Android / As vendas de smartphones da Xiaomi diminuem, mas a mudança para os serviços pode alterar a tendência de crescimento da receita 3 minutos lidos

Xiaomi

O crescimento vertiginoso da Xiaomi pode estar perdendo algum impulso, indicou seu último Relatório de Lucros Trimestrais. A fabricante chinesa de smartphones, que também fabrica vários produtos exclusivos e de nicho, afirmou abertamente que a desaceleração do crescimento se deve principalmente ao ligeiro declínio no consumo da China. Além disso, a empresa tem procurado ativamente diversificar no segmento de serviços para manter ou mesmo aumentar a receita. Curiosamente, os analistas parecem ter sido bastante precisos sobre as previsões da tendência de crescimento da Xiaomi e, portanto, a fé na empresa não foi fortemente afetada.

Xiaomi é atualmente a quarta maior fabricante de smartphones do mundo. A empresa, na quarta-feira, reportou um crescimento de 3,3% na receita (QoQ) no trimestre encerrado em setembro. Embora previsto e esperado com precisão por analistas comerciais, a Xiaomi está diversificando ativamente no segmento de serviços para cobrir o impacto negativo da desaceleração das vendas de smartphones. A propósito, a venda ou compra de smartphones continua crescendo em todo o mundo, mas o crescimento desacelerou significativamente. Isso indica fortemente algumas mudanças nos padrões de compra e no comportamento do consumidor em relação aos smartphones.

Desaceleração da Xiaomi em linha com as tendências globais e desaceleração econômica da China?

A Xiaomi informou que sua receita no terceiro trimestre foi de 53,7 bilhões de yuans, ou US $ 7,65 bilhões. A propósito, este é certamente um aumento trimestre a trimestre. Apenas um trimestre antes, a receita da Xiaomi era de 51,95 bilhões de yuans (US $ 7,39 bilhões). Além disso, os ganhos são certamente melhores do que a receita do terceiro trimestre do ano passado. A receita da Xiaomi no terceiro trimestre de 2019 aumentou 5,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A Xiaomi observou que seu lucro ajustado no terceiro trimestre de 2019 foi de 3,5 bilhões de yuans (US $ 500 milhões). Isso é substancialmente mais alto do que cerca de 2,5 bilhões de yuans há um ano. O lucro bruto aumentou 25,2%, o que é invejável em qualquer segmento da indústria. No entanto, a receita de negócios de smartphones da Xiaomi durante o terceiro trimestre foi de 32,3 bilhões de yuans (US $ 4,6 bilhões). Isso cerca de 7,8 por cento no negativo do ano passado. A empresa que faz smartphones com preços atraentes dentro cada segmento de preço, comercializou um total de 32,1 milhões de unidades de smartphone no período.

É bastante evidente que o ligeiro declínio da Xiaomi nas vendas de smartphones e na receita do negócio está em correlação direta com o cenário atual da China. De acordo com vários relatórios, o mercado de smartphones da China encolheu cerca de 3 por cento no terceiro trimestre de 2019. Apesar do crescimento ligeiramente lento do país, a Xiaomi afirmou que sua margem de lucro bruto do segmento de smartphones subiu para 9%. Isso representa um aumento impressionante de 8,1% e 3,3% no segundo e primeiro trimestre de 2019, respectivamente.

o única empresa que parece desafiar continuamente as probabilidades e os padrões de mercado são Huawei . Apesar vendas diretas de hardware não tem sido tão bom quanto o esperado, a Xiaomi lembra continuamente os analistas sobre a diversificação da empresa. Otimizando continuamente a entrega de anúncios e vender serviços adicionais baseados na Internet em seus dispositivos têm sido as prioridades da Xiaomi. A propósito, o negócio de serviços de Internet da Xiaomi cresceu 12,3% ano a ano. Ele atingiu uma boa soma de 5,3 bilhões de yuans (US $ 750 milhões).

Xiaomi diversificando em serviços, mas as vendas de hardware constituem a maior parte de sua receita:

A Xiaomi alcançou a fama com seu compromisso inabalável de “apenas 5% de lucro”. A filosofia de oferecer o melhor valor pelo dinheiro aos clientes permitiu que a Xiaomi aumentasse e crescesse em um ritmo exponencial. No entanto, a grande dependência da empresa nas vendas de hardware e uma escolha bastante lenta de serviços de Internet refletem nos ganhos trimestrais da Xiaomi.

Alguns dos segmentos combinados de software-hardware mais proeminentes que contribuem para a receita da Xiaomi incluem o software MIUI baseado em Android da empresa. MIUI, que está atualmente na versão MIUI 11 , agora tem cerca de 300 milhões de usuários ativos por mês. Enquanto isso, as Smart TVs da Xiaomi, bem como a Mi Box, que é um Set Top Box Android com recursos OTT, tem mais de 3,2 milhões de assinantes pagantes. A propósito, a receita da plataforma fintech recém-lançada da empresa, Mi Pay, já atingiu 1 bilhão de yuans (US $ 140 milhões).

Apesar das notícias positivas, as vendas de hardware representam cerca de 50 por cento da receita da Xiaomi, e isso tem sido bastante lento. Ainda assim, a Xiaomi está bastante confiante quanto ao ressurgimento devido à rápida implantação da conectividade móvel 5G de última geração. Curiosamente, a Xiaomi tem cerca de 10 smartphones com um modem 5G embutido, o que é um claro indicador da confiança da empresa no próximo salto evolutivo em conectividade móvel e tecnologia de internet sem fio de alta velocidade.

Tag Xiaomi