Como corrigir o erro crítico do Windows 0x00000019?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Vários usuários do Windows 10 têm nos contactado com perguntas depois que suas ações são comumente interrompidas por falhas críticas de BSOD (Tela Azul da Morte) apontando para o 0x00000019 Erro de código. A maioria dos usuários afetados está relatando que, em seu caso, o problema parece ocorrer aleatoriamente (sem gatilho aparente). Embora este tipo de erro seja muito mais comum em versões mais antigas do Windows (Windows 7, Windows e 8.1, conseguimos identificar algumas ocorrências dele no Windows 10.



Reparando o 0x00000019 BSOD



O que está causando o BSOD 0x00000019?

Investigamos esse problema específico examinando vários relatórios de usuários e testando várias estratégias de reparo diferentes recomendadas por outros usuários afetados que já conseguiram evitar que o erro crítico ocorresse novamente. Mas, ao que parece, vários cenários diferentes podem gerar esse tipo de erro. Aqui está uma lista de possíveis culpados:



  • Interferência AV de terceiros - Se você estiver usando um pacote de antivírus de terceiros, é provável que o programa esteja interferindo em um componente crítico do sistema, o que acaba facilitando a aparição da falha crítica do sistema. Vários usuários que se encontraram em uma situação semelhante (mais comumente com o AVAST), relataram que o problema foi finalmente resolvido depois que eles desativaram ou desinstalaram completamente o pacote AV de terceiros.
  • Diferentes interferências de terceiros - Acontece que também é possível que um programa de terceiros diferente seja responsável por esta situação. Se esse cenário for aplicável, você deve conseguir resolver o problema usando o utilitário Restauração do sistema para restaurar o computador a um estado em que essa interferência não estava ocorrendo.
  • Corrupção de arquivo do sistema - De acordo com vários relatórios de usuários, a corrupção de arquivos do sistema também pode ser responsável pelo 0x00000019 erro. Nesse caso específico, a maneira mais eficiente de resolver o problema é executar alguns utilitários capazes de resolver arquivos corrompidos do sistema operacional, como DISM ou SFC.
  • Setores de disco defeituosos - Também é possível que alguns setores defeituosos em seu HDD estejam causando este problema. O HDD tradicional está predisposto a desencadear este tipo de comportamento (especialmente se tiver mais de 3-4 anos). Nesse caso, sua melhor chance de corrigir o problema é executar o utilitário CHKDSK (capaz de substituir setores defeituosos por íntegros).
  • Corrupção do SO subjacente - Em circunstâncias mais especiais, você pode encontrar esse problema devido a algum tipo de corrupção do sistema operacional que não pode ser resolvido convencionalmente. Em situações como esta, sua melhor chance de resolver o problema é executar um procedimento que redefinirá todos os componentes do sistema operacional (DISM ou SFC).

Método 1: desabilitando ou desinstalando o utilitário de terceiros

Embora isso possa parecer um culpado improvável, um conjunto de antivírus superprotetor pode estar de alguma forma facilitando a aparição de conflito AC entre o conjunto de segurança de terceiros e um processo do kernel que é usado para manter a estabilidade do sistema operacional. Conseguimos identificar vários relatórios de usuários culpando o antivírus AVG pelo aparecimento desse problema.

Se este cenário for aplicável e você estiver de alguma forma usando um pacote de segurança de terceiros que suspeita ser responsável pelo 0x00000019 travar, você deve ser capaz de resolver o problema desativando a proteção em tempo real ou desinstalando o pacote por completo.

Primeiro, você deve começar desabilitando a proteção em tempo real. Lembre-se de que este procedimento será diferente dependendo de qual pacote AV de terceiros você está usando. Mas na maioria dos casos, você deve conseguir fazer isso diretamente do menu dedicado da barra de tarefas.



Desativando o recurso de proteção em tempo real do Avast

Depois de conseguir desabilitar a proteção em tempo real, comece a usar o computador normalmente e veja se o mesmo problema ainda está ocorrendo. Se for esse o caso, você deve tentar desinstalar o programa de segurança por completo e remover todos os arquivos remanescentes do seu sistema para ter certeza de que o pacote de segurança externo não está criando os BSODs.

Se você decidir ir para uma desinstalação AV completa, siga este artigo ( aqui ) para obter instruções passo a passo sobre como desinstalar o pacote de terceiros e garantir que você não esteja deixando para trás nenhum arquivo remanescente que ainda possa causar esse comportamento.

Caso você desinstale seu pacote atual de terceiros e descubra que o problema não está mais ocorrendo, o Windows Defender entrará em ação automaticamente e assumirá o lugar de programa de segurança ativo. Se você não estiver satisfeito com isso, você pode escolher um pacote de segurança de terceiros diferente e menos invasivo.

Por outro lado, se este cenário não era aplicável ou se você seguir as instruções acima sem sucesso, vá para a próxima correção potencial.

Método 2: usando o utilitário de restauração do sistema

Se você apenas começou a ver o 0x00000019 código de erro recentemente, uma mudança recente no computador pode ter facilitado o aparecimento deste problema. Como existem várias causas potenciais que podem acabar desencadeando esse comportamento, a melhor forma de reverter a mudança que acabou causando o 0x00000019 erro é usar o utilitário Restauração do sistema para restaurar o estado do computador a um ponto em que o problema não estava ocorrendo.

Se você não sabia, o utilitário de restauração do sistema foi projetado para utilizar instantâneos que retornarão a instalação do seu sistema operacional a um ponto anterior no tempo. Se você escolher os pontos de restauração corretos, poderá usar essa ferramenta para retornar sua máquina a um estado em que o problema não estava ocorrendo.

Basta ter em mente que, por padrão, todas as versões recentes do Windows são configuradas para criar novos instantâneos regularmente sempre que houver um evento importante (como instalação de aplicativo, atualização importante ou verificação de segurança). Se você não alterou o comportamento padrão de criação de instantâneos, é provável que você tenha muitos novos instantâneos para escolher.

IMPORTANTE: Antes de começar a seguir as instruções abaixo para restaurar sua máquina a um ponto anterior no tempo, lembre-se de que todas as alterações feitas desde que o instantâneo de restauração foi criado serão perdidas. Isso significa que todos os aplicativos, preferências do usuário e qualquer outra coisa que foi aplicada durante esse período de tempo serão perdidos.

Se você decidir prosseguir com o procedimento de restauração do sistema, aqui está um guia passo a passo de tudo isso:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Assim que estiver dentro da caixa de texto, digite ‘Rstrui’ e pressione Entrar para abrir o Assistente de restauração do sistema .

    Abrindo o assistente de Restauração do Sistema via caixa Executar

  2. Assim que estiver dentro do assistente de Restauração do Sistema, clique em Próximo no prompt inicial para avançar para o próximo menu.

    Ultrapassando a tela inicial da Restauração do Sistema

  3. Assim que chegar ao próximo menu, vá em frente e selecione um ponto de restauração que seja anterior ao período em que você começou a encontrar o 0x00000019 erro. Com o ponto de restauração selecionado, clique em Próximo para avançar o método final.

    Restaurando seu sistema para um ponto anterior no tempo

  4. Assim que você chegar até aqui, o utilitário estará pronto para funcionar. Tudo o que falta fazer agora é clicar em Terminar e depois sim no prompt de confirmação para iniciar o processo de restauração.

    Iniciando o processo de restauração do sistema

  5. Assim que você fizer isso, o computador será reiniciado e o novo estado será aplicado na próxima inicialização do sistema. Depois que todo o processo for concluído, comece a usar seu computador normalmente para ver se o 0x00000019 o código de erro foi resolvido.
    Nota: Se uma determinada ação estava acionando o erro, repita para ver se você obtém o mesmo travamento do BSOD.

Se a mesma falha crítica do sistema ainda estiver ocorrendo com o mesmo código de erro ( 0x00000019), vá para o próximo método abaixo.

Método 3: executar varreduras DISM e SFC

Como foi comprovado por dezenas de confirmações de usuários, esse problema também pode ocorrer devido a algum tipo de corrupção de arquivo do sistema. Um processo crítico pode ser contaminado por corrupção de arquivo do sistema. Nesse caso, você deve ser capaz de resolver a maioria das instâncias convencionais de corrupção de arquivo do sistema executando alguns utilitários capazes de corrigir erros lógicos e instâncias de corrupção de arquivo do sistema: SFC (verificador de arquivos do sistema) e DISM (Manutenção e gerenciamento de imagens de implantação).

Embora os dois utilitários sejam úteis para situações em que há corrupção de arquivo do sistema, os dois têm abordagens diferentes quando se trata de corrigir a corrupção do arquivo do sistema. Por exemplo, o SFC é muito mais eficiente ao lidar com erros lógicos, enquanto o DISM é melhor para corrigir os componentes do sistema operacional.

Sua abordagem para corrigir arquivos do sistema também é diferente: o DISM requer uma conexão com a Internet, pois depende do componente WU para baixar cópias íntegras para substituir arquivos corrompidos, enquanto o SFC é totalmente local e usa uma cópia em cache local para substituir instâncias corrompidas.

Mas, uma vez que ambos os utilitários têm seus pacotes fortes, encorajamos você a executar ambos se estiver enfrentando o 0x00000019 e você suspeita que a corrupção do arquivo do sistema pode ser a responsável.

Aqui está um guia rápido com o que você precisa fazer:

  1. Abra um Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R . Em seguida, digite ‘Cmd’ e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um Prompt de Comando com acesso de administrador. Assim que você ver o UAC (controle de conta de usuário) prompt, clique em sim para conceder acesso de administrador.

    Executando Prompt de Comando

  2. Depois de conseguir entrar na janela CMD, digite o seguinte comando em ordem e pressione Enter após cada um para iniciar uma varredura DISM:
    Dism.exe / online / cleanup-image / scanhealth Dism.exe / online / cleanup-image / restorehealth

    Observação: lembre-se de que o DISM está usando ativamente o Windows Update para baixar cópias saudáveis. Por isso, você precisa garantir uma conexão estável com a Internet antes de iniciar este procedimento. O primeiro comando fará a varredura em seu sistema em busca de inconsistências, enquanto o segundo as reparará.

  3. Depois que a verificação do DISM for concluída, reinicie o computador e aguarde a próxima inicialização ser concluída.
  4. Assim que a próxima inicialização for concluída, siga a etapa 1 novamente para abrir outra janela elevada do CMD. Mas desta vez, digite o seguinte comando e pressione Entrar para iniciar uma varredura SFC:
    sfc / scannow

    Nota : Depois de iniciar esta verificação, interromper este processo não é recomendado. Se você fizer isso, corre o risco de deixar seu sistema exposto a outros erros lógicos que podem produzir outros problemas no futuro.

  5. Reinicie o computador mais uma vez e veja se o problema é resolvido na próxima inicialização do sistema.

Se o mesmo 0x00000019 o erro ainda está ocorrendo mesmo depois de você seguir as instruções acima, vá para o próximo método abaixo.

Método 4: realizando uma verificação CHKDSK

Acontece que esse problema específico também pode ocorrer devido a alguns setores defeituosos em seu HDD que podem estar provocando instabilidade geral do sistema. Se os dados do setor inválidos acabarem afetando um serviço crítico, é provável que seu sistema acione um erro de parada que forçará a máquina a reiniciar.

Vários usuários afetados que também estavam lutando com esse problema confirmaram que a execução de uma verificação CHKDSK acabou resolvendo o problema para eles completamente. A maioria dos usuários que buscaram essa correção relataram que o BSOD com o 0x00000019 o erro parou de ocorrer após a conclusão do procedimento.

Aqui está um guia rápido sobre como executar uma verificação CHKDSK:

  1. Abra uma caixa de diálogo Executar pressionando Tecla Windows + R . Em seguida, digite 'cmd' dentro da caixa de texto e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um Prompt de Comando elevado. Quando você vê o UAC (controle de conta de usuário) prompt, clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Executando Prompt de Comando

  2. Quando estiver dentro do Prompt de comando elevado, digite o seguinte comando e pressione E n ter para iniciar uma varredura offline:
    chkdsk / f
  3. Depois de iniciar a verificação do CHKDSK, aguarde a conclusão do processo, reinicie o computador e veja se o problema foi resolvido na próxima inicialização do sistema.

Se você ainda está encontrando o mesmo 0x00000019 erro mesmo depois de executar uma verificação CHKDSK, vá para o próximo método abaixo.

Método 5: Executar uma instalação de reparo

Caso nenhuma das instruções acima tenha permitido que você resolvesse o problema, há uma grande chance de que você esteja lidando com algum tipo de corrupção de arquivo do sistema que não pode ser resolvido de maneira convencional. Em situações como esta, a única solução viável é executar uma série de instruções que redefinirão todos os componentes do sistema operacional.

Quando se trata de fazer isso, você tem duas maneiras de seguir em frente - Você executa uma instalação de reparo ou uma instalação limpa.

PARA instalação limpa é um procedimento menos tedioso que requer apenas alguns cliques e nenhuma mídia de instalação, mas a principal desvantagem é que provavelmente fará você perder a maioria dos seus dados (aplicativos, jogos, preferências do usuário, etc.) se você não os apoiar com antecedência.

Um método mais eficiente seria realizar um reparar instalar . Isso exigirá uma mídia de instalação e é um pouco mais tedioso, mas permitirá que você mantenha todos os seus componentes, incluindo aplicativos, jogos, preferências do usuário e mídia pessoal. A operação descansará apenas os componentes do sistema operacional.

7 minutos lidos