Hardware / Intel desenvolverá laptops com conectividade de modem 5G embutida em associação com a MediaTek 2 minutos lidos

Intel

A Intel acaba de anunciar uma parceria com a MediaTek. Juntas, as empresas planejam desenvolver soluções de modem 5G para laptops. Curiosamente, as empresas têm um plano muito maior do que meros chips que permitem conectividade para a conectividade de rede celular 5G emergente e rápida, indicou o anúncio.

Apesar dos prazos bastante ambiciosos definidos pelas empresas, o concorrente direto da MediaTek, a Qualcomm pode ser a única a lançar comercialmente um laptop que consiga estabelecer uma conexão confiável de alta velocidade com a internet móvel 5G.

A Intel pode ter vendido seu segmento ou negócio de modems 5G para a Apple este ano, mas parece que a empresa está muito empenhada em desenvolver modems e soluções que permitem conectividade 5G em máquinas de computação portáteis. A empresa fez um anúncio bastante surpreendente hoje, que certamente terá um impacto profundo.

A Intel anunciou uma parceria com a empresa de semicondutores de Taiwan MediaTek para o “desenvolvimento, certificação e suporte de soluções de modem 5G” para laptops.

Intel e MediaTek ampliam a proposta de negócios além de celulares, desktops e smartphones:

O anúncio é bastante interessante principalmente porque envolve responsabilidades muito maiores do que apenas fazer chips ou modems que podem estabelecer uma conexão sustentada com uma torre de celular que oferece conectividade 5G. As empresas estão claramente planejando conceituar, projetar, desenvolver e implantar soluções personalizadas para a conectividade 5G de última geração.

Aliás, a MediaTek está crescendo rapidamente. Está profundamente interessado em indo além do segmento acessível e de orçamento onde há muita competição intensa. Para cumprir seu objetivo, a Intel e a MediaTek estão trabalhando com a Fibocom no desenvolvimento de módulos M.2 projetados para funcionar com plataformas clientes Intel.

Anteriormente conhecido como Next Generation Form Factor (NGFF), este slot de expansão destinado a computadores portáteis, laptops e notebooks é semelhante em recursos aos slots PCIe em desktops. Com liberdade significativa no fator de forma, o M.2 permite diferentes larguras e comprimentos de módulo, tornando-o mais versátil e potente do que o mSATA.

Além disso, a MediaTek hoje também está lançando sua linha Dimensity de sistemas 5G em um chip (SoCs). Embora ainda a ser confirmado pela MediaTek, os modems 5G da linha Dimensity são multimodo, o que significa que um único modem suporta tudo de 2G a 5G. Por outro lado, os modems 5G atuais da Qualcomm supostamente suportam apenas 5G, e os dispositivos com capacidade 5G aparentemente requerem outro chip de modem para 4G e inferior.

Laptops baseados em Intel com modems 5G serão lançados em dois anos?

Nem é preciso acrescentar que o 5G ainda é um padrão emergente e várias empresas, incluindo Huawei, Qualcomm, Nokia e outras, ainda estão experimentando hardware de rede. Portanto, ainda há tempo para encontrar a combinação certa de hardware e tecnologias que podem alcançar e manter uma conexão sem fio forte e confiável com uma rede celular 5G.

Além disso, tendo vendido seu negócio de modems 5G móveis para a Apple, a Intel agora está se concentrando em laptops maiores. Curiosamente, como os laptops são muito maiores do que os smartphones, a Intel tem uma área muito maior para desenvolver modems maiores.

A Intel e a MediaTek esperam apresentar um produto comercialmente viável até 2021. Em dois anos, a Intel criará as especificações e a MediaTek fará os modems. A Intel irá então validar o hardware e até mesmo promover para parceiros OEM.

Com base na linha do tempo, está amplamente claro que a Qualcomm venceria a MediaTek no mercado. A Qualcomm já exibiu o laptop Project Limitless em parceria com a Lenovo na conferência Computex em maio.

O modem Snapdragon x55 5G da Qualcomm emparelhado com o processador Qualcomm Snapdragon 8cx foi um solução comprovada para conectividade 5G .

Apesar Qualcomm tem os produtos , Os padrões 5G ainda não foram finalizados. Além disso, a tecnologia celular ainda precisa ser otimizada para conectividade confiável dentro de edifícios de escritórios e residências e não apenas na rua. Portanto, será interessante ver como as soluções da Intel e da MediaTek funcionam bem.

Tag intel Intel 5G MediaTek