verá uma opção de desativar o antivírus por 10 minutos ou até que o computador reinicie.

Nota: A opção Desativar varia de antivírus para antivírus. Porém, deve haver uma opção nas configurações do antivírus em algum lugar.

Método 2: verificar os drivers

Este método é para pessoas que experimentaram o atraso após uma atualização do Windows 10. Você pode seguir as etapas abaixo, mesmo que o problema não tenha ocorrido após uma atualização do Windows 10, mas as chances de isso funcionar são altas para aqueles que instalaram recentemente a atualização do Windows 10.

Basicamente, o Windows 10 favorece muito seus próprios drivers genéricos em vez de drivers de terceiros. Portanto, há uma chance de que o Windows 10 substitua seus drivers antigos por seu próprio conjunto genérico sempre que você instalar uma nova atualização. Também há uma chance de que seus drivers estejam desatualizados e é isso que pode estar causando o atraso.

Os drivers que você deve verificar são os drivers de vídeo. Esses drivers, se problemáticos, podem causar lentidão e atraso no seu PC.

Siga os passos abaixo para verificar os drivers do seu computador.

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo devmgmt.msc e pressione Entrar

  1. Agora, verifique seus fatores importantes, especialmente os Drivers de exibição . Clique duas vezes no Adaptadores de vídeo e clique duas vezes no seu dispositivo de exibição também

  1. Clique no Motorista aba

Veja as informações fornecidas lá. Se o provedor do driver for alterado, isso significa que a lentidão e o atraso se devem ao driver alterado. Basta clicar no botão Desinstalar e seguir as instruções na tela. Assim que o driver for desinstalado, você pode baixar e instalar seus drivers de terceiros ou reverter para os anteriores se eles foram instalados antes da atualização

Se o problema não for resolvido substituindo o driver ou se o driver não tiver sido alterado, você também pode tentar atualizar o driver. Acesse o site do fabricante e procure as versões mais recentes do driver. Se você encontrar um driver atualizado, baixe o arquivo do driver e siga as etapas abaixo

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo devmgmt.msc e pressione Entrar

  1. Clique duas vezes na categoria do dispositivo para o qual você encontrou os drivers mais recentes. Por exemplo, se você encontrou os drivers mais recentes para o seu dispositivo de exibição, clique duas vezes no Adaptadores de vídeo .
  2. Clique com o botão direito no seu dispositivo e clique em Atualizar software de driver ...

  1. Selecione Procure no meu computador o software de driver

  1. Clique Squeaky toy e navegue até o local onde você baixou o driver, selecione o driver e clique em Abrir
  2. Clique Próximo e siga as instruções adicionais na tela

O problema deve desaparecer quando você terminar de atualizar os drivers.

Método 3: Verificar vírus

Muitas vezes, a lentidão e o lag no seu Windows são causados ​​por vírus. Os vírus e malware geralmente instalam programas em seu computador e esses programas são executados em segundo plano. Esses programas usam os recursos do seu computador e da Internet, especialmente se estiverem enviando informações importantes para o invasor. Se a sua Internet também estiver excepcionalmente lenta, isso é um bom indicador de que você precisa de uma varredura adequada da máquina.

Abra seu programa antivírus e execute uma varredura profunda em seu sistema. Não execute uma verificação rápida, pois não é tão eficiente quanto uma verificação profunda.

Se você não tiver um programa antivírus instalado em sua máquina, recomendamos o Malwarebytes. É um software anti-malware muito popular e muito bom, no qual muitos confiam. Você pode baixá-lo clicando em aqui e baixe uma versão gratuita.

Método 4: Fragmentação

Nota: Se você tiver um SSD, ignore este método. Não adianta desfragmentar seu SSD.

Essa é outra coisa muito importante que é esquecida na maioria dos casos. A fragmentação acontece com o tempo, o que faz com que o computador fique lento. Agora, o que é fragmentação? Basicamente, os arquivos em sua unidade são fragmentados em seu disco rígido. Isso significa que partes de seus arquivos estão bem separadas no disco rígido. Outra maneira de ver isso é que as partes do seu arquivo não estão em um único lugar no seu disco rígido. Isso torna o PC mais lento porque o computador tem que reunir as partes do arquivo de todo o disco rígido.

A fragmentação acontece com o tempo, porque quanto mais um arquivo é lido, modificado e sobrescrito, mais fragmentado ele fica. É por isso que seu computador pode ser muito rápido no início, mas ficar lento depois de algum tempo. Isso pode ser devido à fragmentação, especialmente se você não desfragmentar o disco rígido regularmente.

O Windows vem com seu próprio utilitário de fragmentação que corrige esse problema. Portanto, você pode executar essa ferramenta e resolver esse problema. Siga as etapas fornecidas abaixo para realizar a fragmentação em seu sistema.

Nota: A desfragmentação leva muito tempo, portanto, certifique-se de não ter que fazer mais nada no computador.

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo ' dfrgui ” e pressione Entrar

  1. Selecione a unidade que deseja desfragmentar e clique em Analisar . Isso mostrará o status de sua unidade e o quanto ela está fragmentada. Uma regra geral é que você deve desfragmentar se a unidade estiver mais 10% fragmentada. No entanto, não há dificuldade em desfragmentar, mesmo se a unidade não estiver fragmentada em 10%

  1. Assim que o período de análise terminar, você poderá ver o status de fragmentação de suas unidades. Se a unidade que você selecionou estiver muito fragmentada, selecione sua unidade e clique em Optimize . Isso iniciará o processo de desfragmentação

Você pode fazer uma pausa enquanto o Windows desfragmenta sua unidade. Uma vez feito isso, você poderá ver os resultados e o status de sua unidade.

Método 5: RAM

Às vezes, o problema pode ser simplesmente com a capacidade do seu computador. Seu sistema obviamente ficará lento se seu computador não tiver RAM suficiente para trabalhar. Mesmo que seu computador não seja lento, é recomendável ter a quantidade máxima de RAM que seu PC pode suportar (ou pelo menos uma quantidade decente de RAM). Isso ocorre principalmente porque ter RAM suficiente é uma maravilha para o seu PC. Além disso, os RAMs são muito baratos hoje em dia, então alguns dólares valem a velocidade que você ganhará com eles.

Atualizar sua RAM resolverá o problema se ele foi causado por não ter recursos suficientes. Programas como antivírus consomem muitos recursos. Ter RAM suficiente garantirá que o sistema funcione rapidamente, mesmo com o antivírus ativado.

Portanto, acesse o site do fabricante do seu computador e observe o seu modelo. Verifique quanta RAM você tem e quanto é suportado. Se você tiver espaço e dinheiro, atualize sua RAM. Porque não há nada mais que você possa fazer se o problema for por causa das limitações de hardware.

Método 6: limpar arquivos temporários

Seu sistema operacional Windows possui uma pasta dedicada para armazenar arquivos temporários de todos os aplicativos que você executa regularmente em seu computador. Esses arquivos serviam como dados em cache de certas configurações de inicialização que o aplicativo gera na inicialização, mas no caso de o computador armazená-los no disco rígido, o processo de inicialização é acelerado.

No entanto, se esses arquivos foram corrompidos ao longo do tempo ou se eles ocuparam uma grande parte do armazenamento, eles podem acabar impedindo o computador de funcionar sem problemas. Portanto, nesta etapa, limparemos todos os arquivos temporários que o computador possa estar armazenado para acelerá-lo. Por isso:

  1. pressione 'Janelas' + “R” para abrir o prompt de execução.
  2. Digitar “% Temp%” e pressione 'Entrar' para iniciar a pasta de arquivos temporários.

    Digitando “% temp%” e pressionando “Enter”.

  3. pressione “Ctrl” + 'PARA' para selecionar todos os arquivos e pressione 'Mudança' + 'Excluir' para eliminá-los do seu computador.
  4. Além disso, inicie o prompt de execução novamente e digite '%dados do aplicativo%' e pressione 'Entrar'.

    % appdata% como um comando de execução

  5. pressione “Ctrl” + 'PARA' para selecionar todos os arquivos dentro da pasta e pressione 'Mudança' + 'Excluir' para removê-los do computador.
  6. Depois de limpar esses arquivos, verifique se o computador acelerou um pouco.

Método 7: realizando a limpeza de disco

Em algumas situações, a partição principal pode estar cheia de arquivos desnecessários e isso pode realmente impedir que o computador funcione na velocidade normal. Esses arquivos podem incluir sobras de atualização, backups mais antigos, dados em cache de arquivos de sistema ou algumas atualizações mais antigas que foram deixadas para trás no caso de você querer fazer o downgrade de sua versão do Windows.

No entanto, nesta etapa, realizaremos uma Limpeza de disco para garantir que haja espaço suficiente em nossa partição principal e que todo esse lixo seja limpo para fornecer um ambiente de armazenamento mais ideal na partição principal. Por isso:

  1. pressione 'Janelas' + 'É' para abrir o Explorador de Arquivos e clicar no “Este PC” opção do painel esquerdo.
  2. Clique com o botão direito na partição principal e selecione “Propriedades”.
  3. Clique no 'Limpeza de disco' opção e uma nova janela deve aparecer.
  4. Clique no “Limpar arquivos do sistema” botão para fornecer uma limpeza mais avançada.
  5. Navegue pelas opções disponíveis e marque aquelas que você acha mais adequadas para você.

    Selecionando as opções adequadas

  6. Clique em 'ESTÁ BEM' para iniciar o processo de limpeza do disco.
  7. Selecione os 'Deletar arquivos' opção no prompt que aparece.

    Clicar em “Excluir arquivos”

  8. Verifique se há alguma melhoria após executar o utilitário Limpeza de disco no computador.

Método 8: instalar atualizações do Windows

Embora as atualizações sejam frequentemente entregues aos usuários do Windows 10, geralmente não são instaladas por muitos usuários devido à má reputação que carregam com eles. Apesar disso, algumas atualizações são muito necessárias para manter seu sistema funcionando com desempenho ideal. Portanto, nesta etapa, aplicaremos algumas atualizações do Windows em seu computador para garantir que ele esteja executando a versão mais recente do Windows 10. Para isso:

  1. pressione 'Janelas' + 'EU' no teclado para iniciar as configurações.
  2. Nas configurações, clique no “Atualização e Segurança” opção e selecione a 'Atualização do Windows' botão na guia esquerda.

    Configurações / atualizações e segurança

  3. Clique no “Verificar atualizações” e deixe o Windows executar uma verificação automática de quaisquer atualizações disponíveis.

    Verifique se há atualizações no Windows Update

  4. As atualizações serão baixadas automaticamente no seu computador e provavelmente será solicitado que você reinicie o computador para instalar essas atualizações.
  5. Depois de instalar as atualizações, verifique se o sistema acelerou um pouco.

Método 9: use o ReadyBoost

Essa é uma etapa que pode ser executada em computadores muito antigos, que provavelmente estão lentos com o Windows 10 devido a deficiências de hardware. Devido a esta incapacidade do hardware, você pode fazer uso de um USB extra que possa ter em mãos para aumentar um pouco o seu desempenho, empregando o recurso ReadyBoost que o Windows oferece.

Basicamente, o recurso faz uso desse USB atribuindo-o apenas ao computador, o que torna sua capacidade de armazenamento enfraquecida, e então usa o USB como uma RAM temporária para armazenar alguns arquivos que, de outra forma, seriam carregados do zero. Para fazer uso deste recurso:

    1. Conecte o USB ao computador e certifique-se de fazer backup de todos os dados extras com antecedência.
    2. pressione 'Janelas' + 'É' no Windows Explorer e clique no “Este PC” opção do lado esquerdo.
    3. O USB deve aparecer na lista de dispositivos conectados ao computador.
    4. Clique com o botão direito e selecione o “Formatar Dispositivo” opção.

      Formatando o cartão SD

    5. Clique em 'Começar' para iniciar o processo de formatação do USB.
    6. Agora, clique com o botão direito no USB novamente e clique no “ReadyBoost” guia na parte superior.
    7. Verifica a ' Dedique este dispositivo ao ReadyBoost ”E, em seguida, empurre o controle deslizante até o máximo.

      Selecionando a opção “Dedicar este dispositivo ao ReadyBoost”

    8. Clique em 'Aplique' para salvar suas alterações e clique em 'ESTÁ BEM' para sair da janela.
    9. Verifique se a aplicação do ReadyBoost aumentou a velocidade do seu computador.

Método 10: aumentar o tamanho do arquivo da página

Ao executar aplicativos ou usar qualquer serviço do sistema no computador, o sistema operacional cria alguns pequenos arquivos de cache no disco temporariamente para garantir que não seja necessário recarregar esses arquivos repetidamente, o que aumenta a velocidade do sistema e permite para um desempenho mais otimizado.

No entanto, em algumas situações, seu PC pode estar ficando sem este Tamanho de Arquivo de Página que foi alocado para ele. Você pode ter alterado essa configuração para conservar o armazenamento do sistema em seu computador ou ela pode ter sido alterada automaticamente. Portanto, nesta etapa, iremos alterá-lo aumentando o Tamanho do Arquivo de Página. Por isso:

  1. pressione 'Janelas' + “R” para iniciar o prompt de execução.
  2. Digitar 'Painel de controle' e pressione 'Entrar para iniciar a interface clássica do painel de controle.
  3. Clique no 'Sistema e Segurança' opção e selecione 'Sistema' na próxima tela.

    Toque em Sistema e Segurança

  4. Nas configurações do sistema, clique no “Configurações avançadas do sistema” opção do lado esquerdo.
  5. Clique no 'Avançado' opção e clique na opção 'Configurações' opção abaixo do 'Atuação' título.

    Configurações avançadas de desempenho

  6. Mais uma vez, clique na guia “Avançado” na nova janela e clique no botão 'Mudança' botão abaixo do título Memória virtual.
  7. Desmarque a opção de gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação para todas as unidades e marque o 'Tamanho personalizado' opção.
  8. A partir daqui, certifique-se de entrar '4096 MB' e '8192 MB' nas opções inicial e Tamanho máximo disponíveis para a unidade.

    Verificando a opção de tamanho personalizado

  9. Clique em 'ESTÁ BEM' para salvar suas alterações e sair da janela.
  10. Depois de aumentar o tamanho do arquivo de página, verifique se o desempenho do sistema melhorou no seu computador.

Método 11: Ajustando e fornecendo efeitos visuais no Windows 10

Em alguns casos, os efeitos visuais usados ​​pelo Windows 10 em seu computador podem não ser bons para o uso de hardware e de recursos do computador. O Windows 10 não é um sistema operacional leve e, por padrão, vem equipado com todos os tipos de recursos extras que não são realmente úteis no uso diário.

Portanto, nesta etapa, estaremos desabilitando esses recursos e, em seguida, verificaremos se o desempenho do sistema aumenta com isso. Você pode ajustar essas opções ao seu gosto e ter mais opções habilitadas para você, dependendo de sua preferência pessoal, mas é altamente recomendável que você desative todas elas se estiver em um PC muito simples.

  1. pressione 'Janelas' + “R” para iniciar o prompt de execução.
  2. Digitar 'Painel de controle' e pressione 'Entrar para iniciar a interface clássica do painel de controle.
  3. Clique no 'Sistema e Segurança' opção e selecione 'Sistema' na próxima tela.

    Toque em Sistema e Segurança

  4. Nas configurações do sistema, clique no “Configurações avançadas do sistema” opção do lado esquerdo.
  5. Clique no 'Avançado' opção e clique na opção 'Configurações' opção abaixo do 'Atuação' título.

    Configurações avançadas de desempenho

  6. Clique no 'Efeitos visuais' guia e clique no “Ajuste para o melhor desempenho” opção.

    Ajuste para uma melhor performance

  7. Selecione 'Aplique' e clique no 'ESTÁ BEM' botão para fechar a janela.
  8. Verifica para ver se o desempenho do Windows melhorou com a desativação desses efeitos visuais. Você também pode escolher personalizar essa configuração desabilitando opções individuais na guia Efeitos Visuais desmarcando as caixas, mas é recomendado apenas ajustar para melhor desempenho, pois você está em um computador de baixo custo.

Método 12: Parando OneDrive

Outro incômodo no sistema operacional Windows 10 no aplicativo OneDrive que vem habilitado por padrão se você escolher a opção Login da Microsoft e ele fizer backup automaticamente de determinados arquivos em seu computador. Embora seja útil, às vezes pode acabar prejudicando seriamente o desempenho do computador devido ao uso contínuo de recursos.

Portanto, nesta etapa, iremos desabilitá-lo de inicializar quando o computador iniciar e também fechar se ele estiver sendo executado em segundo plano. Isso deve trazer algumas melhorias de desempenho se estiver sincronizando ativamente no plano de fundo do seu computador. Para fazer isso:

  1. pressione 'Janelas' + “R” para iniciar o prompt Executar.
  2. Digitar “Taskmgr” e pressione “Enter” para iniciar o Gerenciador de Tarefas do Windows.

    Executando o Gerenciador de Tarefas

  3. Clique no 'Comece' guia e selecione “OneDrive” se listado lá.

    Navegue até a guia Inicialização do Gerenciador de Tarefas

  4. Clique no “Desativar” para impedir que o OneDrive seja iniciado quando o computador for iniciado.
  5. Depois disso, clique no “Mais ícones” opção no canto inferior direito da barra de tarefas e clique com o botão direito no ícone do OneDrive.
  6. Selecione “Saia do OneDrive” para fechar o Microsoft OneDrive em seu computador.
  7. pressione “Ctrl” + 'Tudo' + 'Do' e clique no 'Gerenciador de tarefas' para navegar de volta para a janela do Gerenciador de tarefas.

    Abrindo o Gerenciador de Tarefas

  8. Na aba de processos, clique no “OneDrive” processo e clique no 'Fim Tarefa' botão.
  9. Isso deve interromper a sincronização do aplicativo OneDrive no plano de fundo do seu computador.
  10. Verifique se o desempenho do computador melhorou com isso.

Método 13: Restaurando o computador

Se você não conseguiu observar nenhum ganho substancial no desempenho do seu computador até agora depois de tentar todas as opções acima, uma das coisas que podemos tentar é reverter nosso sistema para uma data anterior em que ele pode ter tem trabalhado melhor. Cabe a você decidir se notou alguma perda recente de desempenho em seu computador. Para restaurar seu computador:

  1. pressione 'Janelas' + “R” botões no teclado para iniciar o prompt de execução.
  2. Digitar 'Rstrui' no prompt de execução e pressione 'Entrar' para iniciar a janela de restauração do Windows.
  3. Na janela de restauração do Windows, deve apresentar um “ Ponto de restauração recomendado ”Se você passou recentemente por uma grande mudança em seu computador.

    Escolhendo os pontos de restauração

  4. Caso contrário, deve haver um “ Escolha um ponto de restauração diferente ”Opção presente também.
  5. Escolha a opção que você acha que seria melhor para o seu computador e clique em 'Próximo'.
  6. Prossiga com as instruções na tela para reverter com êxito o seu computador a um ponto de restauração anterior e verifique se isso corrigiu o problema de lentidão do computador.

Método 14: Mudando o Plano de Energia

Se você estiver usando um laptop, esta solução deve ser a mais eficaz para você, mas mesmo em um computador, alterar o plano de energia que o sistema operacional está usando pode ser um fator importante na determinação da velocidade do computador. Basicamente, quanto mais energia seu hardware consome, mais espaço ele tem para melhorar o desempenho. Se o hardware receber menos energia do que o necessário, isso pode causar sérios problemas de desempenho. Portanto, nesta etapa, iremos mudar o plano de energia do computador. Por isso:

  1. pressione 'Janelas' + “R” para iniciar o prompt Executar.
  2. Digitar 'Ao controle' e então pressione 'Entrar' para iniciar a interface do painel de controle.
  3. No Painel de Controle, clique no 'Visto por:' opção e selecione a 'Ícones grandes:' opção.

    Alterar categoria para ícones grandes

  4. Selecione os 'Opções de energia' botão no painel de controle e, em seguida, clique no botão 'Alta performance' botão para permitir que o sistema operacional use o perfil de alto desempenho.

    Verificando “Alto desempenho” e selecionando “Alterar configurações do plano”

  5. Fechamento desta janela para que as alterações tenham efeito.
  6. Verifique se isso melhora o desempenho do computador que executa o Windows 10.
15 minutos lidos