Como corrigir o travamento do Windows 10 aleatoriamente ou na inicialização



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Se você está tendo travamentos frequentes, reinicialização ou congelamento de tela no Windows, não se preocupe. Existem muitas coisas que você pode fazer para resolver esses problemas.



As falhas podem ocorrer por vários motivos. Isso pode ser devido a problemas na fonte de alimentação, superaquecimento, RAM ou disco rígido e na placa-mãe ou processador. Portanto, é vital que você verifique cuidadosamente o seu PC antes de descartá-lo ou vendê-lo.



Neste guia, examinaremos uma série de métodos para solucionar e resolver o problema. Comece com o método 1 e vá para o próximo método se isso não resolver o seu problema.



Solução de problemas

  1. Faça uma varredura em seu computador com um antivírus ou detector de malware. Faça uma verificação completa, não uma verificação rápida
  2. Se você instalou recentemente um novo hardware como RAM ou fonte de alimentação, substitua-o por um novo ou antigo (que funciona corretamente) e verifique seu PC

Método 1: Limpeza de Pó

  1. Aguarde janelas chave e pressione X (Solte a tecla Windows) e clique em Desligar ou saia e selecione desligar .
  2. Desconecte o cabo de alimentação . Olhe na parte superior traseira do seu PC e você verá um cabo preto saindo do soquete para o seu PC. O cabo será conectado em algum lugar ao redor de um ventilador. Tirá-lo.
  3. desconectar teclado, mouse, webcam e todos os outros dispositivos de seu PC, retirando seus cabos. Os cabos podem ser conectados na parte frontal ou traseira do PC.
  4. Remova a maioria dos parafusos externos do painel lateral com uma chave de fenda. Se você não encontrar os parafusos, procure uma trava ou botão de desbloqueio no painel lateral do PC. Retire o painel lateral
  5. Deite seu PC horizontalmente, se ainda não estiver. Limpar a poeira dentro do seu PC e certifique-se de que todos os ventiladores estejam limpos e sem poeira em suas asas. Não se esqueça da ventoinha da fonte de alimentação na parte de trás da sua caixa. Você pode usar um soprador para soprar a poeira
  6. Após terminar a limpeza, coloque de volta o painel lateral, conecte todos os dispositivos e conecte o seu PC.

Agora ligue o PC e verifique se ele trava. Se não, isso significa que o problema foi por causa do superaquecimento e da poeira.

Método 2: Verificando e substituindo a fonte de alimentação

  1. Aguarde janelas chave e pressione X (Solte a tecla Windows) e clique em Desligar ou saia e selecione desligar .
  2. Desconecte o cabo de alimentação . Olhe na parte superior traseira do seu PC e você verá um cabo preto saindo do soquete para o seu PC. O cabo será conectado em algum lugar ao redor de um ventilador. Tirá-lo.
  3. desconectar teclado, mouse, webcam e todos os outros dispositivos de seu PC, retirando seus cabos. Os cabos podem ser conectados na parte frontal ou traseira do PC.
  4. Remova a maioria dos parafusos externos do painel lateral com uma chave de fenda. Se você não encontrar os parafusos, procure uma trava ou botão de desbloqueio no painel lateral do PC. Retire o painel lateral
  5. Localize uma caixa presa a um dos cantos traseiros do gabinete do PC. Deve ter uma abertura com leque na parte traseira. Essa é a sua fonte de alimentação.
  6. Retire todos os cabos de alimentação que se conectam à placa-mãe (placa principal em seu gabinete). Memorize onde eles estavam conectados
  7. Retire a fonte de alimentação da caixa. Se não puder, procure um parafuso ou trava que possa estar segurando a fonte de alimentação na caixa.
  8. Quando a fonte de alimentação acabar, procure um adesivo colado nela. Você será capaz de ver a potência de sua fonte de alimentação
  9. Ir aqui e insira todas as informações sobre o seu PC. Calcule e certifique-se de que sua fonte de alimentação tem potência suficiente para o seu PC
  10. Se sua fonte de alimentação não tiver potência suficiente, compre uma nova que tenha potência suficiente para o seu PC
  11. Instale a nova fonte de alimentação de volta na caixa e conecte seus cabos à placa-mãe (placa principal em sua caixa)
  12. Coloque de volta o painel lateral, conecte todos os dispositivos e conecte seu PC.

Se você não tiver certeza de como retirar a fonte de alimentação ou sobre qualquer outra coisa, entre em contato com um profissional ou leve seu PC a uma loja de informática e peça a substituição da fonte de alimentação.

Método 3: verificações de RAM

Você pode verificar os problemas de memória com a ferramenta de diagnóstico de memória do próprio Windows ou em memtestx86, que é uma ferramenta de terceiros.



O ideal é verificar primeiro a Ferramenta de diagnóstico de memória do Windows e, em seguida, ir para memtestx86.

Para ferramenta de diagnóstico de memória do Windows

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R (Liberar chave do Windows)
  2. Tipo mdsched.exe e pressione entrar
  3. Selecione Reinicie agora e verifique se há problemas (recomendado)

Seu computador irá reiniciar e verificar se há erros na memória. Depois que a ferramenta de diagnóstico terminar o teste, o computador será reiniciado novamente e os resultados serão apresentados a você. Se isso não acontecer ou se você quiser verificar os resultados novamente, siga as etapas abaixo.

  1. Aguarde Chave do Windows e pressione R (Liberar chave do Windows)
  2. Tipo eventvwr.msc e pressione entrar
  3. Duplo click Logs do Windows
  4. Clique com o botão direito Sistema então selecione encontrar
  5. Tipo MemoryDiagnostics-Result e pressione Entrar .
  6. Clique no resultado com a fonte MemoryDiagnostics-Results

Resultados

Como você pode ver, a ferramenta de diagnóstico não detectou nenhum erro. Se ele detectar falhas na memória, tente trocar a RAM do seu PC. Sua RAM pode não ser compatível (especialmente se você mudou recentemente) ou pode estar com defeito.

Para Memtestx86

Se a ferramenta de diagnóstico de memória do Windows não apresentar erros e seu computador ainda estiver travando, use memtestx86 para verificar uma análise detalhada dos erros de RAM. Memtestx86 é uma ferramenta de terceiros de uso gratuito que verifica se há falhas na RAM.

Certifique-se de ter um CD ou uma unidade USB, pois você precisará deles para testes. Além disso, o Memtestx86 leva muito tempo, então certifique-se de executar a varredura em seu tempo livre.

  1. Ir aqui e baixe o Imagem para criar unidade USB inicializável ou Imagem para criar um CD inicializável (formato ISO) em downloads do Windows
  2. Descompacte o arquivo que você acabou de baixar e siga as instruções nos arquivos leia-me
  3. Deixe o Memtestx86 rodar por algumas horas e verifique os resultados

Se você vir erros ou RAMs ruins no resultado, vá a uma loja de informática e substitua a RAM.

Método 4: verificações de disco rígido

Você pode verificar se há erros no disco rígido no prompt de comando do Windows ou em uma ferramenta de terceiros.

Dos próprios comandos do Windows

  1. Aguarde janelas tecla e pressione X (Solte a tecla do Windows) e selecione Prompt de Comando (Admin)
  2. Tipo wmic e pressione Entrar
  3. Tipo diskdrive obter status e pressione Entrar

Você deve ser capaz de ver os resultados lá. Se o resultado for OK e você ainda estiver enfrentando falhas, é hora de fazer uma análise completa dos discos rígidos com uma ferramenta de terceiros. Se o resultado for diferente de Ok, isso significa que seu disco rígido está com defeito. Leve o seu PC a uma oficina e verifique o seu disco rígido

Para DiskCheckup

DiskCheckup é uma ferramenta de terceiros para teste e monitoramento de disco rígido. Ele monitora a atividade do seu disco rígido para fornecer um tempo estimado para a falha do disco rígido. Ele também pode ser usado para testes de disco rígido rápidos ou completos.

  1. Ir aqui e clique no Baixe Agora
  2. Assim que o download for concluído, execute o Exe e instalar o software
  3. Execute o DiskCheckup da área de trabalho depois de instalado
  4. Clique no disco rígido que aparece na seção superior e você poderá ver as informações sobre o seu disco
  5. Verifica Informação do dispositivo , Informação Inteligente e Autoteste de disco para ver as informações sobre o seu disco rígido.

Se você vir algo rotulado como ruim ou com erros, seu disco rígido está com defeito e você deve verificá-lo ou substituí-lo. Idealmente, todos os status e resultados devem estar OK.

Se nenhum dos métodos mencionados acima resolver o seu problema, é provável que a causa das falhas seja uma placa-mãe ou processador com defeito. Se for esse o caso, você deve ir a uma loja de PCs mais próxima e fazer uma verificação da placa-mãe e do processador.

6 minutos lidos