As 5 melhores ferramentas Wake-On-Lan gratuitas

Você sabe o que me surpreende? O quão subutilizada é a tecnologia WakeonLan. Você pensaria que todos aproveitariam a oportunidade de poder remotamente alimentar seus dispositivos de qualquer lugar, mas não, em vez disso, eles optam por continuar fazendo isso da maneira antiga.



Imagine isso, você é um administrador de sistema e um problema de energia desliga todos os servidores da empresa enquanto você já havia esgotado o relógio à noite. Ou talvez você esteja no trabalho, mas os servidores da empresa estão em um local remoto. Isso significa que você precisa ir ao local do servidor para ativá-los novamente? Não necessariamente. Você pode simplesmente enviar o pacote de dados WOL que aciona a inicialização do sistema remotamente.

Essa tecnologia vem avançando ao longo dos anos e hoje você nem precisa de um computador para fazer um WOL. Os diversos softwares Wake-On-Lan vêm com interfaces baseadas na web e aplicativos móveis que permitem que você execute o processo de qualquer lugar, desde que você tenha acesso à Internet.



E isso não é verdade apenas para servidores. O software Wake-On-Lan pode ser usado para ligar vários dispositivos de rede, incluindo PCs, roteadores e switches. Apenas certifique-se de que o recurso esteja ativado nas configurações do BIOS e também nas configurações da interface de rede / Ethernet.



Estas são as ferramentas que você pode usar para executar um Wake-On-Lan

1. SolarWinds Wake-On-Lan


Tente agora

O SolarWinds Wake-On-Lan é uma ferramenta de rede simples que foi projetada para apenas um propósito. Para acordar remotamente os dispositivos conectados à sua rede. Como resultado, ele tem uma das interfaces mais simples que você encontrará e com todas as opções bem identificadas, será perfeito até para o usuário básico.



Depois de configurada, essa ferramenta garante que a placa de interface de rede continue recebendo energia mesmo quando o dispositivo é desligado. Desta forma pode receber o “Pacote Mágico” que inicia a inicialização.

SolarWinds Wake-On-Lan

A única coisa que você precisa para usar o SolarWinds Wake-On-Lan é o endereço Mac do dispositivo de destino. Insira-o no campo designado e pressione o botão Wake-Up. Você também precisará inserir o endereço IP dos dispositivos para que a ferramenta possa realizar um teste de ping após o processo de despertar para confirmar que foi bem-sucedido.



Esta ferramenta pode ser usada para enviar vários pacotes “Wake UP” para um único dispositivo simultaneamente, o que é um recurso útil, especialmente em redes congestionadas, onde o dispositivo pode falhar ao receber a tentativa inicial.

O SolarWinds WOL é apenas uma pequena parte do maior e premium SolarWinds Engineers Toolset que oferece mais recursos, como detecção automática de rede, configuração e gerenciamento de log, monitoramento de endereço IP, entre outros recursos importantes.

2. Nirsoft WakeMeOnLan


Tente agora

O software Nirsoft WakeMeOnLan é uma ferramenta útil que pode ser usada para ligar remotamente um ou vários computadores em sua rede. No entanto, você precisará ter uma lista de todos os endereços MAC do host. Recomendamos fazer uma varredura na rede enquanto todos os dispositivos estão ligados e, em seguida, fazer um registro de cada dispositivo e seu endereço correspondente. A ferramenta permite que você acesse a lista de dentro dela, sem a necessidade de salvá-la como um arquivo externo.

Nirsoft WakeMeonLan

Depois de obter a lista completa de seus dispositivos de rede, tudo o que você precisa fazer é inserir o endereço MAC no campo designado e poderá ligá-lo novamente com apenas um clique.

A Nirsoft também oferece a opção de ligar um dispositivo por meio da Interface de linha de comando, especificando o nome do computador, endereço IP ou endereço Mac.

E para um dos recursos mais interessantes, essa ferramenta vem com um agendador que permite configurar um dispositivo para que seja ligado remotamente em horários específicos. Nirsoft WakeMeonLan é compatível com todas as versões do Windows a partir do Windows server 2000 até o Windows 10 mais recente.

Alguns usuários do Windows 8 e 10 relataram não conseguir realizar um Wake Up com êxito, mesmo quando todos os seus dispositivos de rede foram configurados corretamente para responder ao pacote mágico. Se você tiver esse problema, vá para as configurações de opção, procure a opção ‘Enviar o pacote Wake-on-LAN para’ e altere o endereço de transmissão de 255.255.255.255 e faça com que seja transmitido de acordo com o endereço IP.

3. Depicus WOL


Tente agora

Depicus WOL é outra ferramenta GUI WakeOnLan que tenta tornar a inicialização remota de dispositivos de rede o mais fácil possível. Além dos endereços Mac, ele inclui mais opções de configuração, como a máscara de sub-rede e o número da porta remota para ajudá-lo a personalizar ainda mais a instrução WakeUp.

Depicus WOL

Esta ferramenta possui uma série de aplicativos móveis para Android e iOS que tornam todo o processo muito mais fácil. No entanto, você terá que gastar alguns dólares para obter os aplicativos móveis e as versões OSX do software.

O Depicus WOL também vem com uma Interface de linha de comando que é ideal para terminais de servidor sem comando ou scripts automatizados. No entanto, como um iniciante, é melhor usar a GUI.

4. AquilaWOL


Tente agora

AquilaWOL tenta ser diferente das outras ferramentas e agora adiciona desligamento remoto para apimentar as coisas. O desligamento remoto para computadores de domínio Windows é um processo direto, mas se torna um pouco complicado para computadores Windows sem domínio e computadores Linux. você precisará criar scripts para concluir o desligamento.

Essa ferramenta inclui várias maneiras de enviar solicitações WOL, como endereço MAC, IP de transmissão e nome de domínio totalmente qualificado (FQDN).

AquilaWOL

Além disso, os dispositivos não precisam ser conectados via LAN para serem ligados. A Aquilatech possui um WOLAgent que suporta Wake-Up pela Internet. Semelhante ao Nirsoft, esta ferramenta inclui um scanner que ajuda você a verificar sua rede e adicionar endereços IP e Mac de hosts ao seu banco de dados.

Assim que uma instrução Wake-Up ou Shutdown for executada, a ferramenta efetua ping no endereço para confirmar que foi bem sucedida. Você também pode agendar os despertadores e desligamentos para horários específicos.

Outro recurso útil é a ferramenta de pesquisa que pode ajudá-lo a determinar se o WOL está habilitado nos hosts verificados. Os recursos adicionais incluem notificações sonoras quando os hosts mudam de estado e também notificações na bandeja do sistema e dicas em balões ao executar ativamente o software.

Caso você esteja tendo problemas para acordar seus dispositivos, o AquilaWOL possui algumas ferramentas de solução de problemas integradas que exibem e monitoram os pacotes WOL de entrada.

5. Emco WakeOnLan


Tente agora

Esta é uma ferramenta mais sofisticada do que a maioria das outras em nossa lista e você pode dizer olhando para a interface. Mas não vem de graça. Os recursos básicos de ativação remota são gratuitos, mas para recursos avançados, como configurações personalizadas de Wake-On-Lan e notificações de e-mail personalizadas, você terá que se inscrever para a versão premium.

EMCO WakeOnLan

A IU é um pouco mais complexa e exigirá algum tempo para se acostumar. Esta ferramenta detecta automaticamente os hosts em sua rede, o que economiza muitos esforços de configuração. Ele é projetado para funcionar em grandes redes com estruturas complexas e pode enviar pacotes WOL para vários PCs simultaneamente. Você pode selecionar até 5 dispositivos que serão ligados ao mesmo tempo, o que reduz significativamente o tempo necessário para despertar os dispositivos em uma rede.

Existem várias maneiras de enviar a instrução WOL, desde transmiti-la para um endereço específico de PCs localizados na mesma sub-rede ou em sub-redes diferentes. Você também pode endereçá-lo a uma porta UDP remota personalizada.

Além disso, a ferramenta EMCO WakeOnLan tem um agendador que permite automatizar as tarefas WOL. No entanto, você terá que mantê-lo aberto o tempo todo para poder executar o WOL no horário programado. Assim que a operação WOL for concluída, o software efetua ping nos dispositivos remotos para garantir que foi bem-sucedido.