Correção: Erro de verificação personalizada do Windows Defender 0x80070015

A Microsoft trabalhou arduamente no Windows Defender para transformar o aplicativo de segurança de computador que a maioria dos usuários trocava por alternativas de terceiros em versões mais antigas do Windows na principal linha de defesa contra vírus, malware e outras ameaças externas para todos os computadores com Windows 10. No entanto, parece que a Microsoft não trabalhou no Windows Defender com força suficiente, já que o programa de segurança padrão do Windows 10 tem um número significativo de falhas e é suscetível a uma ampla variedade de problemas diferentes. Um problema amplamente não documentado ao qual os usuários do Windows Defender são suscetíveis no Windows 10 é aquele em que os usuários afetados recebem uma mensagem de erro contendo o código de erro 0x80070015 quando tentam executar uma Verificação Personalizada de seu computador por meio do Windows Defender.

Os usuários afetados por esse problema também relataram que o Windows Defender travou espontaneamente assim que uma verificação off-line iniciada por eles terminou. O Windows Defender é a única defesa integrada do Windows 10 contra todos os tipos de ameaças externas e invasores, e é exatamente por isso que não poder usar o Windows Defender para fazer a varredura em seu computador é um problema bastante significativo (mas felizmente solucionável). A seguir estão as soluções mais eficazes que você pode usar para tentar resolver esse problema:

Solução 1: desative ou desinstale todo e qualquer programa de segurança de terceiros

Aplicativos antivírus, antimalware e firewall de terceiros podem frequentemente interferir em seus equivalentes integrados em um computador - neste caso, é o Windows Defender. Se um programa de segurança de terceiros está fazendo com que você veja o código de erro 0x80070015 toda vez que você tentar executar uma Verificação Personalizada em seu computador usando o Windows Defender, simplesmente desative (ou melhor ainda, desinstale) todos os programas de segurança de terceiros que você tiver no seu computador. Quando terminar, tente executar uma Análise Personalizada através do Windows Defender e veja se o problema foi resolvido ou não. Se você gostaria de desinstalar um programa de segurança de terceiros instalado em seu computador, mas não sabe como fazer isso, use este guia .

Solução 2: atualize as definições do Windows Defender

Honestamente, é muito alarmante o número de instâncias desse problema que podem ser corrigidas simplesmente atualizando as definições do Windows Defender para a versão mais recente. Uma atualização de definições pendente pode, em muitos casos, fazer com que você veja uma mensagem de erro contendo o código de erro 0x80070015 sempre que tentar executar uma verificação personalizada no Windows Defender. Para atualizar manualmente as definições do Windows Defender em um computador Windows 10, você precisa:

1. Clique Começar -> tipo Defender -> e escolha Defender (aplicativo de desktop) .
  2. Lançamento Windows Defender.
  3. Navegue até o Atualizar
  4. Clique em Definições de atualização .
  5. Aguarde o Windows Defender pesquisar atualizações de definições. Quando e se o Windows Defender encontrar atualizações de definições que ainda não foram instaladas, ele começará a baixá-las e instalá-las.

Assim que tiver as definições mais recentes para o Windows Defender, tente executar uma Verificação Personalizada usando o programa e veja se o problema persiste ou não.

Solução 3: Exclua quaisquer unidades vazias e / ou inexistentes da verificação personalizada

Os usuários afetados por este problema relataram uma descoberta bastante peculiar - quando tentam executar uma verificação personalizada, eles veem unidades vazias e / ou inexistentes na lista de unidades a serem incluídas na verificação e se essas unidades são verificadas (e portanto, incluídos na verificação), eles veem uma mensagem de erro contendo o código de erro 0x80070015 e / ou o Windows Defender falha durante ou após a verificação. O consenso é que se trata de um bug, e estranho.

Ter unidades vazias e / ou inexistentes incluídas na verificação personalizada que você está tentando executar no Windows Defender pode fazer com que você veja uma mensagem de erro contendo o código de erro 0x80070015. Sendo esse o caso, se você vir qualquer unidade vazia e / ou inexistente ao tentar configurar uma Análise Personalizada, certifique-se de desmarcá-la e excluí-la da análise, e o Windows Defender deve ser capaz de realizar a análise com êxito uma vez foi iniciado.