O processador Qualcomm 215 traz vários recursos de última geração para smartphones e smartphones básicos

Hardware / O processador Qualcomm 215 traz vários recursos de última geração para smartphones e smartphones básicos 4 minutos lidos

Qualcomm Snapdragon



O orçamento ou segmento de smartphones básicos está prestes a obter um grande impulso na lista de recursos. O recém-anunciado Qualcomm 215 é um interessante System on a Chip (SoC) que oferece recursos que incluem câmeras duplas, suporte para Dual SIM com Dual VoLTE e muito mais para smartphones básicos. Aliás, o processador pertence ao Processadores da série 200x ultrabaixo da Qualcomm , e não pode usar o apelido de Snapdragon. De acordo com as afirmações da empresa, o Qualcomm 215 SoC oferece um salto de 50 por cento no desempenho do que seu antecessor imediato.

O processador Qualcomm 215 é a última entrada nos processadores da série 200x da empresa. Desnecessário mencionar que a série 200x é de longe o processador básico mais baixo e básico que a Qualcomm fabrica para smartphones. Esses SoC são projetados com eficiência e acessibilidade como as duas principais preocupações. Em outras palavras, a série 200x de CPUs para smartphones da Qualcomm são processadores básicos destinados a facilitar a transição de um cliente em potencial de um telefone convencional para um smartphone sem sobrecarregar significativamente o orçamento. Esses processadores frugais nunca vencerão nenhuma competição de processamento. No entanto, essas CPUs certamente oferecem o melhor em sua classe de eficiência energética. Curiosamente, com o mais recente SoC da Qualcomm 215, a empresa está tentando se manter à frente no mercado de rápido crescimento de smartphones básicos.



O novo Qualcomm 215 SoC, que não usa a conhecida marca Snapdragon, visa especificamente smartphones acessíveis que variam de preço de US $ 75 a US $ 120. O CPU 215 preenche uma lacuna bastante grande. Os designers de produtos têm usado o Qualcomm Snapdragon 429 ou Snapdragon 430 dentro dos smartphones do orçamento, mas o 215 permitirá que os fabricantes reduzam ainda mais o preço de seus dispositivos sem afetar a lista de recursos. Pelo contrário, o novo processador Qualcomm 215 traz vários recursos da gama de smartphones de nível médio até o segmento de ultra-acessível e econômico.



Especificações e recursos do Qualcomm 215:

O Qualcomm 215 melhora significativamente em relação aos processadores anteriores da série 200x. A propósito, a última vez que a Qualcomm introduziu esse SoC de orçamento foi em 2015. Portanto, uma atualização no segmento estava muito atrasada. O novo 215 não deve ser comparado com CPUs Snapdragon 400X Series. Enquanto os Snapdragon 430 e 429 são freqüentemente encontrados em smartphones que custam entre $ 130 e $ 150, o novo SoC 215 será apresentado principalmente em dispositivos que custam entre $ 75 e $ 120. Em outras palavras, o novo processador pode ser considerado o processador mais básico que permite que um dispositivo seja classificado como smartphone.



Apesar da intenção primária por trás do Qualcomm 215 ser acessível, ele ainda é um processador básico decente que permite a inclusão de recursos que nunca foram considerados possíveis em smartphones básicos ou ultra-acessíveis. A Qualcomm conseguiu fabricar o novo 215 Soc porque eles contaram com o processo de fabricação de largura de estrutura de 28 nm. Desnecessário acrescentar que o processo de fabricação de 28 nm é considerado bastante obsoleto. Embora os processos de fabricação de 14nm e até mesmo de 10nm já sejam comuns, os fabricantes de SoC já estão mudando ativamente para o novo processo de fabricação de 7nm.

O Qualcomm 215, no entanto, não é fabricado para oferecer processamento de alta potência ou recursos de jogos. Em vez disso, o processador parece projetado para aumentar a lista de recursos de smartphones acessíveis, mantendo os custos significativamente baixos. O processador 215 vem com quatro núcleos ARM Cortex-A53 que operam a uma velocidade de clock máxima de 1,3 GHz. O aparentemente fraco CPU é combinado com a conhecida unidade gráfica Adreno 308. A propósito, o Qualcomm 215 é um CPU de 64 bits e, no que diz respeito ao desempenho, ele deve oferecer até 50 por cento melhor desempenho do que os chips 200x anteriores. Essencialmente, o 215 é o primeiro chip da linha de baixo custo a ser totalmente compatível com 64 bits. Além disso, o Qualcomm 215 oferece desempenho em jogos até 28% maior em comparação ao Snapdragon 212. Isso permite gráficos suaves para jogos casuais.

O Qualcomm 215 oferece suporte a dois ISPs (processadores de sinais de imagem), um dos primeiros na série 200x. Em palavras simples, isso significa que o SoC 215 pode suportar a configuração de duas câmeras. Isso traz recursos importantes como zoom óptico e detecção de profundidade. O SoC 215 pode executar com segurança uma única câmera com resolução máxima de 13 MP HD + ou duas câmeras com resolução de 8 MP em câmera de configuração dupla. As câmeras também podem capturar vídeo em full HD, resolução de 1080p. Os smartphones com o Qualcomm 215 podem ter telas com resolução de 1560 x 720 ou HD + e uma proporção de 19,9: 9.

A Qualcomm 215 também se destaca no departamento de conectividade. O SoC integra modem Qualcomm Snapdragon X5 que suporta LTE Cat 4 com Carrier Aggregation para taxas de dados mais rápidas e velocidades de download de até 150 Mbps. O processador suporta chamadas de voz EVS, o que significa simplesmente que os dispositivos oferecerão “Chamadas de voz Ultra HD”. O SoC suporta Dual SIM e Dual Voice-over-LTE (VoLTE).

Estes são considerados recursos convencionais na maioria dos smartphones de baixo custo e intermediários. Mas agora os dispositivos acessíveis e básicos também os embalarão. Surpreendentemente, o Qualcomm 215 SoC também vem com dual-band Wi-Fi 802.11ac com velocidades de download de 433 Mbps e suporte para pagamento NFC no Android. Se isso não for suficiente, a Qualcomm também introduziu sua própria tecnologia de carregamento rápido, chamada tecnologia Qualcomm Quick Charge, na CPU básica, que pode carregar uma bateria de 10 watts.

Qualcomm está tentando dominar o segmento de smartphones ultra-acessíveis?

A Qualcomm acelerou significativamente o design, o desenvolvimento e a implantação do novo SoC 215. Espera-se que os primeiros dispositivos com o novo Qualcomm 215 sejam lançados no segundo semestre de 2019. Em outras palavras, smartphones com preços altamente acessíveis que embalam o Qualcomm 215 já estão em fabricação ativa.

O Qualcomm 215 é sem dúvida um chip decente o suficiente para telefones Android de baixo custo. Existe um mercado enorme e crescente de smartphones ultra-acessíveis. A propósito, esse mercado é atualmente dominado pela fabricante chinesa de SoC, Mediatek. A Qualcomm pode esperar que sua marca e a forte associação que ela tem com a fabricação de CPUs confiáveis ​​para smartphones ajudem a conquistar participação de mercado.

É bastante evidente que os fabricantes de smartphones acessíveis ou básicos podem não optar por infundir todos os recursos que o Qualcomm 215 suporta. Ainda assim, o novo SoC é um sinal claro de que telas HD + respeitáveis ​​e uma configuração de câmera dupla com captura de vídeo 1080p podem se tornar populares em breve. Além disso, com suporte para os padrões de comunicação mais recentes, as empresas de telecomunicações podem implantar com segurança serviços de alta velocidade em regiões em desenvolvimento, subdesenvolvidas ou mesmo remotas.

Tag andróide Qualcomm