Hardware / Lançado o primeiro processador 5G integrado em um smartphone do mundo com GPU, NPU e CPU avançadas: Huawei HiSilicon Kirin 990 SoC também vem em 4G 3 minutos lidos

Huawei (Souce - Evento Huawei Press)

A Huawei se tornou a primeira fabricante de semicondutores e processadores móveis a lançar com sucesso um Smartphone System on a Chip (SoC) com modem 5G integrado. O Huawei HiSilicon Kirin 990 SoC reúne muita potência em um formato compacto e eficiente que supera até mesmo o Qualcomm Snapdragon 855, que ainda precisa de um modem 5G independente ou separado. O processador móvel Kirin 990 também vem na variante 4G e, portanto, o novo processador pode ser visto em smartphones ainda este ano.

Huawei HiSilicon Kirin 990 SoC é o primeiro chipset 5G integrado com tudo incluído com CPU, GPU e NPU avançadas:

Huawei tem conquistou a honra de desenvolver e fabricar autonomamente o primeiro SoC de nível comercial que inclui o modem 5G de última geração. O HiSilicon Kirin 990 SoC desenvolvido internamente foi fabricado no igualmente futurístico processo de fabricação FinFET Plus EUV 7nm. O processador all-in-one de smartphone topo de linha apresenta GPU e NPU atualizados para um desempenho ainda maior do que o chipset Kirin 980 anterior . A comparação mais próxima com o SoC Kirin 990 seria o próximo chip A13 da Apple, que usa o mesmo processo de fabricação.

A propósito, a Samsung anunciou recentemente seu SoC com capacidade 5G integrado, o Exynos 980. No entanto, o Kirin 990 SoC da Huawei provavelmente superaria o Exynos 980 no mercado. Embora o avançado CPU, GPU e NPU diferenciem o Kirin 990, ele é único principalmente porque o SoC vem com um modem integrado a bordo - como um verdadeiro SoC deveria ser. Todos os outros chipsets compatíveis com 5G até agora estavam com modems 5G conectados ao SoC. Além da versão 5G do Kirin 990, também há uma variante 4G do chipset. O chipset 4G Kirin 990 provavelmente seria embutido em modelos de telefone baratos da marca chinesa. No entanto, esta versão tem todo o mesmo poder de computação, faltando apenas a conectividade 5G.

Especificações e recursos do SoC Huawei HiSilicon Kirin 990:

O HiSilicon Kirin 990 obviamente será melhor do que o já poderoso SoC Kirin 980 que está incluído nos smartphones Android premium e de última geração. O chipset Kirin 990 de 7 nm é o primeiro chip do mundo a ter mais de 10,3 bilhões de transistores. O SoC 5G supostamente oferece desempenho 10 por cento maior de single-core e 9 por cento maior de multi-core do que o Snapdragon 855, o SoC concorrente de ponta da Qualcomm. O aumento de desempenho se deve aos 8 núcleos: 2x Cortex-A76 grande a 2,86 GHz, 2x Cortex-A76 intermediário a 2,36 GHz e 4x Cortex-A55 pequeno a 1,95 GHz. Surpreendentemente, o chipset mais recente da Huawei é 26 por cento menor que o Snapdragon 855 da Qualcomm e 36 por cento menor que o Exynos 9820 da Samsung.

Aliás, o Snapdragon 855 depende do Modem X50 para se conectar a 5G. O modem integrado no HiSilicon Kirin 990 gerencia uma taxa de download de pico de 2,3 Gbps e tem uma taxa de upload de pico de 1,25 Gbps. O processo 7nm + EUV permitiu à Huawei otimizar a eficiência energética do 5G Kirin 990 SoC. O chipset afirma uma eficiência 12 por cento melhor dos núcleos de desempenho, enquanto os núcleos do meio e de eficiência afirmam ganhos de 35 por cento e 15 por cento, respectivamente.

O Huawei HiSilicon Kirin 990 SoC embala a mesma GPU Mali-G76 do Kirin 980 SoC anterior . No entanto, desta vez a GPU tem mais 6 núcleos, totalizando 16. A Huawei otimizou significativamente a largura de banda da GPU para DDR para aumentar o desempenho dos jogos do smartphone Android sem sobrecarregar a bateria. No geral, afirma-se que a nova GPU Mali-G76 é cerca de 6% melhor do que a Adreno 640. A Huawei também apresentou o novo coprocessador Kirin A1. A unidade de gerenciamento de energia independente e dedicada ajudará a lidar com a conectividade Bluetooth, aplicativos de ultra-baixo consumo de energia e decodificação de áudio.

O aspecto mais importante além do modem 5G integrado é o NPU quad-core a bordo do chipset Kirin 990, que é construído sobre a nova arquitetura Da Vinci. A Huawei afirma que a Unidade de Processamento Neural (NPU) é tão poderosa que os smartphones premium da Huawei com SoC podem renderizar vídeos em tempo real com base na nova Segmentação Multi-Instância em Tempo Real. O NPU terá um bom par com a plataforma HiAI da Huawei, que também funciona bem com as plataformas Tensorflow do Facebook e Android NN do Google. O NPU também permitirá a gravação de 8K vídeos HDR a 30fps.

Vários smartphones Huawei de ponta e premium, como o Huawei Mate 30 Series e o dobrável Huawei Mate X, poderão em breve ser enviados com o novo HiSilicon Kirin 990 SoC. A única dúvida é se a Huawei instalará o Android do Google ou seu próprio sistema operacional de smartphone neles.

Tag Huawei