Shadowplay vs OBS

Periféricos / Shadowplay vs OBS 6 minutos lidos

Se você é um streamer ou apenas alguém que prefere gravar jogadas usando cartões de captura e compartilhá-los em diferentes plataformas de streaming, então você deve ter ouvido falar do Shadowplay e também do OBS (Open Broadcaster Software). Essas duas ofertas estão no mercado há algum tempo e funcionam conforme o planejado.



Agora, o fato é que muitas pessoas estão em dúvida sobre qual solução de streaming é melhor do que a outra. Obviamente, existem algumas diferenças fundamentais entre as duas soluções de software, portanto, quanto mais você souber, melhor será para você.



Com isso em mente, hoje estamos comparando o Shadowplay da Nvidia e o OBS para ver como eles diferem um do outro. Isso ajudará a esclarecer a situação para muitas pessoas que estão confusas há algum tempo sobre o que usar e o que não usar.



Compreendendo OBS



Primeiramente, para usar o software, você deve primeiro entender o que é. OBS é um acrônimo para Open Broadcaster Software. É talvez um dos mais famosos, senão o mais famoso software de streaming disponível no mercado. Ele é gratuito e também de código aberto, e você pode usá-lo em qualquer lugar do mundo sem problemas. O objetivo deste software é ajudar os usuários a obter recursos avançados de gravação de vídeo e também usar este software como uma ótima ferramenta de streaming. OBS é gratuito e está disponível para uso em Mac, Linux e Windows.

Características do OBS

Por se tratar de um software de código aberto, os recursos são muitos. No entanto, é nosso trabalho falar sobre alguns dos recursos destacados para que os leitores possam desenvolver um melhor entendimento de como este software os ajudará a obter os melhores resultados possíveis.

  • Tempos de registro ilimitados: Com o OBS, você pode gravar vídeo e áudio por tempo ilimitado. Contanto que você tenha espaço em disco disponível, não precisa se preocupar.
  • Troca fácil: Com o OBS, alternar entre as transições nunca foi uma tarefa difícil. Você pode fazer isso facilmente com o pressionar de um botão.
  • Boas ferramentas de edição: Você ficaria surpreso ao descobrir, mas o OBS vem com um conjunto de ferramentas de edição, como chroma key, correção automática de cores, mascaramento de imagem e muito mais.
  • Mixer de áudio: Outro recurso surpreendente no OBS é a capacidade de mixar e masterizar seu áudio sem nenhum problema. Recursos como supressão de ruído e filtros de ganho existem para sua conveniência.
  • Fácil configuração: Configurar o OBS é fácil e, graças ao software ser de código aberto, você pode mexer nele da maneira que quiser sem se preocupar em estragar o software ou a gravação geral ou a experiência de streaming de qualquer forma.

Desnecessário dizer que a OBS tem alguns truques legais na manga e, quanto mais você souber sobre eles, melhor. Usar o OBS era difícil no passado, mas com base em algumas atualizações recentes e em guias úteis fornecidos pelos desenvolvedores, você pode facilmente configurá-lo e colocá-lo em funcionamento.



Compreendendo o Shadowplay

Shadowplay foi introduzido pela Nvidia, ele serve como um software de gravação DVR avançado que possui recursos como o Instant Replay Mode. Os usuários poderão gravar os últimos 30 minutos da sessão de jogo apenas pressionando um botão. Além disso, com Shadowplay, você pode realmente compartilhar as gravações diretamente em sites como Facebook, Twitter, bem como YouTube. Capturar um vídeo usando Shadowplay é extremamente fácil, e você pode ir tão alto quanto 4K quando se trata de resolução e 60 quadros por segundo para quadros.

O software é acelerado por hardware e começa a funcionar assim que o jogo está instalado e funcionando. No entanto, você deve ter em mente que é exclusivo da Nvidia apenas e não funcionará em placas de vídeo baseadas em AMD.

Características do Shadowplay

Shadowplay vem com alguns recursos bastante impressionantes que os usuários podem usar e gravar seus vídeos com facilidade. Alguns dos recursos de destaque estão listados abaixo.

  • Compartilhamento direto: Com Shadowplay, os usuários podem simplesmente compartilhar suas jogadas gravadas diretamente em sites como Facebook, Twitch, YouTube com apenas um toque de um botão.
  • Sobreposições gráficas personalizadas: O software vem com suporte para sobreposições gráficas personalizadas, o que significa que as transmissões ao vivo podem ser facilmente personalizadas com base na preferência do usuário.
  • Gravação 4K: Outro benefício que você vai obter com o uso do Shadowplay é que o software suporta gravação de até 4K.

Desnecessário dizer que os recursos do Shadowplay o tornam uma escolha valiosa, especialmente com gravação de vídeo 4K. No entanto, no que diz respeito aos quadros por segundo, você não pode realmente ir além de 60 quadros por segundo. O que é uma chatice para aqueles que estão jogando com uma taxa de atualização mais alta.

Comparando Nvidia Shadowplay e OBS

Agora que finalmente entendemos o que os dois softwares são capazes de fazer. Agora vamos dar uma olhada em algumas das principais diferenças entre os dois. Isso, é claro, é extremamente importante; quanto mais você souber, melhor será. Vamos dar uma olhada na comparação.

Desempenho da CPU

A melhor coisa sobre o Shadowplay é que não tem absolutamente nenhum efeito no desempenho do CPU. Independentemente da taxa de quadros ou resolução em que você está gravando. Ele tira todo o seu poder da GPU e, mesmo depois disso, a taxa de quadros do jogo não é afetada de forma alguma.

Enquanto isso, o OBS pode ser muito desgastante para o seu PC, reduzindo a taxa de quadros e usando muito da CPU ao mesmo tempo.

Compressão

É aqui que a OBS faz um ótimo trabalho; Se você compactar os vídeos usando OBS, não precisará compactá-los quando se trata de enviar para sites diferentes. O formato e o tamanho permanecerão os mesmos. No entanto, por outro lado, o Shadowplay não oferece o nível granular de compressão, o que resulta em um tamanho de arquivo maior e mais exigência de largura de banda ao enviar os vídeos.

Armazenamento Local

Se você deseja gravar e armazenar vídeos em suas unidades, o Shadowplay, por padrão, ocupará muito espaço. Você terá que editar e recomprimir os vídeos se não quiser a perda de qualidade. Por outro lado, o OBS oferece a você a mesma habilidade.

Ambas as soluções de software, em termos de armazenamento local, são basicamente as mesmas. Portanto, não há vencedor direto nesta situação.

Tamanho do arquivo

Não há como negar o fato de que os vídeos gravados do OBS ocupam menos espaço em comparação com os vídeos gravados pelo Shadowplay. Simplesmente porque o OBS os comprime de antemão.

Editando

Quando se trata de edição, o OBS certamente leva o bolo simplesmente porque tem ferramentas de edição de nível profissional, enquanto o Shadowplay não oferece nada nesse sentido para ninguém. Com o Shadowplay, você só tem uma maneira simples de gravar vídeos, e isso é tudo.

Transmissão

O streaming do Twitch e a gravação Shadow não funcionam ao mesmo tempo. Esta é uma das principais razões pelas quais a maioria dos streamers prefere usar OBS. Porque streaming e gravação é algo super simples e fácil. Além disso, se você estiver interessado em comprar um novo dispositivo de captura, siga nossa análise do melhores dispositivos de captura você pode colocar as mãos!

Costumização

Independentemente dos jogos que você está jogando, as opções de personalização no OBS são ilimitadas e espalhadas por todo o espectro. Por outro lado, eles são bastante limitados quando se trata de Shadowplay. Com o Shadowplay, você tem que esperar que o desenvolvedor faça o software funcionar com jogos. Com a OBS, não é esse o caso.

Conclusão

Concluindo, a única coisa que podemos dizer com certeza é que, se você está procurando uma solução de streaming e gravação de tela altamente poderosa, o OBS é o caminho a seguir. Este software é ideal para quem procura a máxima personalização. No entanto, ao mesmo tempo, você deve saber que é necessário ter um computador muito poderoso se você deseja executar o software com facilidade.

No que diz respeito ao Nvidia Shadowplay, certamente é uma boa opção, embora com recursos limitados. é melhor para quem tem um PC menos potente ou para quem procura apenas gravar vídeos.