A versão 1.0 do Flutter mostra que o Google leva a sério o Projeto Fuchsia

Tecnologia / A versão 1.0 do Flutter mostra que o Google leva a sério o Projeto Fuchsia 2 minutos lidos

Flutter 1.0



Na busca do Google para criar um sistema operacional universal (projeto fúcsia), eles também precisam das ferramentas para torná-lo realidade. Uma grande parte do sucesso do Android pode ser atribuída à natureza de código aberto do sistema operacional e ao excelente suporte do SDK para desenvolvedores. Sabemos que o Flutter será executado nativamente no Fuchsia, mas traz benefícios notáveis ​​agora.

Flutter 1.0 Google’s Portable UI Toolkit

O Google lançou o Flutter 1.0 hoje, marcando sua primeira versão estável para desenvolvedores. O Flutter ajuda os desenvolvedores a desenvolver aplicativos nativos para Android e iOS, sem ter que criá-los separadamente.



Existem SDKs que ajudam na migração de aplicativos de uma plataforma para outra, mas estão longe de ser uma experiência nativa, muitas vezes diminuindo o desempenho e tornando-o problemático. Como afirma o Google “ Flutter não substitui os modelos de aplicativos tradicionais da Apple e Android para a construção de aplicativos móveis; em vez disso, é um mecanismo de aplicativo que você pode incorporar em um aplicativo existente ou usar para um aplicativo totalmente novo . '



Isso é possível devido à plataforma dart, que permite a compilação para código ARM nativo de 32 e 64 bits para iOS e Android.



Ajuda a criar aplicativos bonitos e responsivos

Com as tendências atuais do setor, você não só precisa de uma aplicação suave, mas também de algo que tenha uma boa aparência. É aqui que o Flutter entra, ajudando os desenvolvedores a desenvolver aplicativos bonitos “ tendo o melhor dos dois mundos: gráficos acelerados por hardware e interface do usuário, alimentados por código ARM nativo, visando ambos os sistemas operacionais móveis populares . ” Ele é alimentado pelo motor gráfico 2D Skia acelerado por hardware, também usado no Chrome e Android.

Integração Flare

Flare é uma ferramenta que ajuda os designers a criar animações vetoriais que podem ser incorporadas diretamente em um aplicativo Flutter e podem ser manipuladas com código.

Obviamente, isso economiza tempo de desenvolvimento, ajudando os desenvolvedores a implementar ótimas animações de IU com o mínimo de esforço.



Usa além dos telefones

O Google quer atingir um público mais amplo, como afirmam em sua postagem no blog “ Mesmo assim, nossas ambições para o Flutter vão além dos dispositivos móveis para um conjunto mais amplo de plataformas. Na verdade, desde o início o Flutter foi arquitetado como um kit de ferramentas de IU portátil que é flexível o suficiente para ir a qualquer lugar onde os pixels são pintados . ” O trabalho para isso já está em andamento, e Flutter Desktop Embedding está em seus estágios iniciais.

A estrada à frente

O Flutter está configurado para fazer muitas coisas, mas ainda há muito desenvolvimento pela frente, já que há vários problemas com sua forma atual, como fica evidente em toneladas de solicitações no Github.

Dart também não é uma linguagem de codificação bem conhecida, o que parece ser uma parte importante do Flutter. Como sempre, deve haver uma grande documentação e suporte antes que a adotabilidade chegue. No entanto, o lançamento do Flutters é um passo na direção certa.