Correção: processo crítico morreu BSOD Windows 10



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O erro Critical Process Died é um erro que vem com uma Tela Azul da Morte, também conhecida como BSOD. Esse erro pode ocorrer a qualquer momento, mas geralmente ocorre após uma atualização ou instalação do Windows. No entanto, muitos usuários já experimentaram esse erro em vários outros estágios, como durante um jogo ou na inicialização do Windows.



De acordo com o Microsoft Forum- “Se o processador não for capaz de processar esses vários processos adequadamente, ele gera o erro CRITICAL_PROCESS_DIED”.



Como você pode imaginar, pode haver muitos motivos para esse erro. O estágio em que esse erro se apresenta dá muitas pistas sobre o motivo do erro. Se o erro começou a aparecer após uma atualização do Windows ou uma instalação do Windows, o motivo pode ser alguns arquivos do Windows corrompidos. Por outro lado, se o erro ocorrer durante um jogo ou uma tarefa específica, pode estar relacionado aos drivers ou ao seu disco rígido.



Uma vez que pode haver muitas razões por trás desse problema, há uma ampla gama de soluções disponíveis para ele. O processo de diagnóstico e solução desse problema é longo e exige a identificação do motivo do problema. Portanto, analise cada método, verifique qual está relacionado aos seus sintomas e veja se ele resolve o seu problema.

Dicas

Algumas coisas rápidas que você pode fazer para verificar se o problema foi resolvido são fornecidas abaixo.

RAM: Às vezes, o problema pode ser causado por um problema de hardware, especialmente com a RAM. Se você vir esse erro, retire a RAM e verifique se ela está limpa e sem poeira ao redor. Além disso, certifique-se de que os slots também estejam limpos. Coloque de volta a RAM e verifique se ela está conectada corretamente.



Disco rígido: Hard também pode ser o culpado por trás desse problema. Certifique-se de que o disco rígido esteja conectado firmemente à placa e não tenha nenhuma conexão perdida.

BIOS: Certifique-se de que o BIOS está atualizado, pois isso também pode causar esse problema.

Antivírus: Às vezes, os antivírus desativam componentes críticos (para fins de segurança), o que pode fazer com que esse erro apareça. Portanto, tente desligar ou desinstalar o antivírus para ver se o problema persiste. Nota: O antivírus é crucial para a segurança do seu computador, por isso não se esqueça de ligá-lo novamente quando terminar de solucionar o problema.

Método 1: verificar os drivers

A primeira coisa que você deve fazer ao enfrentar um BSOD com um erro Critical Process Died é verificar os drivers. Drivers com defeito são um dos motivos mais comuns desse erro. Se você encontrar um driver com defeito ou um hardware problemático, o problema provavelmente será resolvido.

Nota: Como o problema pode ser causado por qualquer driver, mostraremos apenas as etapas para resolver o problema de um dispositivo. Você pode repetir as etapas para outros dispositivos / drivers. Este método serve apenas para mostrar como resolver o problema, as etapas serão as mesmas para outros dispositios e drivers, exceto para o nome do seu dispositivo.

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo devmgmt.msc e pressione Entrar

  1. Localize e clique duas vezes Controlador de som, vídeo e jogo

Verifique se algum dos seus dispositivos tem um sinal de alerta amarelo. O sinal de alerta amarelo indicará um problema. Se você vir um sinal vermelho, significa que o Windows está tendo problemas para estabelecer uma conexão com esse dispositivo.
As etapas para lidar com ambas as situações são fornecidas abaixo. Você também deve verificar outros dispositivos / cartões no gerenciador de dispositivos e repetir os passos abaixo indicados se encontrar sinais amarelos ou vermelhos nesses dispositivos.

Se você vir um sinal de alerta amarelo, faça o seguinte:

  • Clique com o botão direito no seu dispositivo / adaptador e selecione Atualizar software de driver ...

  • Selecione Procure automaticamente por software de driver atualizado

Se não encontrar nada, vá para o site do fabricante da placa de som e procure a versão mais recente do driver. Baixe o driver mais recente do site e mantenha-o em um lugar onde possa encontrá-lo facilmente mais tarde. Depois de encontrar a versão mais recente do secador, siga as etapas abaixo

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo devmgmt.msc e pressione Entrar

  1. Localize e clique duas vezes Controlador de som, vídeo e jogo
  2. Clique com o botão direito no seu placa de som / dispositivo e selecione Propriedades

  1. Clique no Motorista aba

  1. Observe a versão do driver e verifique se é a mesma que a versão mais recente que você baixou do site do fabricante. Se não estiver, feche esta janela da placa de som / dispositivo (você deve voltar para a tela do gerenciador de dispositivos)
  2. Localize e clique duas vezes Controlador de som, vídeo e jogo
  3. Selecione sua placa de som / dispositivo e clique com o botão direito. Selecione Atualizar software de driver ...

  1. Selecione Procure no meu computador o software de driver

  1. Clique em Squeaky toy e navegue até o local onde você baixou o driver mais recente. Selecione o driver e clique em Abrir

  1. Clique Próximo e siga as instruções adicionais na tela

Se o problema ainda não for resolvido, você precisa desinstalar o driver e deixar o Windows instalar um conjunto genérico de drivers de som. Isso provavelmente resolverá o problema, pois o Windows instala os drivers mais compatíveis.

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
  2. Tipo devmgmt.msc e pressione Entrar

  1. Localize e clique duas vezes Controlador de som, vídeo e jogo

  1. Selecione sua placa de som / dispositivo e clique com o botão direito. Selecione Desinstalar e siga as instruções adicionais na tela.

  1. Reiniciar seu computador

Assim que o computador for reiniciado, o Windows deve ter instalado automaticamente um novo driver genérico para o seu dispositivo. Isso deve resolver o problema.

Se você vir um sinal vermelho com seu dispositivo, faça o seguinte:

Verifique se a placa de som está conectada corretamente ao computador. Desligue o computador, abra a caixa do computador e verifique se o dispositivo / cartão está conectado corretamente. Além disso, verifique se há algum dano ao hardware. Depois de verificado, feche a caixa e verifique o status do dispositivo / cartão novamente.

Se isso não resolver o problema, tente outro dispositivo / cartão para ver se o dispositivo / cartão está com defeito.

Método 2: desligue o SpeedBoost (para usuários que não conseguem inicializar no Windows)

Se você é um daqueles usuários que nem consegue entrar no Windows, esta solução é para você. Existem várias configurações no BIOS que podem ser usadas para controlar a velocidade de inicialização do computador. Abaixar ou desligar esses recursos de inicialização rápida resolveu o problema para muitos usuários.

Siga as etapas fornecidas abaixo para desativar esses recursos

  1. Ligar o computador
  2. pressione F2 quando o logotipo do fabricante aparecer. Esta chave varia dependendo do fabricante, mas você pode tentar F10 e Do l também. Não se preocupe com isso, a chave será mencionada em um dos cantos da tela quando o logotipo do fabricante aparecer. Portanto, fique de olho e pressione a tecla mencionada.
  3. Agora você deve estar em sua BIOS, se não estiver, você deverá ser capaz de ver um menu com várias opções. Uma dessas opções deve ser as configurações do BIOS ou o menu do BIOS (ou uma variação dele). Você pode usar as teclas de seta e navegar pela lista e selecionar a opção BIOS. Pressione Enter para acessar uma opção.
  4. Uma vez na BIOS, procure as opções relacionadas a SpeedBoost . O nome varia de acordo com o fabricante, mas deve haver uma opção relacionada à velocidade de inicialização. Desative esse recurso assim que encontrá-lo. O recurso estará, provavelmente, na seção de configuração do BIOS, mas também irá variar dependendo do fabricante.

Depois de desativar essa opção, salve as alterações e saia do BIOS. Reinicialize o sistema e verifique se o problema está resolvido ou não.

Método 3: execute SFC e DISM

SFC significa System File Checker e DISM significa Deployment Image Servicing and Management. Estas são basicamente ferramentas integradas do Windows para consertar quaisquer arquivos corrompidos relacionados ao Windows. Você pode usar essas ferramentas para corrigir quaisquer arquivos corrompidos que possam estar causando o problema. Isso deve ser feito especialmente se o problema começou após a instalação do Windows ou após a execução de uma atualização do Windows.

SFC:

Para realizar uma varredura SFC, vá aqui e siga este guia passo a passo. Ele contém todas as informações de que você precisa para usar adequadamente esta ferramenta.

Depois de fazer isso, reinicie o computador e execute uma verificação DISM.

DISM:

Para realizar uma varredura DISM, vá aqui e siga o guia completo que criamos.

Reinicie o computador assim que terminar de usar o DISM e execute outra verificação SFC. Isso é para ter certeza de que seus arquivos corrompidos foram corrigidos.

Método 4: execute SFC e DISM (para usuários que não conseguem acessar o Windows)

Executar SFC e DISM resolve o problema, mas você não conseguirá seguir as etapas do método 3 se nem mesmo conseguir acessar o Windows. No entanto, você pode executar o SFC e DISM a partir do USB ou DVD de instalação do Windows 10.

Instalação USB ou DVD do Windows 10:

Se você tiver um Windows 10 USB ou DVD, poderá acessar o menu Opções de inicialização avançadas com bastante facilidade.

  1. Inicialize a partir da mídia de instalação do Windows 10. Se o seu computador não inicializar a partir da mídia de instalação, certifique-se de que a mídia esteja na ordem de inicialização superior.
  2. Assim que o sistema inicializar a partir da mídia de instalação, você poderá ver a tela de configuração
  3. selecione sua lingua e clique Próximo

  1. Selecione Conserte seu computador

  1. Isso deve levá-lo ao Opções avançadas de inicialização
  2. Clique Solucionar problemas

  1. Clique Opções avançadas

  1. Clique Prompt de comando

  1. Você deve ter um prompt de comando agora. Agora você precisa localizar qual unidade é a sua unidade de instalação do Windows. Mesmo se você tiver certeza, digite BCDEDIT e pressione Entrar . Isso é apenas para garantir. Este comando mostrará qual unidade tem sua instalação do Windows.

  1. Olhe sob o dispositivo e raiz do sistema na seção do carregador de inicialização do Windows. A raiz do sistema deve ter o Windows mencionado enquanto o dispositivo mostra a letra da unidade. Se o seu Windows estiver instalado na unidade C, deve haver uma unidade D mencionada nos resultados. Você pode estar preocupado sobre como está a unidade D quando você selecionou e acessou a unidade C durante o uso do Windows. Não se preocupe com isso, o comando BCDEDIT fornece as informações corretas. É apenas a maneira como o Windows funciona, mesmo que a letra da unidade seja C, o Windows a reconhecerá como a unidade D.

  1. Agora que sabemos qual unidade contém o Windows, é hora de executar o SFC.
  2. Tipo sfc / scannow / offbootdir =: / offwindir =: windows e pressione Entrar . Aqui, substitua pela unidade que você encontrou acima. Em nosso exemplo, nossa linha deve ser semelhante a esta: sfc / SCANNOW / OFFBOOTDIR = D: / OFFWINDIR = D: windows

  1. Agora, espere que o SFC escaneie e corrija os arquivos. Feito isso, você pode fechar o prompt de comando e reiniciar o sistema e verificar se o problema foi resolvido ou não. Nota: Vá para o método 3 para ver os detalhes sobre os resultados SFC e o que eles significam.

Depois de reiniciar, você poderá entrar no Windows, se o SFC corrigiu os arquivos corrompidos. Agora, você deve ir para o método 3 e executar a ferramenta DISM apenas para se certificar de que tudo foi corrigido. É aconselhável executar o SFC após executar o DISM também. Portanto, se você tiver tempo e paciência, execute o SFC depois de concluir o DISM.

Método 5: restauração do sistema

Nota: A Restauração do sistema desfará tudo o que você fez após a data para a qual está restaurando o sistema. Portanto, pode ocorrer perda de dados.

Nota: Você não poderá restaurar o sistema se tiver criado um ponto de restauração.

Se o problema começou recentemente e você acha que é causado por um programa que pode ter instalado nos últimos dias ou semanas, uma restauração do sistema é uma boa opção. Se o problema foi causado por um programa ou vírus, a restauração do sistema para um ponto anterior deve ser capaz de resolver o problema para você.

Ir aqui e siga este guia passo a passo para restaurar o sistema. Quando terminar, verifique se o erro desapareceu ou ainda existe. Se for, vá para o próximo método.

Método 6: restauração do sistema (para usuários que não conseguem acessar o Windows)

Nota: A Restauração do sistema desfará tudo o que você fez após a data para a qual está restaurando o sistema. Portanto, pode ocorrer perda de dados.

Nota: Você não poderá restaurar o sistema se tiver criado um ponto de restauração.

Se você não conseguir acessar o Windows, não poderá realizar a restauração do sistema mencionada no método 5. No entanto, você tem outras maneiras de acessar e realizar a restauração do sistema, como Opções de inicialização avançadas ou por meio de uma reinicialização forçada. Essas opções permitirão que você execute a restauração do sistema.

Opções avançadas de inicialização

Você pode acessar o ponto de restauração do sistema nas Opções avançadas de inicialização. Siga as etapas abaixo para acessar esta tela e usar a Restauração do sistema.

Da tela de login:

Se você conseguir acessar a tela de login, execute as etapas abaixo.

  1. Ligue o seu computador
  2. Uma vez na tela de login, clique no Botão de energia no canto inferior direito
  3. Aguarde Tecla Shift e clique no Reiniciar opção
  4. o Opção de inicialização avançada deve abrir assim que o seu computador reiniciar
  5. Clique Solucionar problemas

  1. Clique Opções avançadas

  1. Clique Restauração do sistema

  1. Agora, selecione o ponto de restauração para o qual deseja voltar e siga as instruções na tela.

Assim que a restauração for concluída, seu sistema deve estar bem e sem erros se o problema foi causado por uma alteração recente.

Hard Reboot:

Se você não consegue nem chegar à tela de login ou se consegue chegar à tela de login por um curto período de tempo, esta opção é mais adequada para você. Siga as etapas abaixo para realizar uma reinicialização forçada e acessar as opções avançadas de inicialização

  1. Pressione e segure a botão de energia do seu computador até que ele desligue.
  2. Pressione o botão liga / desliga uma vez para ligar o pc
  3. Execute as etapas 1 e 2 repetidamente até ver o logotipo do Windows ou a mensagem Aguarde. As etapas 1 e 2 devem ser repetidas várias vezes (geralmente funciona na terceira ou quarta repetição)
  4. Depois que o computador for reinicializado com força, você verá uma tela com a mensagem de recuperação. Selecione Ver opções de reparo avançadas ao ver a tela de recuperação
  5. o Opção de inicialização avançada deve abrir
  6. Clique Solucionar problemas

  1. Clique Opções avançadas

  1. Clique Restauração do sistema

  1. Agora, selecione o ponto de restauração para o qual deseja voltar e siga as instruções na tela.

Uma vez feito isso, você deve estar pronto para ir e, com sorte, seus problemas devem ser resolvidos.

Método 7: reverter alterações

Isso só funcionará para usuários que tiveram o problema após uma atualização do Windows. Se você instalou recentemente atualizações em seu sistema, então essa pode ser a razão por trás desse problema. Para sua sorte, você pode voltar a uma versão anterior, provavelmente a última que funcionou bem, e resolver o problema. Normalmente, você tem a opção de reverter para uma versão anterior, mas essa opção está disponível apenas por 10 dias após a atualização do Windows. Você pode então esperar por uma compilação e atualização mais estável, uma vez que uma atualização nova e estável seja lançada pela Microsoft.

Nota: Isso não funcionará se já se passaram mais de 10 dias desde que você atualizou o Windows para uma compilação mais recente.

  1. pressione Chave do Windows uma vez
  2. Selecione Configurações

  1. Selecione Atualização e segurança

  1. Selecione Recuperação (do lado esquerdo)
  2. Clique Iniciar na seção Voltar para uma versão anterior

Siga todas as instruções adicionais na tela e você estará pronto para continuar. Depois de fazer isso, você estará em uma versão anterior e não verá esse erro novamente.

11 minutos lidos