Qual é a diferença entre um roteador e um modem?

Um roteador e um modem são dispositivos muito comuns para a Internet. Hoje em dia, todo usuário de internet e cabo terá seu modem e roteadores para sua casa e empresa. Muitos usuários ficam confusos sobre a diferença entre os dois. Ambos funcionam de forma diferente e não são os mesmos que muitos pensam. Neste artigo, discutiremos o trabalho e a diferença entre o modem e o roteador.

Diferença entre modem e roteador

O que é um modem?

PARA modem é necessário para conectar a Internet à sua casa e empresa. O modem estabelecerá e manterá uma conexão dedicada entre o usuário e o provedor de serviços de Internet. Ele converte os dois tipos diferentes de sinais usados ​​entre o computador e a Internet. O computador entende apenas sinais digitais, enquanto a internet vem em sinais analógicos. Portanto, o trabalho do modem é demodular os sinais analógicos de entrada em sinais digitais para que o computador possa entender. Um modem também modula o sinal digital de saída em sinais analógicos. A palavra 'modem' também vem do modulador e demodulador.

Funcionando de um modem

O que é um roteador?

Um roteador é usado para passar ou encaminhar sua conexão com a Internet para todos os outros dispositivos conectados a ele. Ao usar um roteador, você pode usar vários dispositivos para acessar a Internet. Os dispositivos podem se conectar com ou sem fio ao roteador. Os dispositivos também podem se comunicar uns com os outros usando o roteador. Os roteadores vêm em tamanhos diferentes para residências ou pequenos escritórios e grandes empresas, mas todos funcionam da mesma forma. Um roteador atribui local Endereços IP a todos os dispositivos conectados e usa esses endereços IP para enviar e receber pacotes .

Funcionamento de um roteador

Diferença entre um roteador e um modem

Agora que todos vocês sabem a diferença básica entre os dois, podemos discutir as diferenças que são mais detalhadas. O modem está na Camada de Link de Dados (Camada 2) e o Roteador vem na Camada de Rede (Camada 3) do Modelo OSI. Ambos transmitem os dados na forma de pacotes. O modem pode ser conectado a um único PC usando uma porta Ethernet, enquanto o roteador pode ser conectado a vários PCs e dispositivos por meio Ethernet ou Wi-fi . O modem traz a Internet para sua casa e o roteador traz a Internet para seus dispositivos. O roteador atribuirá endereços IP locais aos dispositivos e o modem terá um endereço IP público. O modem usa a rede WAN e o Roteador cria a rede LAN.

No entanto, hoje em dia a maioria dos dispositivos vem como uma combinação de modem / roteador. Ele funciona como um modem e um roteador ao mesmo tempo. Ele pode ter vários slots Ethernet e um WiFi integrado.

Combinação Modem / Roteador.

Tag redes 2 minutos lidos